Depois de 2 anos de pandemia e mais 30 milhões de casos registrados, os cuidados pós covid-19 têm sido cada vez mais buscados por conta das sequelas que a doença tem deixado. Mesmo com quase 76,4% da população com o 1º ciclo vacinal completo, a infecção ainda age agressivamente em alguns organismos.
Isso porque o vírus é relativamente novo e tem se mutado rapidamente, gerando algumas variantes. Este cenário torna difícil o mapeamento de sintomas, suas causas e possíveis tratamentos mais assertivos. Afinal, há pessoas que tiveram sintomas leves, outras mais graves e nenhum estudo ainda conseguiu concluir com certeza quais são as conexões possíveis entre os casos.
Enquanto os profissionais da saúde e ciência trabalham para desvendar mais a doença, as precauções para evitar a contaminação e os cuidados pós covid-19 são nossas melhores armas para reduzir os danos causados pela doença.
Usar máscara, evitar muitas aglomerações em locais públicos e estar com a vacinação em dia são prevenções que provavelmente você já está “careca de saber”. Mas, e os cuidados pós covid-19, caso você tenha se contaminado?
Esse é um tema pouco abordado devido a falta de informações conclusivas, entretanto, há cuidados genéricos que valem a pena comentarmos e que podem auxiliar em uma boa recuperação. Veja a seguir o conteúdo que preparamos sobre cuidados pós covid-19!
As sequelas deixadas pelo coronavírus ainda são muito variáveis de pessoa para pessoa. Entretanto, podemos agrupá-las em 5 principais grupos, onde a incidência de ocorrências é maior entre aqueles que desenvolveram a infecção e verificar alguns cuidados que podem ajudar.
Por se tratar de uma infecção respiratória ocasionada por um vírus, os danos nos pulmões são as sequelas mais comuns de se notar em pacientes já contaminados. Segundo a revista científica Nature, pelo menos 30% relataram falta de ar no período posterior à fase mais crítica da doença.
Portanto, é importante fazer um bom check-up para verificar a sua saúde pulmonar depois de ter desenvolvido a infecção. Realizar provas de esforço pulmonar, junto de uma avaliação médica com exames de imagem é fundamental para diagnosticar se o vírus provocou algum dano ao sistema respiratório.
Essa não é tão óbvia, mas possui alta ocorrência de casos. Os danos que o coronavírus causa ao coração são diversos e bem difíceis de serem notados sem ajuda médica. Em geral, as sequelas são ligadas a dificuldades de realização de atividade física, devido a fraqueza muscular, limitação do sistema cardiovascular ou capacidade respiratória insuficiente.
Nos casos mais graves, dores e palpitações no peito podem ser sentidas indicando uma possível miocardite, arritmia ou fibrose miocárdica a longo prazo.
Fique atento aos cuidados pós covid-19 e, na dúvida, visite um médico e peça uma análise mais profunda do seu sistema cardiovascular. Se verificado no início, as chances de recuperação e tratamento são maiores para que você retorne a sua qualidade de vida.
Segundo um estudo realizado pela Unicamp, onde ocorreu o monitoramento de pacientes recuperados de casos mais leves de infecção do coronavírus, descobriu-se por meio de avaliações neurológicas, exames clínicos e cognitivos os seguintes resultados:
Assim como o sistema cardiovascular, danos neurológicos também são difíceis de perceber. Em geral, ao fazer tarefas que exijam um grande esforço mental, as pessoas podem notar a falta de foco e dificuldade de concentração. Novamente, falando-se em cuidados pós covid-19, deve-se verificar junto de um médico o que pode ser feito.
Independente de quais sequelas você estiver sentindo, buscar viver um estilo de vida mais saudável é um dos cuidados pós covid-19 primordiais. Busque praticar atividades físicas para manter o corpo em movimento, mesmo que em menor intensidade.
A alimentação equilibrada com componentes nutritivos ao organismo será uma excelente aliada para acelerar a recuperação das sequelas da Covid-19. Também, desenvolva uma rotina de sono saudável para que seu corpo tenha energia suficiente. E, é claro, evite consumo de álcool em excesso e o tabagismo para evitar desgaste ao corpo.
>> “Amenize os impactos do clima seco na sua saúde” para ter um maior bem-estar
Segundo a Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), o ar-condicionado é um aparelho que tem por objetivo fornecer um ar limpo, agradável e recuperado ao ambiente. Além disso, ele mistura níveis de ar de renovação e contém ou esgota os contaminantes.
São aliados na recuperação da covid-19, pois realizam a manutenção de níveis saudáveis de umidade, o que reduz o risco de proliferação de fungos que possam atacar o organismo com imunidade baixa e mantém as mucosas hidratadas.
:>> Leia também “Mais que conforto: cuide da sua saúde com ar condicionado”
Colocando esses cuidados pós covid-19 em prática, com certeza a sua recuperação tende a ser melhor e, quem sabe, até mais rápida. Lembrando que cada caso é um caso e sempre a opinião médica é fundamental para o tratamento de qualquer sequela. Portanto, não deixe de se cuidar!
Para conferir mais conteúdos sobre saúde respiratória e ar-condicionado, navegue pelo nosso blog sobre refrigeração.
Pensando em comprar um ar-condicionado? Acesse a CentralAr.com, o e-commerce líder de mercado em climatização de ambientes!