Quando falamos no calor do verão brasileiro, o sol muitas vezes pode ser o vilão trazendo temperaturas difíceis de aguentar. Agora, você já pensou que o mesmo sol pode ser a solução para garantir o uso do ar-condicionado ao mesmo tempo em que economiza energia? Isso é possível com o ar-condicionado movido à energia solar!
Reunimos aqui tudo o que você precisa saber a respeito, para ter o conforto térmico que você busca sem impactar no bolso. Confira!
Quando falamos em vantagens de ter um ar-condicionado alimentado por energia solar, logo vem à cabeça a economia sentida no bolso.
Especialistas indicam que, em uma residência, o retorno sobre o investimento em um sistema fotovoltaico é alcançado em poucos anos. Ou seja, é pouco tempo até que todo o dinheiro inicialmente investido seja recuperado considerando a economia na conta de energia. Para comércios, indústrias ou condomínios, o retorno do investimento é ainda mais rápido.
Para que se tenha referências práticas, é possível encontrar no mercado um conjunto de painéis pelo preço médio de R$ 12.000 mil. Com um retorno do investimento estimado em quatro anos e a vida útil das placas que chegam a 25 anos, o valor inicial gasto vale a pena.
Outro motivo sustentável para ter um sistema de energia fotovoltaica é a produção de eletricidade por meio da irradiação do sol. Essa fonte de energia ajuda a retardar o aquecimento global.
Confira outras vantagens do ar-condicionado sustentável:
O sistema de energia fotovoltaica é composto por placas geralmente instaladas no telhado de residências ou estruturas de áreas comuns em condomínios. Os painéis são conectados à uma tecnologia inversora que é capaz de transformar a luz do sol em energia para ser consumida ao longo do dia.
A energia que não for consumida imediatamente é acumulada na rede de energia elétrica da cidade para consumo público. A energia cedida gera créditos para serem usados pela residência geradora durante a noite ou em dias sem sol. Estima-se que o uso das placas solares é capaz de reduzir em até 98% o gasto com energia elétrica de uma casa.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), já existem mais de 300.000 sistemas fotovoltaicos de geração distribuída no país. Esse número demonstra a tendência de casas, condomínios e construções de forma geral mais sustentáveis.
A definição da quantidade de placas solares necessárias para alimentar grande parte do consumo energético de uma residência varia. O número de placas é estabelecido a partir de fatores como espaço do telhado, localização do imóvel, a concessionária de energia elétrica e outros fatores. Com um país grande como o Brasil, a própria região donde a residência se encontra é um dos principais influenciadores na quantidade de placas.
Importante, portanto, sempre consultar uma empresa especializada para a correta instrução. Além disso, a instalação do sistema de energia fotovoltaica também deve ser feita por especialistas.
Ressaltamos ainda que, em uma casa com mais de um aparelho, será necessário um alto investimento inicial em placas fotovoltaicas. Desta maneira, todos os condicionadores de ar podem funcionar totalmente movidos à energia solar.
O indicado, em todos os casos, é buscar por modelos modernos que já apresentem um consumo menor de energia. Isso é indicado pelo Selo A de Classificação Energética do Inmetro. Com aparelhos mais eficientes e gasto energético menor, é possível otimizar as placas de energia solar. Assim, elas serão suficientes para todo ou grande parte do consumo da residência.
Confira alguns exemplos de modelos com Classificação A em consumo de energia:
O processo de instalação do ar -condicionado sustentável segue o padrão de todos os outros aparelhos. Basta o sistema de energia fotovoltaica estar instalado também para dar início a uma climatização econômica e sustentável.
A partir disso, é só escolher o modelo ideal para a necessidade da sua residência ou empresa.
É importante lembrar que é sempre fundamental contar com uma equipe técnica que seja especializada em ar-condicionado. Uma instalação feita incorretamente pode ocasionar desgastes prematuros do ar. Sem contar o consumo de energia elétrica superior ao esperado para o modelo.
A CentralAr.Com conta com os serviços de manutenção e instalação de ar-condicionado com técnicos treinados, atendendo em todo o Brasil. Para os aparelhos comprados pelo site, a instalação pode ser contratada ao mesmo tempo, para maior praticidade, com pagamento em até 10 vezes sem juros.
Aqui no blog você encontra comparativos de produtos, informações técnicas, dicas sobre quando comprar seu ar condicionado, e muito mais! Continue explorando e até a próxima!