Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Gás refrigerante: Como fazer o cálculo correto de fluido no ar condicionado

Você já ouviu falar que ar condicionado tem gás? O gás refrigerante  é o responsável por fazer a troca do ar quente pelo ar frio no seu aparelho – e,...
imagem de técnico refrigerista com prancheta e caneta na mão
Você já ouviu falar que ar condicionado tem gás? O gás refrigerante  é o responsável por fazer a troca do ar quente pelo ar frio no seu aparelho – e, assim, deixar o ambiente confortável e fresquinho, do jeito que a gente gosta. Para saber melhor sobre o funcionamento do equipamento, neste post, você vai aprender dicas sobre como verificar gás no ar condicionado, como colocar gás no ar condicionado, entre outras.

O que é o gás do ar condicionado?

O gás refrigerante é muito comum na maioria dos aparelhos de ar condicionado. O funcionamento do equipamento depende, entre outras coisas, desse produto – o gás refrigerante. Basicamente, ele absorve o calor do ar do ambiente para refrescá-lo.

Qual é o gás do ar condicionado?

Você pode verificar o fluido do ar condicionado: ele pode ser R-22 ou o R-410A, os mais utilizados nesses aparelhos. Esses produtos se transformam em líquido e depois, novamente, em gás dentro do sistema do seu equipamento. Além disso, a tendência é que todos os aparelhos utilizem o R-410A. Ou seja, os outros fabricantes podem utilizar o R-22 até 2040, e depois disso, precisam se adaptar à regra.

O fluido do ar condicionado acaba?

Normalmente, você não precisaria saber como colocar gás no ar condicionado. Afinal esse produto não deveria acabar nunca. Em outras palavras, mesmo com a transformação de líquido em gás, o fluido refrigerante não evapora. Por isso é importante checar se o aparelho não está refrigerando o esperado. Em caso positivo, há chances de ter problema na carga do ar condicionado. Mesmo assim, de nada adianta você realizar uma carga de fluido se o problema for um vazamento no sistema. Por isso, é importante que você chame um técnico credenciado para verificar a linha e as tubulações, afinal ele identificará o problema. Por fim, depois de tudo conferido, aí sim, é a hora de realizar a carga de gás no ar condicionado.

Como saber se o fluido do ar condicionado está baixo?

Você pode verificar o gás do ar condicionado antes de chamar um técnico. O aparelho dá alguns sinais de que está com a carga baixa.
  • O ar condicionado não liga;
  • O aparelho liga, mas não refrigera;
  • Quando ligado, o aparelho pinga água;
  • O equipamento consome muito mais energia do que o habitual;
  • Cheiro diferente e desagradável vindo do aparelho.

Como colocar gás no ar condicionado?

Agora que você já sabe identificar que o aparelho está com vazamento de fluido ou com carga baixa, pode ficar de olho nas nossas dicas de como colocar gás no ar condicionado. É importante ressaltar que esse é um trabalho técnico que precisa de treinamento e conhecimento específico, isso com planejamento e execução. Portanto, ferramentas apropriadas são fundamentais para a qualidade da carga de fluido no ar condicionado, e também, para a sua segurança. Por isso, é importante realizar a carga de gás com o manifold.Ele é um equipamento que mede pressão e temperaturas de operação para a transferência do fluido refrigerante e também para a evacuação do sistema.  Ainda, mangueiras, medidores, bomba de vácuo e  balança de gás refrigerante. Em primeiro lugar, realize um bom vácuo no sistema, que tenha atingido pelo menos 500 uHg.A carga deve ser exatamente igual à especificada para o produto (indicada sempre na etiqueta do produto). Portanto, você deve ver no manual do seu aparelho como fazer o cálculo correto da carga de fluido do ar condicionado.  Ou seja, assim você vai ver como completar a carga de fluido refrigerante do ar condicionado. Além de ver também qual a temperatura e qual a pressão de gás num ar condicionado e, ainda, se a carga deve ser feita na fase líquida, isso entre outras orientações.

Para saber mais sobre o processo de vácuo na instalação do ar condicionado, clique aqui!

Ainda é importante prestar atenção em especificidades como o tamanho da tubulação e a carga ideal para ela e para o equipamento. Caso você não conheça a carga correta total do aparelho, pode fazer uma estimativa pelo tamanho e capacidade do ar condicionado. Pode carregar com 50 a 70% desse valor. A partir daí, pode ligar o sistema e monitorar o acréscimo da carga com manômetro, balança, temperatura e corrente elétrica.Veja também se a realização de carga de gás pode fazer com que você perca a garantia do seu aparelho. Muitas vezes, o fabricante exige a manutenção feita por um técnico credenciado. (FONTE: https://sistemavrv.com.br/como-calcular-o-adicional-de-gas/)Gostou desse conteúdo? Seja um profissional de sucesso, use essas dicas a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. 

Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:

Gás refrigerante: Como fazer o cálculo correto de fluido no ar condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down