VRF x Multi Split: Entenda de uma vez a diferença entre ambos
Na hora de adquirir o melhor aparelho para residências e, até mesmo, empresas, muitos consumidores se deparam com várias opções no mercado, e isso pode tornar a tomada de decisão...
Na hora de adquirir o melhor aparelho para residências e, até mesmo, empresas, muitos consumidores se deparam com várias opções no mercado, e isso pode tornar a tomada de decisão um pouco mais longa. Uma das soluções existentes para alguns clientes específicos são os sistemas de refrigeração, VRF e Multi split. Entenda a seguir cada um deles para decidir qual das opções melhor se encaixa em sua necessidade.Sistemas de refrigeração foram criados para atender clientes que precisam refrigerar vários ambientes de forma muito mais simples. O principal fator é poder ter várias evaporadoras com um número cada vez mais reduzido de condensadoras. Aparelhos de ar condicionado multi split, por exemplo, são a solução perfeita para muitos consumidores que moram em condomínios. Muitas vezes eles têm como regra um número pré-definido de condensadoras por apartamento e há casos até em que só é permitido uma unidade externa, por exemplo. Portanto, além da dimensão, fatores como economia, abrangência e praticidade que deram abertura para esses sistemas ganharem espaço no mercado de refrigeração, entenda a seguir.
O que é VRF?
O sistema VRF é uma tecnologia que consiste em refrigerar através de várias unidades internas conectadas. VRF é a abreviação de um termo em inglês que significa Fluxo de Refrigerante Variável. Alguns fabricantes utilizam o termo VRV, ambos significam a mesma coisa (VRF= Fluxo de refrigeração variável e VRV= Volume de refrigeração variável).Nesse tipo de sistema é possível alimentar perfeitamente até 64 unidades internas, com uma única unidade externa.O VRF é muito utilizado em instalações que demandam uma quantidade maior de unidades evaporadoras e atendem ambientes maiores, como grandes empreendimentos,shoppings, supermercados, e locais de grande fluxo de pessoas. É muito importante destacar que esses sistemas são planejados para cada consumidor em específico, ponto importante de se destacar quando comparamos VRF com multi splits, por exemplo.
O que é Multi Split?
O ar-condicionado multi split é um equipamento que, por meio de uma só condensadora, pode resfriar diferentes lugares por meio de evaporadoras que ficam distribuídas por vários ambientes. Diferente do VRF, costuma-se utilizar sistemas multi-splits em instalações menores, como escritórios e residências que tenham necessidade de atender mais de um ambiente.Para o consumidor, quando comparado com condicionadores de ar tipo split-system “um-para-um” (uma unidade evaporadora para uma unidade condensadora) isso traduz-se rapidamente em mais eficiência, menos custos e com menos espaço, já que o cliente não vai precisar de uma condensadora para cada aparelho de ar condicionado.
Quais as principais semelhanças e diferenças entre VRF e Multi Split?
Tanto sistemas VRF quanto Multi-splits possuem em comum a otimização de espaço e energia, ao utilizar uma quantidade de evaporadoras (unidades internas) superior a quantidade de unidades condensadoras (unidades externas). Desta forma será necessária uma área técnica menor se comparado com equipamentos individuais. Outra característica comum aos dois sistemas é com relação ao melhor aproveitamento energético, tanto na eficiência do sistema (cargas parciais), quanto no dimensionamento e seleção das unidades condensadoras, cujas capacidades nominais das unidades condensadoras são inferiores à soma das capacidades das unidades evaporadoras instaladas neste sistema.
Capacidade
Multi splits pode ter em sua composição até 8 evaporadoras conectadas a uma só condensadora. Já sistemas VRF possuem uma capacidade maior, mas os diferenciais do sistemas são bem segmentados. Em termos de capacidade de refrigeração, os aparelhos multi split estão numa faixa de capacidade inferior, enquanto os sistemas VRF, por serem geralmente destinados a instalações de grande porte, estão geralmente numa faixa de aplicação de capacidade superior.
Sistemas e Instalação
A grande diferença entre os sistemas está na sua topologia, basicamente a configuração que as unidades internas e externa se conectam mecânica e eletricamente.Quando observamos as tubulações frigoríferas, aparelhos multi split em sua grande maioria são multi-tubos, ou seja: cada unidade evaporadora é conectada à unidade condensadora por um par de tubos. Por outro lado, nos sistemas VRF, as ligações se assemelham com sistemas de água gelada (chillers e fancoils), onde temos tubulações principais conectadas na unidade condensadora, e derivações bastante específicas, algumas delas controladas eletronicamente, que se ajustam conforme a demanda por refrigeração de cada unidade evaporadora. Isso permite que as distâncias de tubulação entre a unidade evaporadora e condensadora sejam muito superiores que os multi split.Na prática, se compararmos um sistema multi split e VRF de mesma capacidade e quantidade de evaporadoras, teremos que no sistema VRF será utilizada menor quantidade de tubulação (kg de cobre), portanto menor quantidade de material de isolamento também, e menor carga de fluído refrigerante.
