Muito usada em pisos e móveis, a madeira também é ótima opção para a montagem de forros em tetos. O visual funciona tanto para ambientes internos quanto externos. Além de levar elegância e rusticidade para esta parte do cômodo, o material auxilia na instalação de um projeto de iluminação. O material ainda pode ocultar encanamentos e fiações elétricas, deixando o espaço mais organizado. A madeira também se destaca entre as opções de forros por proporcionar maior conforto térmico.
Os tipos de madeiras mais utilizados para a confecção de forros são o Cedrinho, Ipê e Jatobá, entre outros, por serem duráveis e resistentes ao ataque de cupins. Cada tipo de madeira tem uma tonalidade, portanto, você pode escolher qual se encaixa mais ao seu gosto e à decoração do ambiente.
O Cedrinho, por exemplo, possui um tom castanho avermelhado. No caso do Jatobá, o tom pode variar do castanho claro ao avermelhado. Já o Ipê tem coloração pardo-acastanhada. O forro do teto é formado por lâminas, também chamadas de lambris ou placas de madeira, que são encaixadas uma a uma para cobrir o teto.
Profissionais do segmento de marcenaria informam que o forro deve ser feito na finalização da obra. Eles também sempre frisam que o primeiro passo é a etapa de fiação elétrica. Para que a confecção do forro seja ágil e eficaz, recomenda-se a contratação de mão de obra especializada para a realizar o serviço.
E não é porque você vai usar a madeira no forro do teto que não pode aproveitá-la em outras partes do ambiente. Balcões, painéis e paredes revestidas, por exemplo, combinam com madeira, levando muito estilo para o seu imóvel.
Na hora de realizar sua obra ou reforma, você pode aproveitar para fazer suportes para seus aparelhos de ar-condicionado modelo Split. É uma ótima opção para quem opta por móveis planejados e quer aproveitar seus ambientes com muito conforto. Veja modelos de condicionadores de ar Split aqui.
Há cômodos que também podem ser inteiramente revestidos com a matéria-prima natural. É válido para qualquer lugar, como salas de estar, jantar, cozinha e até mesmo esses ambientes integrados.
Se você aprecia o aspecto da madeira, mas prefere um material com custo mais acessível para forrar seu teto ou revestir seu imóvel, pode optar pelo MDF (Medium Density Fiberboard). O material consiste em fibra de madeira de média densidade, fabricada com resinas sintéticas.
Além do custo reduzido em relação à madeira, a MDF tem a vantagem de poder ser cortado de diversas formas e ângulos. Ou seja, é a possibilidade de dispor de diversos tipos de acabamentos.
É importante lembrar que tanto a madeira quanto o MDF devem ficar longe de água e umidade para que não sejam danificados. Por isso, é necessário ficar sempre atento ao teto do imóvel, principalmente nos períodos de chuva e no momento de realizar a limpeza. Caso molhem, seque-os com um pano.
Para auxiliar no controle da umidade, você pode optar pela instalação de um ar-condicionado que atue na desumidificação do ambiente. Em casos como este, a CentralAr.com indica o aparelho Electrolux Eco Turbo, que conta com a função desumidificar, responsável por tirar a umidade excessiva do ar.
Além disso, o condicionador de ar realiza sua autolimpeza, evitando a proliferação de odores e mofo. Com isso, o aparelho garante um ar mais saudável para os usuários. Saiba mais informações sobre o Electrolux Eco Turbo aqui.
Outro vilão da madeira é o cupim. Para mantê-lo afastado, marceneiros orientam que seja feita a manutenção das vigas e aplicação de verniz pelo menos a cada dois anos no forro. Desta maneira, a vida útil da madeira é prolongada.
Quer mais dicas de decoração e ambientes? Nos ajude a criar o melhor conteúdo para você, comentando o que gostaria de ver por aqui!
Não deixe de conferir os posts que estão a todo vapor no blog semanalmente. Aqui você encontra comparativos de produtos, informações técnicas, dicas sobre quando comprar seu ar condicionado, e muito mais!
Para conhecer mais sobre a CentralAr.com e nosso dia a dia, siga nossas redes sociais:
Instagram: @centralarcom
Twitter: @centralarcom