Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Como realizar a instalação de um ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter é um aparelho extremamente eficiente e econômico: sua tecnologia é capaz de  garantir máximo conforto térmico, operação silenciosa e, principalmente, redução de gastos na sua conta de...
Imagem de técnico com dúvida sobre algo

O ar-condicionado inverter é um aparelho extremamente eficiente e econômico: sua tecnologia é capaz de  garantir máximo conforto térmico, operação silenciosa e, principalmente, redução de gastos na sua conta de luz.

A instalação do ar-condicionado inverter precisa ser feita por um técnico qualificado. Um profissional com os conhecimentos e ferramentas necessários é quem vai garantir um bom funcionamento do equipamento, a preservação da qualidade da máquina e, sobretudo, a garantia do produto.

Há, contudo, algumas coisas que você pode fazer para a instalação do ar condicionado inverter - como verificação do local de acomodação das unidades interna e externa, fonte de energia e estrutura do ambiente. Por isso, listamos quais são esses requisitos para te ajudar nessa etapa.

Neste post, também vamos falar sobre como realizar a instalação de um ar condicionado inverter, para que você fique ciente do trabalho que o técnico vai realizar na sua residência ou na sua empresa.

O ar condicionado inverter: por que ele é diferente e tão eficiente?

A tecnologia inverter faz com que o modo de funcionamento do compressor seja diferente dos aparelhos convencionais: ele trabalha em rotação constante, durante todo o tempo em que o ar-condicionado está ligado. Assim, de acordo com a demanda de alteração de temperatura escolhida no controle remoto, o compressor aumenta ou diminui sua velocidade de rotação, para dar conta de atingir o conforto térmico necessário - mas nunca para.

Essa constância faz com que a temperatura seja estável no ambiente e, ainda, evita picos de consumo de energia com as partidas do compressor.

Mas, que partidas são essas?

Nos equipamentos tradicionais, o compressor liga e desliga durante o funcionamento do aparelho. Quando o ar-condicionado alcança determinada temperatura, esse compressor para de girar. Quando o sensor detecta necessidade de trabalho do ar-condicionado para manutenção do conforto, o compressor é ligado novamente e volta a girar. São essas partidas que causam os picos de energia, e que, como você sabe, não acontecem no ar condicionado inverter.

Preparo para a instalação do ar condicionado inverter

Agora que você já sabe o que é um ar condicionado inverter e por que ele é tão eficiente, vamos entender o que é preciso preparar no local para sua instalação.

1 - Escolha do local

O ar condicionado split tem, pelo menos, duas partes - uma unidade externa, a condensadora, e a interna, a evaporadora. Em primeiro lugar, a tubulação do equipamento não deve interferir nos tubos de água de esgoto do local, e nem mesmo da rede elétrica.

Em segundo lugar, é preciso evitar a instalação do ar condicionado inverter em paredes que recebem incidência direta de sol. Esse calor pode sobrecarregar o equipamento e, ainda, atrapalhar sua entrega de conforto.

Em terceiro, escolha um local de fácil acesso para a evaporadora, parte que precisa de manutenção quinzenal ou mensal, feita por você mesmo, e semestral, feita por um técnico.

Para a condensadora, é preciso que esta seja uma localização arejada, protegida de chuva e dos raios de sol. Ela também precisa ficar em local aberto, para que consiga realizar a troca de calor com o ambiente.

Por fim, em quarto lugar, a evaporadora do aparelho deve estar entre 1,50m e 1,80m do chão. Do teto, a distância deve ser de 15 a 10 centímetros. A distância entre as unidades interna e externa também precisa ser considerada, e depende de cada aparelho - verifique no Manual do Fabricante.

2 - Pré-instalação do ar condicionado

O dimensionamento da potência do aparelho é chamado de pré-instalação do ar condicionado. É nessa etapa que se define a capacidade do equipamento de acordo com o tamanho do ambiente e suas particularidades, como janelas, incidência de sol, circulação de pessoas e presença de outros eletrônicos.

Para garantir a escolha certa do ar condicionado para suas necessidades, você pode acessar a Calculadora de BTUs automática da CentralAr. Ao preencher os dados com as características do cômodo escolhido, você saberá exatamente quantos BTUs o ar condicionado deve ter, e ainda terá acesso a uma lista de sugestões de equipamentos.

3 - Checagem da rede elétrica

Os aparelhos de ar condicionado inverter, em sua maioria, precisam de alimentação de 220 Volts. Caso a sua residência ou a sua empresa não tenham essa tensão, será necessário pedir alteração para a distribuidora de energia de sua região. Confira algumas dicas de como preparar a rede elétrica para a instalação do ar-condicionado, clique aqui!

A instalação do ar condicionado inverter

Você já sabe como preparar o ambiente para a instalação do ar condicionado inverter.

Mas esse serviço precisa ser feito por um profissional qualificado. É ele quem vai garantir a manutenção de uma vida útil mais longa para o ar condicionado, o seu funcionamento adequado e satisfatório, e ainda a preservação dos termos de garantia do equipamento.

Um aparelho mal instalado pode dar problema em alguma peça, pode consumir mais energia, apresentar defeitos, entre outros problemas. O técnico tem também os elementos e as ferramentas necessárias para um serviço rápido e assertivo - que pode durar de meia hora a quatro horas.

Instalação do ar-condicionado inverter com quem mais entende do assunto: a CentralAr.com

Técnicos credenciados e qualificados, parceiros da CentralAr, realizam a instalação do seu ar condicionado inverter em qualquer lugar do Brasil. Executamos o serviço em aparelhos novos (recém-adquiridos). Além disso fornecemos:

  • Kit de instalação para até 5 metros de distância entre as unidades interna (evaporadora) e externa (condensadora), sendo:
  • Até 5 metros de tubulação de cobre.
  • Até 5 metros de mangueira cristal (dreno).
  • Isolamento térmico da tubulação.
  • Um furo serra copo.
  • Fiação elétrica do tipo PP.
  • 01 (um) suporte de fixação (mão francesa) para a unidade condensadora (unidade externa) por instalação adquirida.
  • Materiais e acessórios para fixação das unidades evaporadora e condensadora nos respectivos suportes (tais como: buchas, porcas, arruelas e parafusos).

Além de todas essas vantagens, o serviço de instalação do ar condicionado inverter pode ser contratado e parcelado em até 10x sem juros.

Gostou das nossas dicas de preparação do ambiente e informações técnicas? Seja um profissional de sucesso, use isso a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. 

Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:

Como realizar a instalação de um ar-condicionado inverter?
Compartilhe o Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down