Entender como calcular os BTUs por metro quadrado (m²) ajuda a evitar erros como o uso de aparelhos subdimensionados (que não dão conta do espaço) ou superdimensionados (que consomem energia além do necessário). Neste guia completo, você aprenderá o que são os BTUs, como fazer o cálculo correto e quais fatores considerar para fazer a melhor escolha.
BTU significa British Thermal Unit — em português, Unidade Térmica Britânica. Trata-se de uma medida que indica a quantidade de energia necessária para alterar a temperatura de um ambiente.
No ar-condicionado, os BTUs indicam a potência de refrigeração ou aquecimento do aparelho. Ou seja, quanto maior o número de BTUs, maior a capacidade do equipamento de climatizar espaços amplos ou com alta carga térmica.
A maneira mais simples de fazer o cálculo do ar-condicionado é multiplicar a metragem do ambiente por uma base média de 600 a 800 BTUs por metro quadrado, considerando as condições do espaço.
Além disso, acrescenta-se 600 BTUs para cada pessoa adicional que permanecerá frequentemente no ambiente.
Cenário 1 – 30 m², baixa incidência solar, 4 pessoas: (600 × 30) + (600 × 4) = 18.000 + 2.400 = 20.400 BTUs
Cenário 2 – 30 m², alta incidência solar, 4 pessoas: (800 × 30) + 2.400 = 26.400 BTUs
Cenário 3 – 30 m², baixa insolação, 2 pessoas: (600 × 30) + 1.200 = 19.200 BTUs
Esse cálculo é uma estimativa para ambientes residenciais ou comerciais simples, mas para facilitar sua vida e ajudá-lo a comprar o ar-condicionado certo, criamos uma calculadora de BTU’s que você pode utilizar.
Embora o tamanho do ambiente seja o ponto de partida, outros elementos devem ser levados em conta para um cálculo do ar-condicionado mais preciso:
Ambientes com janelas amplas, telhados expostos ou paredes de vidro costumam acumular mais calor. Já espaços com isolamento térmico têm menor carga térmica.
Computadores, lâmpadas, televisores e outros equipamentos geram calor. Em escritórios ou home offices, o número de equipamentos impacta o cálculo.
Ambientes bem ventilados ou com janelas amplas podem trocar calor com o ambiente externo, exigindo maior esforço do aparelho.
Ambientes com pé-direito alto possuem maior volume de ar, o que pode exigir um aparelho mais potente do que o recomendado apenas pela metragem.
Aqui estão estimativas médias de área atendida por capacidade:
Capacidade (BTUs) | Área recomendada (m²) |
9.000 BTUs | até 12 m² |
12.000 BTUs | 15 a 20 m² |
18.000 BTUs | 20 a 25 m² |
22.000 BTUs | 25 a 30 m² |
30.000 BTUs | acima de 40 m² |
Sempre leve em consideração os fatores adicionais mencionados anteriormente. O cálculo do ar-condicionado é a base, mas os ajustes são fundamentais para garantir conforto e eficiência.
Evitar erros simples pode garantir uma escolha mais eficiente. Veja os mais frequentes:
Escolher um ar-condicionado com potência inadequada pode comprometer tanto a experiência de uso quanto a eficiência energética. Veja os principais problemas:
Fazer o cálculo do ar-condicionado de forma correta é o primeiro passo para garantir conforto, economia e durabilidade do equipamento. Saber quantos BTUs são ideais para o seu ambiente evita surpresas desagradáveis e ajuda a fazer um investimento inteligente.
Lembre-se: não basta escolher a marca ou o modelo mais popular. O ar-condicionado ideal é aquele que atende às suas reais necessidades térmicas.
Na Central Ar, você encontra modelos de diversas capacidades e tecnologias, com suporte especializado. Se você quer economizar, confira os cupons de desconto de ar-condicionado que estamos disponibilizando!