Vivemos em um tempo onde o ar condicionado tem se tornado um eletrodoméstico cada vez mais comum nas residências dos brasileiros. Além de refrigerar, os aparelhos estão cada dia mais tecnológicos, com muitas funções focadas em economia, conforto e sustentabilidade.
Pensando nesses fatores, existem 3 passos cruciais a serem seguidos antes de adquirir um aparelho novo, entender sua necessidade, pesquisar o melhor custo benefício e o mais importante, contar com um profissional capacitado para a instalação e manutenção da máquina.
E é sobre isso que vamos falar a seguir, a importância de se preocupar com a manutenção do aparelho, até mesmo antes da instalação. Listamos algumas dicas a seguir, confira:
Fazer a manutenção preventiva do seu aparelho de ar condicionado, é a melhor forma de colaborar com a sua vida útil. Afinal, o bom uso é o melhor jeito de preservar o funcionamento da máquina.
E não é só na instalação que precisamos contar com profissionais capacitados, isso pois, na manutenção também é considerar esse ponto. Apenas um profissional qualificado poderá analisar e fazer um diagnóstico correto do que está acontecendo com seu aparelho em casos de defeitos. Na manutenção preventiva, ele mesmo poderá até identificar os possíveis riscos de falha no aparelho.
Os principais pontos que um profissional qualificado poderá averiguar é a existência de falhas, cabos e peças soltas e/ou desgastadas entre outros empecilhos que possam prejudicar o funcionamento ideal do ar condicionado.
Muitas vezes, o mau funcionamento do aparelho pode ser decorrente do mau uso do aparelho pelos usuários. O acúmulo de resíduos, como poeira por exemplo, pode reduzir o fluxo de ar condicionado. Isso torna o aparelho mais fraco, afetando diretamente no rendimento do ar e causando danos à máquina.
No entanto, nesses casos o próprio usuário poderia resolver e evitar o problema. Em outras palavras ele o faria limpando os gabinetes e grelhas manualmente com um pano ou flanela macia umedecidos com sabão neutro e água morna.
Uma dica importante na hora da limpeza, nunca use álcool ou solventes. Estes produtos podem danificar os componentes do aparelho, causando transtornos ainda maiores.
A limpeza dos filtros é um dos fatores essenciais para o bom funcionamento do aparelho. Esse é um dos principais temas a serem considerados até mesmo antes de adquirir um aparelho.
O que se recomenda é que os filtros sejam limpos quinzenalmente, com o uso de uma escova macia. Uma dica importante é, se caso as aletas estiverem muito sujas, limpe-as no sentido inverso ao fluxo de ar, isso será muito mais eficiente.
Os gabinetes, como já falado acima, podem ser limpos com um pano úmido e sabão neutro. O condensador, por sua vez, caso a peça esteja muito suja, pode até mesmo ser limpo com o auxílio do aspirador de pó.
Em casos onde a sujeira já não pode ser contida com uma limpeza simples, a melhor opção é procurar a ajuda de um técnico. Fazendo isso, ele poderá resolver o problema usando os produtos certos para não danificar o aparelho. A limpeza feita por um profissional qualificado, inclusive, é ainda a melhor opção para combater bactérias, vírus e fungos no equipamento.
O maior erro dos consumidores é se preocupar com o funcionamento do aparelho só quando ele apresenta falhas, e isso é um grande equívoco, principalmente quando se trata da rede elétrica.
É necessário que, regularmente exista um cuidado de observar se os cabos e instalações elétricas estão em bom estado. Além da limpeza, a alimentação é crucial para a segurança e bom funcionamento da máquina.
Lembre-se que, é indicado que o ar condicionado esteja ligado diretamente a rede de energia principal, sem o uso de adaptadores ou extensões.
Sobre as conexões do aparelho, existem alguns fatores que indicam problemas em cada uma delas. Falha no resfriamento, pingos contínuos, ruídos e odores são os sinais mais comuns quando há problema nas conexões da máquina.
Observe frequentemente o estado das conexões, flanges, e demais fixações para identificar falhas antes deste sinais surgirem. Atente-se para peças metálicas, pois elas precisam sempre estar isoladas de forma correta. Uma outra dica é sobre problemas com pinga-pinga. Isso pode ser decorrente da mangueira de dreno do aparelho, pois pode estar entupida ou apenas amassada, causando os indesejados vazamentos.
O componente responsável pelo processo de climatização do ar é a serpentina. Portanto, a não higienização pode causar o acúmulo de sujeira. Atenção, sujeira mais umidade é o ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos, bactérias e mofo. Além de prejudicar o funcionamento do ar, isso pode trazer sérios problemas à saúde, por exemplo.
A limpeza das aletas deve ser feita direcionando o jato de água com baixa pressão no sentido inverso das peças.
- Proteger o interior e exterior do aparelho
Sempre planeje onde será instalado o aparelho, para que fique longe de sol extremo e chuva.
- Evitar o esforço desnecessário do aparelho
Portas e janelas abertas com o ar ligado, podem gerar um esforço que vai desgastar o aparelho, prejudicando sua vida útil.
- Seguir a risca as exigências do manual
O Manual traz dicas sobre limpeza, manutenção e erros, por isso deve ser seguido não só pelo técnico, mas também pelo usuário
Gostou destas dicas? Seja um profissional de sucesso, use isso a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Afinal, na hora da manutenção, é atrás de você que eles virão.
Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time.
Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:
Fique ligado em nossas redes sociais, pois traremos mais conteúdos como este em breve. Portanto siga-nos para não perder nenhuma oportunidade:
Manter em dia a manutenção do equipamento é extremamente necessário, além de garantir a qualidade do ar em circulação, evita maiores problemas como substituição de componentes ou até mesmo do próprio equipamento. Estas são ótimas dicas, que todos devem levar em conta.
Que bom que gostou da dica amigo. #TamoJunto