Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Dimensionamento, subdimensionamento e superdimensionamento da carga térmica

Muitas pessoas ainda acreditam que o ar-condicionado é o vilão das contas de luz, mas não é bem assim. O conforto nem sempre custa caro. Por isso vamos falar sobre...
Instalador de ar-condicionado, vestido de camiseta branca e calça jeans, mexendo em uma evaporadora instalada em uma parede branca

Muitas pessoas ainda acreditam que o ar-condicionado é o vilão das contas de luz, mas não é bem assim. O conforto nem sempre custa caro. Por isso vamos falar sobre o fator que acaba sendo um dos principais erros dos consumidores na hora de adquirir um aparelho para climatizar o ambiente, o dimensionamento da carga térmica.

Para começar, e é aqui que pode estar o grande problema do consumo excessivo, vamos entender que o dimensionamento é um cálculo que, quando feito corretamente, garante que o seu ar-condicionado não consuma nem mais e nem menos do que o previsto em seu manual de instruções. 

Portanto, entenda que, dimensionar corretamente o ambiente para adquirir um aparelho é essencial para garantir a eficiência do produto e, em hipótese alguma, o aparelho pode estar subdimensionado ou superdimensionado. Mas calma, não se preocupe, se você não sabe o que esses termos significam, nós vamos te explicar a seguir.

O que é dimensionamento da carga térmica do ar-condicionado?

O dimensionamento da carga térmica nada mais é do que o cálculo da energia (ou quantidade de BTU/h) exata que um aparelho deve fornecer para alcançar a temperatura ideal de conforto em um ambiente. Não seguir esse dimensionamento fará com que o ar-condicionado acabe consumindo muito mais energia para refrigerar o espaço, o que o tornará falho tanto em eficiência como também em consumo energético.

Possuímos em nosso site uma calculadora de BTUs exclusiva para nossos parceiros e consumidores e, além disso, temos alguns conteúdos que deixam esse tema muito mais simples de ser compreendido como dicas para o dimensionamento da potência do ar-condicionado, como saber a potência ideal de BTUs para meu espaço, por que seu ar-condicionado não gela e muito mais.

O que é subdimensionamento da carga térmica do ar-condicionado?

Como falamos acima, o cálculo incorreto de BTUs necessários para refrigerar um ambiente é um problema sério na hora de comprar uma máquina para seu espaço e, com isso, o consumidor acaba adquirindo um modelo que difere do necessário para sua necessidade. 

O subdimensionamento é um desses erros pois trata-se de um fator que indica que a capacidade calculada de refrigeração do ar-condicionado está abaixo do necessário para refrigerar o ambiente em que está instalado.  

Esse tipo de indicador significa que o aparelho irá operar com sua capacidade máxima durante praticamente todo o período em que estiver ligado. 

Esse esforço fará com que a máquina se desgaste excessivamente, e consuma muito mais energia do que o que foi projetada. Além disso, esse aparelho dificilmente irá atingir a temperatura desejada pelo consumidor e, se a intenção era economia e eficiência, infelizmente esse cliente apenas obterá exatamente o contrário do que buscava.

O que é superdimensionamento da carga térmica do ar-condicionado?

O superdimensionamento, por sua vez, é exatamente o contrário do subdimensionamento. Quando a potência do ar-condicionado instalado é superior ao que o espaço necessita, temos a incidência deste indicador.

A questão aqui é que muitos consumidores acreditam que adquirir um aparelho que possui uma potência maior do que a necessário para refrigerar o ambiente tornará o ar mais eficiente, e não é bem assim. Cada equipamento de ar-condicionado é fabricado para trabalhar em uma potência para refrigerar um espaço específico, e quando essa regra não é seguida, os problemas surgem tanto pelo sub quanto pelo superdimensionamento. 

Por sua vez, quanto superdimensionado, o aparelho de ar-condicionado pode apresentar problemas durante a sua vida útil, é o mesmo que querer andar de carro em 5ª marcha a 10km por hora. O raciocínio é esse, você tem um aparelho que tem a capacidade de refrigerar um espaço maior e consome mais energia, trabalhando para climatizar um ambiente que poderia ser atendido por um que consome menos e, certamente, é a opção correta.

Menor potência nem sempre significa menor consumo

Atenção, alguns consumidores associam essas duas informações, mas isso é um erro abominável. Compreenda que o ar-condicionado com potência menor foi feito para refrigerar espaços menores, de acordo com o cálculo que mencionamos anteriormente e, se o dimensionamento não for o indicado para o espaço, não é isso que vai diminuir o consumo de energia.

Porém, é fato que, um ar-condicionado de 12000 BTUs consome menos energia do que um modelo de 36000 btus e adquirir um aparelho de potência menor para um ambiente que necessita de uma grande vai acabar fazendo com que ele  gaste muito mais energia do que o previsto. 

O mesmo podemos dizer do contrário, ao adquirir um ar-condicionado mais potente do que o seu ambiente necessita, o seu ambiente pode até ficar climatizado mais rápido, mas você estará desperdiçando o seu dinheiro, desde a compra até o valor da conta de luz no fim do mês.

O Consumo de energia deve ser calculado com base em outros fatores diferentes do cálculo de potência e, se você tem dúvidas sobre isso, temos um conteúdo perfeito pra te ajudar. Clique aqui e saiba como calcular o consumo de energia do seu ar-condicionado.

Por fim, concluímos que o dimensionamento correto do ar-condicionado para o espaço, seja empresa, comércio ou residência, fará com que o aparelho trabalhe melhor e mais rápido, gastando bem menos e, ainda, durando bem mais. 

Seja um profissional de sucesso, use isso a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Por último, fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. 

Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:

Dimensionamento, subdimensionamento e superdimensionamento da carga térmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down