Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Dicas do que fazer para climatizar sua casa toda

Em temporadas de calor e dias muito quentes, é importante saber como refrescar a casa. Principalmente nos últimos meses, em que as pessoas têm passado mais tempo em casa por...

Em temporadas de calor e dias muito quentes, é importante saber como refrescar a casa. Principalmente nos últimos meses, em que as pessoas têm passado mais tempo em casa por conta do isolamento social e do home office. O conforto no nosso lar pode tornar o dia a dia mais agradável, leve e produtivo. Há maneiras de climatizar o ambiente com truques de decoração, pequenas adaptações nos cômodos e fazendo a escolha certa do ar condicionado. Veja, nesse post, o que fazer para climatizar a casa toda!

Climatizar com o uso de plantas no ambiente

As plantas dão um toque de suavidade e tornam o ambiente mais bonito. Além disso, são capazes de purificar o ar e refrescar a casa no calor. Algumas espécies são mais indicadas para ambientes fechados. Confira quais são as plantas que refrescam a casa:

Espada de São Jorge

Além de linda, essa planta umidifica o ar e produz bastante oxigênio. A Espada de São Jorge não precisa de muita rega porque armazena bastante água em suas folhas. Portanto, ainda é fácil de cuidar.

Palmeira-bambu

A dica é colocá-la perto de sofás e armários de roupas, porque ela absorve compostos químicos liberados por tecidos. Portanto, purifica o ar, traz leveza para o ambiente e é uma das ótimas dicas para refrescar a casa.

Samambaia

A samambaia é praticamente uma unanimidade na hora de refrescar a casa no calor. Ideal para ficar no alto e uma boa purificadora do ar.

Antúrios

Ficam perfeitas nos banheiros e na cozinha. São resistentes à pouca luminosidade e, ainda assim, purificam o ambiente e absorvem a amônia liberada por produtos.

Gérberas

Lindas, coloridas e ideais para locais com iluminação indireta. Purificam e refrescam o ar e são capazes de combater a insônia. Por isso, a indicação é colocá-las nos quartos.

Trocar tecidos e investir em cores leves

Além de saber das plantas que refrescam a casa, é importante conhecer cores e tecidos que são capazes de amenizar o calor dos cômodos. Assim, você consegue, aos poucos, climatizar a casa toda.

Nas temporadas mais quentes, você pode começar removendo tapetes pesados e mantas do sofá. Caso prefira mantê-los na decoração, pode dar preferência para os materiais de algodão. As almofadas do sofá, do mesmo tecido ou até de seda. Eles são mais leves do que sintéticos e trazem frescor para o ambiente. Importante, ainda, usá-los sempre em cores claras, como branco, bege, off-white e azul claro.

Cortinas e lençóis também precisam ser leves e de tons abertos, sempre de tecidos naturais ou semelhantes. O plástico de persianas e de blackouts, por exemplo, podem absorver mais calor e ficarem pesados no ambiente.

Clique aqui e confira 6 Dicas para usar o ar condicionado na decoração do ambiente.

Escolher o ar-condicionado ideal para climatizar os cômodos da casa

É importante escolher qual o ar-condicionado ideal para os cômodos, avaliando potência, tamanho do ambiente e circulação de pessoas. É possível usar uma calculadora de BTUs e descobrir qual o aparelho perfeito para sua casa.

Confira alguns modelos de ar-condicionado perfeitos para te ajudar a refrescar a casa:

Usar um ar condicionado só para dois cômodos

Neste caso, para  calcular a capacidade do aparelho, é preciso fazer o cálculo de BTU dos dois ambientes separadamente. E, em seguida, somar os dois resultados. Esses detalhes são importantes para que o ar condicionado trabalhe normalmente, sem ser sobrecarregado, e para que ainda consiga refrescar de verdade o ambiente.

Os cômodos precisam ser interligados e, além deles, não pode existir um corredor aberto para a sala, por exemplo. Esse corredor precisaria ser vedado, para que o ar fresco não escape para outros cômodos.

Usar lâmpadas de LED

As lâmpadas incandescentes e fluorescentes podem trazer aconchego, mas ao mesmo tempo, emanam calor e esquentam o ambiente. As de LED são as melhores opções porque oferecem efeitos parecidos e, assim, são capazes de refrescar a casa, além de consumirem menos energia.

Usar película solar nos vidros das janelas

Mesmo com o ambiente refrescado com ar condicionado e a troca de objetos pontuais, é importante não deixar os raios de sol chegarem diretamente dentro de casa. Assim, o aparelho consegue climatizar o cômodo sem muito esforço e com menos gasto de energia elétrica. Por isso, além das cortinas, você pode também pode utilizar uma película solar nos vidros das janelas.

Para saber mais sobre como climatizar a casa

Como você já sabe, o ar condicionado é um dos principais elementos para refrescar a casa.  Para escolher o seu, entre em contato com nossos especialistas via chat. Oferecemos atendimento personalizado, tiramos dúvidas e te ajudamos a identificar o aparelho perfeito para suas necessidades.

Compartilhe o Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down