Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Como dimensionar corretamente os tubos e conexões do ar condicionado

Todos os profissionais que trabalham com refrigeração sabem que cada aparelho de ar-condicionado demanda de tubos e conexões específicos para sua instalação e isso pode variar por modelo e potência....
imagem de instalador feliz com os braços cruzados

Todos os profissionais que trabalham com refrigeração sabem que cada aparelho de ar-condicionado demanda de tubos e conexões específicos para sua instalação e isso pode variar por modelo e potência. Mas a questão é, como calcular qual o fio adequado para determinado aparelho? Ter essa informação certamente vai garantir mais eficiência no seu trabalho e, também, será um diferencial perante a concorrência.

Para o serviço de instalação, ainda, é preciso também dar atenção para outros pontos relacionados - como materiais e capacidade elétrica. Por isso, nesse post, você vai ver tudo sobre dimensionamento de cabos elétricos para o ar-condicionado, para realizar um trabalho completo. Confira.

Entendendo as variações dos tubos e conexões

Para determinar o tubos e conexões para instalação de ar condicionado, é preciso considerar suas variações. Trata-se da grossura do fio, ou seja, seu diâmetro. O diâmetro do cabo precisa ser compatível com a capacidade do equipamento.  Quanto mais grosso o cabo, maior a capacidade de correntes de eletricidade.

Nesse cenário, também é extremamente necessário analisar a potência do aparelho. E, por fim, achar o disjuntor - este precisa ter compatibilidade com o diâmetro do cabo, já que ambos dependem da corrente elétrica que circula.

Por que é tão importante checar cada um desses pontos do cabo para ar condicionado?

Porque essa é a melhor maneira de manter os seus clientes com serviços seguros e confiáveis. Os cabos se aquecem com a circulação elétrica em seu interior. Há um limite de temperatura que cada fio é capaz de suportar - quando essa linha é ultrapassada, pode acontecer curtos-circuitos, danificando a parte elétrica do ambiente e o equipamento, e, em últimos casos, até mesmo pode acontecer incêndios. Então tudo precisa estar muito bem decidido e calculado.

Tabela de dimensionamento de tubos e conexões para o ar-condicionado

De especialista para especialista: listamos para você uma tabela de diâmetros de cabo para ar condicionado. De acordo com as potências de ar condicionado e a espessura desses fios em milímetros quadrados, para cada caso. Esses dados vão facilitar o seu dia a dia no trabalho, porque vão direto ao ponto.

Os dados são válidos para aparelhos de 220 Volts.

  • Ar condicionado de 7.500 BTUs – diâmetro de 2,5 mm²;
  • Ar condicionado de 10.000 BTUs – diâmetro de 2,5 mm²;
  • Ar condicionado de 12.000 BTUs – diâmetro de 2,5 mm²;
  • Ar condicionado de 15.000 BTUs – diâmetro de 2,5 mm²;
  • Ar condicionado de 18.000 BTUs – diâmetro de 2,5 mm²;
  • Ar condicionado de 21.000 BTUs – diâmetro de 4 mm²;
  • Ar condicionado de 24.000 BTUs – diâmetro de 4 mm²;
  • Ar condicionado de 30.000 BTUs – diâmetro de 6 mm².

Agora que você já sabe calcular o dimensionamento de cabos elétricos para ar condicionado, vamos falar sobre a importância de calcular a capacidade do disjuntor. Esse é um dado muito importante para o seu trabalho! Confira.

Cálculo do disjuntor

Aprenda a calcular a espessura do fio. Primeiro, é necessário checar no ar condicionado a sua capacidade em Watts, ou seja, a medida para verificar sua potência elétrica. Confira a fórmula:

Considerando que P é a potência em Watts, V é a tensão em Volts e I, a corrente em Amperes, a fórmula será:

P = V x I.

Você tem um aparelho de 1200 Watts (cheque a informação do equipamento do cliente no Manual do Fabricante). E a tensão elétrica em 220V. Vamos calcular a corrente elétrica do equipamento.

1000 = 220 x I -> I = 5,45 Amperes.

Agora, multiplique o resultado pelo fator de serviço, uma margem de segurança para que o disjuntor não desarme. Ele tem o valor de 1,25.

