Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Ar-condicionado com barulho incomum: Saiba como resolver o problema e encontrar modelos silenciosos

Você acha que o ar condicionado é conveniente e envolto em benefícios, certo? Em contrapartida, teme que o investimento vá espantar as suas noites de sono por conta dos barulhos...

Você acha que o ar condicionado é conveniente e envolto em benefícios, certo?

Em contrapartida, teme que o investimento vá espantar as suas noites de sono por conta dos barulhos gerados pelo equipamento?

A indústria vem se atualizando para trazer cada vez mais conforto para seus clientes, logo, uma das principais soluções é a diminuição de ruído dos aparelhos.

Hoje em dia, é quase imperceptível a presença de um ar condicionado no ambiente pelo seu ruído. Porém, por conta de algumas questões relacionadas a manutenção, o aparelho pode gerar barulhos incomuns.

Nos tópicos abaixo, vamos explorar algumas técnicas para você aprender como reduzir o ruído do ar condicionado.

Vamos identificar a causa e sugerir uma solução. Além disso, vamos dar dicas de como encontrar os produtos mais silenciosos do mercado!

Boa leitura!

Como reduzir o ruído do ar condicionado?

Esse problema pode ser resolvido, primeiramente, a partir da avaliação de um especialistas no assunto. É recomendável que se faça a manutenção e limpeza do ar condicionado periodicamente.

Com isso, fica mais fácil prevenir que o aparelho apresente problemas de funcionamento. Inclusive, garante que o ar condicionado mantenha um baixo ruído durante o uso. 

No entanto, vale a pena entender quais são os principais problemas que podem evoluir para um aumento significativo de ruídos. A seguir, confira quais são!

Acúmulo de sujeira

Não foi à toa que explicamos, lá em cima, a importância da limpeza profissional e agendada do aparelho. Afinal de contas, essa pode ser uma boa maneira de aprender como reduzir o ruído do ar condicionado.

Para isso, certifique-se de que não existe um acúmulo de sujeira no interior do equipamento.

Quando os filtros estão cheios de partículas, como sujeiras e impurezas em geral, a obstrução pode forçar o aparelho a funcionar em sobrecarga.  É neste momento que os barulhos surgem e se instalam na sua rotina.

Ou seja, a solução para reduzir o ruído do ar condicionado neste  caso é realizar a limpeza do equipamento periodicamente.

Falta de manutenção

Após um tempo prolongado de uso, é comum que ocorra algum desajuste nas peças internas do aparelho. Com isso, barulhos que não deveriam ocorrer passam a se tornar comuns.

Além disso, a instalação indevida ou as más práticas de uso (como batidas constantes no aparelho) podem causar esse tipo de situação.

Mais uma vez, a assistência profissional é importante para o diagnóstico e plano de ação eficaz que reduz esse ruído intruso. Consequentemente, há uma melhora no funcionamento do aparelho.

Obstruções causadas por objetos ou materiais

Aqui, não estamos falando de um problema causado pelo acúmulo de sujeiras, como mencionamos no primeiro tópico, mas de qualquer tipo de material. 

Podem ser embalagens, partículas maiores carregadas pelo vento, plástico,  papel, entre outros materiais, que acabam obstruindo o aparelho internamente.

É incomum, mas pode acontecer. Por conta disso, os ruídos podem se tornar tão volumosos quanto frequentes se nenhuma medida for adotada. O grau do barulho pode variar dependendo do local onde esse material se aloje.

Portanto, é recomendado ficar de olho em qualquer mudança brusca no funcionamento do ar condicionado. Assim, o problema será identificado o mais rápido possível.

Qual é o volume normal de ruído de um ar condicionado?

Agora que já te mostramos as causas mais recorrentes do aumento no barulho de um ar condicionado, vamos entender melhor as suas características naturais que geram ruídos.

O ouvido humano pode suportar, sem qualquer incômodo, ruídos que mantenha-se abaixo de 50 decibéis. Essa é a média do volume de uma conversação natural, por exemplo. Qualquer coisa acima disso pode ser um barulho além do tolerável para o nosso organismo. 

Por consequência, podemos imaginar que os ruídos dos condicionadores de ar que se concentrem acima disso são inconvenientes para os nossos ouvidos.

Vale sempre a pena consultar o manual dos aparelhos dos quais você acredita serem apropriados para a climatização dos seus ambientes. Nesses documentos, o grau de ruído é distribuído entre alto, médio, baixo e mínimo — conforme o exemplo a seguir: dB(A)]39/33/25/19.

Portanto, o modelo acima chega, ao máximo, em 39 decibéis quando em uso, e em 19 decibéis no mínimo.

Qual é o tipo de aparelho mais silencioso?

É natural que essa pergunta surja logo em seguida na cabeça do consumidor em busca de um aparelho silencioso para o dia a dia.

Por isso, se isso é um diferencial para você, considere o investimento em aparelhos Split. Ao contrário dos modelos de ar condicionado de janela, há a separação da evaporadora e da condensadora, o que reduz o barulho. 

No caso do Split, os ruídos gerados pela condensadora (parte externa do aparelho) não afetam os ambientes onde a evaporadora (parte interna) está instalada. Vale a pena lembrar que a potência — BTUS —também interfere na quantidade de barulho emitida.

São variáveis que devem ser pensadas antes do investimento em um aparelho, caso o ruído seja algo que signifique bastante para sua tomada de decisão.

Se você quiser saber mais a respeito dos modelos com menos ruído do mercado, fica aqui o convite para visitar nosso site. Acesse a nossa seção de ar condicionado Split e encontre os melhores modelos — das marcas mais renomadas — que se adaptam às suas necessidades e objetivos!

E se deseja se aprofundar sobre outros benefícios do tipo Split, confira o post sobre os recursos diferenciados desse modelo.

Compartilhe o Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down