Qual a distância correta entre a evaporadora e a condensadora? Essa resposta pode não ser tão simples, afinal isso pode variar de acordo com o fabricante, além disso, quanto menor a potência, menor é o distanciamento exigido e vice-versa. Na hora da instalação do ar condicionado, muitos pontos devem ser considerados pelo instalador, e esse é um deles.
Se você é consumidor, considere sempre contratar o serviço de um profissional qualificado de instalação e manutenção de ar condicionado, ele irá garantir que todo o processo de implementação do aparelho seja o ideal para sua necessidade. Portanto, o desempenho e a eficiência do seu aparelho começa na contratação desse serviço.
Pensando nisso, separamos algumas dicas técnicas sobre o distanciamento correto entre as tubulações do ar condicionado, confira:
Como dito acima, seguir as orientações técnicas de um profissional é a melhor forma de garantir a eficiência da instalação, Um dos pontos principais é calcular corretamente o diâmetro, comprimento e desníveis de cada tubulação de acordo com o manual, cada distância exigida é responsável por um fator na hora da refrigeração correta do aparelho, por exemplo, usar uma medida maior ou menor influenciará, e muito, no resultado que o aparelho irá entregar, podendo inclusive danificá-lo.
Atentar-se a essas medidas exigidas pela marca é muito importante também para que não haja problemas com o fluido e/ou alguns outros componentes. Ao usar uma medida inferior à exigida de fábrica, por exemplo, o fluído pode entrar no compressor em estado líquido danificando o componente. Além disso, isso também pode causar uma série de outros problemas à máquina, tais como, excesso de vibração, ruído e até o dano do compressor do ar condicionado.
Os tubos e conexões do ar condicionado podem ser de materiais diversos como cobre, alumínio entre outros. Esses materiais, muitas vezes, são diferenciais importantes para a decisão de compra, afinal, cada material tem seus prós e contras.
Entenda, tubos de cobre são muito mais eficientes pois não se degradam facilmente, podem ser soldados e, além disso, um de seus diferenciais é que o material não corrói com o efeito da maresia (cidades litorâneas). No caso do alumínio, o material é mais acessível ao bolso do consumidor, mas pode corroer com o tempo por ser um tipo de metal mais frágil. Outro ponto é que, sua eficiência térmica é menor do que a do cobre, afinal estamos falando sobre resistência, e por isso acaba exigindo um pouco mais do material em quantidade, isso quando esse é o material escolhido na hora da instalação.
As tubulações da parte elétrica se referem principalmente aos cuidados da pré-instalação do aparelho, além da infraestrutura, antes de instalar o aparelho, preparar o espaço para o fornecimento adequado de energia é muito importante, afinal, isso não garante apenas o bom funcionamento do aparelho, mas também a segurança do espaço. De acordo com as características do imóvel, estas podem ser do tipo calhas, eletrodutos metálicos (galvanizados) ou tipos plásticos, respeitadas as bitolas dos cabos que serão instalados.
Ao instalar qualquer aparelho que tem um consumo grande de energia, o imóvel precisa seguir os cuidados corretos para evitar acidentes, inclusive incêndios.
Para saber mais sobre isso, leia nosso conteúdo sobre DPS (dispositivo de proteção contra surtos), saiba o que é e qual sua importância na pré-instalação do ar condicionado.
Tubos de drenagem são os responsáveis por direcionar a água que sai do aparelho, resultante do processo de refrigeração. Normalmente estes tubos são de PVC, o dreno sai da unidade evaporadora(interna) e deve ser direcionado para um ponto pluvial.
O ponto de drenagem deve ser definido até mesmo antes da instalação, em aparelhos split é bem comum embuti-los na parede, por exemplo.
Importante lembrar que, caso a unidade seja do tipo ciclo reverso, ou seja, além de resfriar ela também tem a função de aquecimento, quando utilizado este modo de operação, a água de condensação será formada pela unidade externa. Portanto esta também deverá ser conectada a uma linha de drenagem adequada.
Tubulações frigoríficas do ar condicionado referem-se a tubos de cobre e/ou alumínio que levam o ar refrigerante entre as unidades. Portanto suas bitolas e espessuras variam por aparelho e devem ser de acordo com a capacidade do ambiente e, é claro, de acordo com o manual também.
O isolamento térmico dos tubos do ar condicionado, independente do material, devem ser feitos com cautela e precisão, afinal eles levam o ar refrigerante para as unidades(condensadora e evaporadora). Durante a instalação o procedimento de isolamento é feito pensando nesse fator, além da espuma elastomérica, alguns profissionais reforçam a vedação para garantir a eficiência do trabalho.
Flange é um método utilizado por técnicos na hora da instalação para unir o tubo à conexão do sistema de ar condicionado. Quando feito com perfeição, isso evita que haja vazamentos, pois deve fazer com que a conexão fique vedada sob forte compressão. O técnico deve usar uma ferramenta específica para fazer o flange, pois a extremidade deve ser perfeita para ser conectada.
Concluímos que, seguir essas dicas é muito importante para o desempenho da máquina, tanto em sua eficiência, como também na preservação de sua vida útil. Se as distâncias estiverem fora dos padrões exigidos, o cliente perde até a garantia do produto.
O diagnóstico de um técnico é sempre primordial para a instalação e manutenção de qualquer aparelho de ar condicionado. Vale reforçar também que, seguir corretamente o manual de instalação do ar condicionado é indispensável.
Pensando em tubos e conexões, lá no nosso instagram temos algumas dicas de como esconder as tubulações do ar condicionado, clique aqui para conferir!
Gostou desse conteúdo? Seja um profissional de sucesso, use essas dicas a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio.
Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:
✌️