Conforto, bem-estar e praticidade: essas são as grandes vantagens de um ar-condicionado. Mas, com a aquisição desse equipamento para tornar os dias mais agradáveis, muitas pessoas começam a se preocupar com o consumo de energia.
Mas qual será o melhor caminho para essa questão? Será que é possível ter um ar-condicionado movido a energia solar? Qual a opção mais econômica do mercado? Confira, neste post, todas as respostas para essas perguntas.
Há alguns anos, a LG criou um aparelho nesta modalidade. O equipamento, contudo, foi descontinuado do mercado. Portanto, hoje não existe um ar-condicionado movido a energia solar.
Até existe para venda um kit único específico para esses aparelhos, mas esse funcionamento não é garantido. Isso acontece porque o ar-condicionado precisa de fornecimento constante de energia, e um painel pequeno não é capaz de fornecê-la.
O que pode ser feito é a instalação de um sistema fotovoltaico na sua empresa ou na sua residência como um todo. Assim, todo equipamento eletrônico - incluindo o ar-condicionado - funcionará por meio da energia solar.
Optar pela instalação de um sistema fotovoltaico é a melhor forma de se utilizar a energia solar para alimentar um ar-condicionado.
No Brasil, faz sol durante praticamente o ano inteiro. Em algumas regiões, de maneira ainda mais intensa do que em outras. Por isso, tanto para empresas, quanto para pequenos comércios e residências, a energia solar é uma excelente solução para a questão que abordamos acima.
Quanto mais luz solar, maior a produção de energia limpa. Mesmo durante a noite, a carga produzida fica armazenada e é capaz de continuar servindo aos eletrônicos.
Em caso de dias de menos sol, muitas nuvens ou até chuva, será preciso retornar ao consumo de eletricidade, fornecido pela distribuidora de sua região. Você consegue manter o padrão de conforto que tanto deseja e, ainda assim, economizar com os gastos com a conta de luz.
De maneira geral, a energia solar pode te ajudar a reduzir em 95% os custos. E, nesse contexto, está incluída a carga necessária para o ar-condicionado. É muita economia, não é mesmo?
É preciso conferir qual a potência e quanto cada equipamento precisa, e até por quanto tempo ele fica ligado. Mas, em média, são necessárias ao menos 7 placas solares para alimentar com tranquilidade o consumo de um aparelho de ar-condicionado.
O investimento inicial em um sistema de energia solar é mais alto, mas é importante lembrar que os gastos se pagam com a economia promovida na conta de luz ao longo dos meses. Ainda, a vida longa útil das placas chega a, no mínimo, 25 anos.
Se você ainda não está preparado para investir em um kit de energia solar, fique tranquilo: há outras maneiras de garantir a redução na sua conta de luz, no que está relacionado ao ar-condicionado.
Existe, hoje no mercado, uma tecnologia chamada Inverter. Ela é capaz de reduzir o consumo de eletricidade entre 60 e 70%, se comparada aos equipamentos tradicionais.
Esse funcionamento diferenciado se deve por conta do compressor do ar-condicionado, que trabalha de maneira constante e ininterrupta. De acordo com a demanda escolhida no controle remoto, ele acelera ou desacelera sua rotação, para atender à temperatura desejada.
Nos modelos convencionais, o compressor tem o modo on/off. Quando alcança o objetivo do conforto térmico no ambiente, ele para de girar. Quando o sensor da evaporadora detecta que a temperatura está começando a oscilar, o compressor volta à sua rotação e assim segue em ciclos.
São essas partidas de liga e desliga que geram os picos de consumo de energia, inexistentes nos aparelhos inverter.
Agora que você já sabe como funciona essa tecnologia que vai te ajudar a economizar, conheça mais vantagens do ar-condicionado inverter.
Ar-condicionado Split Hw Inverter Neo Top Agratto 9000 Btus Frio 220v Mono: os aparelhos de refrigeração Agratto estão entre os splits mais econômicos do mercado, e esse modelo pode reduzir em até 60% no consumo de energia.
Ar-condicionado Split Hw Dual Inverter Voice Lg 18000 Btus Frio 220V Monofásico: este equipamento é altamente tecnológico. Além do Inverter garantir maior estabilidade e redução da vibração, proporcionando até 70% de economia de energia e uma refrigeração em até 40% mais rápida, por meio do controle mais amplo da velocidade, esse modelo aceita comandos de voz ou por aplicativo no celular.
Ar-condicionado Split Cassete Inverter Lg 24000 Btus Quente/Frio 220V Monofásico: oferece até 60% mais de economia comparada a equipamentos convencionais. Atende ambientes médios e grandes de maneira eficiente e discreta.
Ar-condicionado Split Teto Inverter Lg 52000 Btus Quente/Frio 220V Monofásico: rápido, econômico e silencioso. Para grandes ambientes, oferece até 60% mais de economia comparada a equipamentos convencionais.
Já viu que dá para ter ar-condicionado sem pesar a conta de luz, não é mesmo? Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre os aparelhos de ar-condicionado mais econômicos do mercado, entre em contato com nosso time de especialistas via chat. Estamos prontos para te atender!