5,45 x 1,25 = 6,81 Amperes. Com essa informação, é preciso conhecer as curvas do disjuntor - geralmente, é utilizado o de curva C para aparelhos de ar condicionado. Geralmente as tabelas não contam com disjuntor desse valor. A orientação é selecionar o valor mais próximo acima, mais seguro. Que seria o de 10 Amperes.

Os disjuntores com dois polos curva C são encontrados nas opções: 2A, 4A, 5A, 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A e 63A.

Oriente o seu cliente, ainda, de que o ar condicionado precisa de um disjuntor exclusivo por conta de seu alto consumo de energia. Quando há algum problema na eletricidade, ele desarma automaticamente. Como falamos acima, segurança é imprescindível.

Outra vantagem de um disjuntor adequado é garantir a vida útil mais longa para o ar condicionado, já que ele evita danos e panes elétricas.

Um ponto importante a se considerar é o DPS, você quer saber a importância dele na hora da instalação do ar-condicionado? Clique aqui!

Materiais dos tubos e conexões para instalação do ar-condicionado

Como você já sabe, os tubos e conexões tendem a se aquecer com a passagem de corrente elétrica. Alguns materiais são incapazes de suportar altas temperaturas. Outros, por sua vez, são os recomendados para resisti-las.

Os materiais mais indicados para colocar os cabos de ar condicionado são cobre e alumínio.
O cliente também precisará adquirir tubos de PVC para drenar água que o aparelho dispensa.

Dimensionamento da tubulação para instalação de ar condicionado

Além de todas essas medidas acima, existe ainda a necessidade de medir o comprimento necessário da tubulação para instalação de ar condicionado.

Basicamente, a distância mínima precisa ser de 3 metros entre condensadora e evaporadora. A medida máxima, por sua vez, é de 30 metros. Quando se trata de altura máxima entre condensadora e evaporadora, a indicação é de até 20 metros. Todos esses dados garantem que o ciclo de refrigeração seja completo e não perca condutividade.

Capacidade do aparelho de acordo com o ambiente

Pode parecer bobagem, mas muita gente não sabe que a capacidade de cada aparelho pode variar de acordo com as dimensões do cômodo, janelas, pessoas circulantes, presença de eletrônicos e até incidência de sol da manhã ou sol da tarde.

Por isso, é preciso também conferir se o aparelho do cliente está de acordo com as necessidades do ambiente. Afinal, não adianta realizar uma excelente instalação se o equipamento não vai dar conta de oferecer conforto térmico ao local - o que resultará em um cliente insatisfeito. Então você pode se adiantar!

Para facilitar o seu trabalho, tenha sempre em mãos a nossa calculadora de BTUs. Ela considera todas essas variáveis e vai te dar respaldo nas informações passadas à sua clientela.

E como conhecimento nunca é demais - e só tende a melhorar o seu serviço prestado, também listamos alguns cuidados na parte elétrica antes da instalação do  ar condicionado.

Gostou do conteúdo? Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso.

Gostou do conteúdo? Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio.

Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:

Como dimensionar corretamente os tubos e conexões do ar condicionado
Compartilhe o Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Como dimensionar corretamente os tubos e conexões do ar condicionado”

  1. Que salada! Misturando no mesmo texto cabo elétrico com tubulação de gás e líquido! Cabo é cabo e tubo é tubo.

    1. Olá, Mario! Com intuito de sanar possíveis dúvidas, em um único conteúdo tratamos dois assuntos, já que um complementa o outro.

  2. Prezados,
    Gostei muito das explicações que foram passadas. Na meu apto um instalador fez tudo errado. Agora consegui outro que está fazendo direito. É um absurdo e ainda ficou teimando que o outro não precisava fazer uma nova instalação. Os canos de eram todos finos e o meu aparelho é de 22.000BTUs, sem contar que ele fez várias emendas no cano. Muito obrigada pelas informações. Não sou da área.

    1. Olá, Sandra! Que notícia boa! fico muito feliz por isso, viu?! Sua satisfação é muito importante. E já sabe, né? Se precisar é só me chamar! 🙂

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down