Por outro lado, um apartamento ou casa que já possua infra-estrutura de tubulações para condicionadores de ar tipo split convencionais, poderá facilmente ser instalado um multi split no lugar de vários sistemas individuais, pois as tubulações chegarão de forma individualizadas no local previsto para unidade condensadora.Além disso, precisamos ressaltar que o sistema VRF é planejado, cada construção precisa de um desenho específico de como será o projeto a ser instalado, e isso deve ser feito apenas por um profissional especializado nesse tipo de sistema.Em contrapartida sobre o indicador anterior, o multi split é um produto que já vem pronto para uso. A condensadora e as evaporadoras são definidas de acordo com o projeto, ou seja, se você precisa climatizar 3 ambientes, um que precise de 12000 BTU/h e outros dois que precisam de 18000 BTU/h, não há dificuldade e encontrar um modelo desse tipo no mercado varejista para adquirir.E ainda há casos em que a capacidade da condensadora pode ser alterada para fornecer um maior número de BTU/h (para saber mais sobre essa possibilidade procure por um profissional da área de refrigeração).
Automação e controle
Sistemas VRF costumam dispor de sistemas de supervisão, automação e controle superiores. É possível, por exemplo, numa instalação em um hotel, que no momento do check-in o atendente do hotel acione o condicionador de ar, ou que o sistema seja desligado caso o usuário se ausente, tudo isso a partir de um sistema supervisório de fácil operação. É possível também, no caso de instalações comerciais, calcular o consumo de energia demandado por cada uma das evaporadoras, de forma a viabilizar a implantação de um sistema de tarifação muito parecido com a individualização de água e gás em edifícios residenciais mais novos. Tais recursos não são disponibilizados em sistemas multi-splits.
Flexibilidade
Ainda precisamos falar sobre os tipos de unidades evaporadoras: há a possibilidade de que sejam combinadas de categorias diferentes, por exemplo do tipo high-wall, piso-teto, cassete, ou até mesmo dutadas. Tanto para sistemas multi-splits, quanto para sistemas VRF.
Escolha inteligente
Devido a tecnologia que o sistema de refrigeração multi split oferece, um dos principais benefícios é a possibilidade de ter uma maior distância da tubulação entre condensadora e evaporadoras na hora da instalação quando comparados aos equipamentos splits convencionais. Em outras palavras, isso torna esta opção muito mais econômica do que adquirir um split para cada ambiente.Mas essa é só a ponta do iceberg, adquirir um multi split é mais econômico e tem mais benefícios para residências, apenas deixa a desejar na quantidade de evaporadoras que é mais limitada. Portanto, se você deseja climatizar sua casa, a melhor opção é adquirir um multi split.
Concluímos que, ambos se assemelham por terem várias evaporadoras conectadas a uma condensadora, porém é evidente que VRF e Multi splits atendem segmentos bem diferentes de consumidores. Como dissemos acima, ao adquirir um multi split, o custo benefício vai muito além do visual e algumas pessoas adquirem este tipo de produto por necessidade mesmo, sendo a melhor solução para refrigerar seus ambientes. Por sua vez, o VRF é a melhor opção para grandes empreendimentos, por exemplo.Gostou desse conteúdo? Seja um profissional de sucesso, use essas dicas a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:
Você já se viu na situação desconfortável de tentar desligar seu ar-condicionado, apenas para perceber que ele continua funcionando, ignorando seus comandos?
Prédios públicos ou privados de todo o país serão obrigados a realizar a manutenção de seus sistemas de ar-condicionado. O objetivo é garantir a boa qualidade do ar que circula...
Empresas com diversos cômodos ou residências amplas têm em comum a possibilidade de serem beneficiadas com a instalação de um aparelho de ar condicionado multi split! Afinal de contas, o...
As altas temperaturas do verão já chegaram e nada como poder contar com o conforto térmico de um ar-condicionado. Com tantas opções de aparelhos no mercado, é muito comum surgir...
O ar condicionado parou de gelar? A condensadora está fazendo barulho? O problema pode estar no compressor. Quando um ar condicionado apresenta qualquer problema em seu funcionamento, geralmente se pensa...
Dentro da área de instalação de ar condicionado existem algumas regras que garantem a eficiência do serviço prestado pelos profissionais que eles mesmos chamam de “Boas Práticas na Refrigeração”. Dentre...
A manutenção preventiva no ar condicionado é um cuidado essencial para preservar a vida útil do aparelho. Muitos consumidores acabam adquirindo máquinas sem nem ao menos saber quais os cuidados...