O ar condicionado é indispensável em qualquer ambiente que demande conforto e bem-estar. Criado em 1902, o aparelho vem se popularizando e modernizando desde então, atendendo cada vez mais às necessidades dos consumidores. Assim, cada novo modelo vem com funcionalidades que são diferenciais para o dia a dia. Mas os componentes do ar condicionado são elementares, e conhecê-los é importante para entender o funcionamento do seu equipamento.
O modelo criado por Willis Carrier há mais de um século é, ainda, base para todos os equipamentos de hoje. Dessa forma, os componentes básicos do ar condicionado são Compressor, Condensadora, Dispositivo de Expansão e o Evaporadora.
Em um aparelho split ou cassete, por exemplo, esse artefato está dividido em duas ou mais partes. Um modelo de janela, por sua vez, contém toda essa estrutura em um só equipamento.
Entenda como cada item desse sistema de refrigeração funciona e qual sua função na oferta de conforto térmico para seu ambiente, em casa ou no trabalho, com quem é especialista no assunto.
O sistema de refrigeração e climatização é composto por um ciclo. Utiliza a física da transferência de calor pela mudança de fase do fluido refrigerante, para levar calor de uma fonte fria para um meio quente (geralmente, o ar). Entenda como cada uma das partes do ar condicionado trabalha nesse circuito:
Esse é, talvez, o mais importante entre os itens do ar condicionado. É tido como “o coração” do aparelho, porque é quem movimenta o fluido refrigerante, o grande responsável por resfriar o ar.
Mas, como o compressor trabalha nesse sistema de refrigeração e climatização? O compressor recolhe o fluido refrigerante - que chega em forma de gás de baixa pressão e temperatura. Em seu interior, ele comprime o vapor de tal forma que o fluido seja liberado com alta pressão e aquecido.
Há, no mercado, diferentes tipos de compressor - que variam de acordo com sua capacidade e sua finalidade. Os mais comuns são os rotativos e scroll, com capacidade para residências e empresas de pequeno e médio porte. Os alternativos, centrífugos e parafusos têm altíssima potência e são utilizados para ambientes de grande porte.
Ela é a responsável pela troca de calor entre os ambientes. O fluido superaquecido, portanto, que vem do compressor, desloca-se até a condensadora. E ela é a responsável por condensá-lo e rejeitar esse calor para o meio externo em estado líquido ou subresfriado - isso vai depender do tipo de condensadora. Tudo isso mantendo a mesma pressão.
Esse é mais um componente básico do ar condicionado. Esse item está instalado entre a saída do condensador e a entrada do evaporador. O dispositivo de expansão é o lugar em que são alcançadas as temperaturas baixas necessárias para o sistema de refrigeração e ar condicionado.
Essa peça transforma o fluido refrigerante, que estava em estado líquido, em alta pressão e alta temperatura para baixa pressão e baixa temperatura, mantendo o estado líquido (em geral com uma pequena parcela de vapor).
Esse fluido bifásico, finalmente, entra no evaporador, em que é exposto à fonte de calor, que é a última etapa do ciclo.
Essa é a unidade interna, que a gente vê dentro dos ambientes. A evaporadora é a parte do sistema de refrigeração responsável por resfriar o ar, realizando a troca de calor entre o fluido do sistema e o ar ambiente.
O calor evapora o fluido refrigerante por meio da mudança de fase: de líquido para vapor. O gás de baixas temperaturas e pressão entram, por sua vez, no compressor, completando o ciclo.
Agora que você já sabe quais são os componentes básicos de um ar condicionado e já entendeu como cada uma trabalha para funcionar um ciclo de refrigeração, conheça outras peças fundamentais para o funcionamento do seu aparelho.
Filtro de Ar: todo aparelho tem um filtro de ar. Sua eficiência e até mesmo sua quantidade dependem do modelo do equipamento. Esse elemento é o responsável por manter poeira, ácaros, bactérias e outros microorganismos impedidos de penetrar no motor do aparelho.
Este item também protege o ar do local, já que impede que essas impurezas circulem também pelo ambiente. A manutenção do filtro do ar-condicionado é muito importante para garantir a eficiência da máquina e a qualidade do ar do ambiente, se quiser saber mais, clique aqui e confira nossas dicas.
Calço para condensadora: essa é uma daspeças que compõem um ar condicionado split - ou outro modelo que tenha a condensadora em unidade separada da evaporadora, como cassete e piso teto. Esse item é o componente responsável por amortecer as trepidações do aparelho, evitando danos e ruídos ao equipamento.
Placa Eletrônica: entre todas as partes do ar condicionado, essa é a responsável pela comunicação - já que envia as funções selecionadas no controle remoto ou no app para o equipamento.
Sensor de temperatura: essa peça é a que mede a temperatura do ambiente e verifica se a temperatura desejada está de acordo com o trabalho da máquina.
Motor ventilador e hélice: esses itens criam o fluxo de ar dentro do sistema de refrigeração.
Serpentina: uma daspartes do ar condicionadomais importantes. Ela conduz o fluido refrigerante pelo seu ciclo. Seu material pode ajudar ainda mais na condutividade - a serpentina de cobre, por exemplo, é mais poderosa do que a de alumínio.
Bomba de dreno: essa bomba elimina a água produzida pelosistema de refrigeração.
Mangueira: utilizada junto com o dreno, para escoar a água.
Gabinete: é a carcaça do aparelho, em que são instaladas todas as demais peças do ar condicionado. Ele tem material resistente, para suportar as variações de temperatura e ruídos.
Gostou do conteúdo? Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio.
Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso: