Não é só comprar o melhor produto pelo menor preço que tudo está certo. Na verdade, esse é só o começo de todo o processo de adesão de uma máquina.
No caso do ar condicionado, cuidados com a rede elétrica, fiação, capacidade do aparelho e aterramento devem ser sempre levados em consideração até mesmo antes de adquirir o próprio aparelho.
O aterramento, por sua vez, sempre entra em questionamento se deve ou não ser feito. Por isso, trouxemos alguns pontos que você deve considerar quando o assunto for esse, confira:
Segundo a NBR 5410, que é a norma de segurança definida pela ABNT para orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua), o aterramento é obrigatório na hora de instalar qualquer aparelho de ar condicionado.
Não seguir essas normas pode trazer consequências a longo prazo, e os dois principais riscos são:
Incêndios: O aterramento serve principalmente para a prevenção de acidentes elétricos, muitas vezes isso acontece apenas pelo simples fato da energia oscilar. O aterramento é um cuidado é essencial para evitar esse transtorno.
Garantia: Todos os aparelhos tem um manual que deve ser seguido criteriosamente para que o aparelho funcione corretamente e também para que a garantia seja preservada.
Quando se é feito qualquer procedimento que não esteja de acordo com as normas do fabricante, inclusive o aterramento correto, a garantia é perdida e o consumidor que deve arcar com todos os problemas que venham a ocorrer.
Para a instalação do inverter, por exemplo, a falta do aterramento pode ser responsável por queimar as linhas de comunicação entre evaporadora e condensadora. Esse tipo de problema só é resolvido substituindo a placa. O disjuntor é o que garante a segurança por sobrecarga no seu equipamento.
Portanto, atente-se ao manual do aparelho e siga as normas exigidas pela indústria a risca. Faça isso para que o ar condicionado funcione corretamente e não apresente problemas futuros no funcionamento.
Por isso que o processo correto de instalação, alinhado com o bom uso do aparelho que fará com que o ar condicionado tenha uma longa vida útil.
Gostou dessas dicas? Seja um profissional de sucesso, use isso a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Afinal, na hora da manutenção, é atrás de você que eles virão.
Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time.
Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time.
Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:
Fique ligado em nossas redes sociais, pois traremos mais conteúdos como este em breve. Portanto siga-nos para não perder nenhuma oportunidade: