O calor fica mais intenso pelas ruas e nada melhor do que a sensação de chegar em casa ou no trabalho e encontrar aquele ambiente refrigerado. Em alguns casos, o momento que tem tudo para ser delicioso se transformar em algo extremamente desagradável devido a problemas no ar-condicionado que poderiam ser evitados com manutenção preventiva ou com o serviço de um técnico especializado.
Reunimos aqui uma lista com os 5 defeitos mais comuns do ar-condicionado e como resolvê-los de forma rápida em cada uma dessas situações. Confira!
Um dos problemas mais comuns na utilização de ar-condicionado e que pode ser ocasionado por diversos motivos distintos é o aparelho que não refrigera o suficiente. Apesar de acionarmos determinada temperatura ao ligar o aparelho, o resultado não é o esperado e notamos que ele não está refrigerando como deveria.
O que pode causar o problema:
Nesses casos é indicado verificar as portas, janelas ou outras possíveis aberturas no cômodo como primeiro passo para solucionar o problema. Depois disso, conferir o filtro de ar pode ser uma boa opção.
Importante lembrar, que manter o filtro do ar-condicionado sempre com a limpeza em dia, garante não só o pleno funcionamento do aparelho, sem os temidos problemas que o ar-condicionado venha a ter, como também a saúde de todos que frequentam o ambiente. A peça é capaz de purificar e fazer com que o ar do cômodo esteja muito mais limpo, evitando a dissipação de poeira, vírus e bactérias, por exemplo.
Caso o problema no ar-condicionado persista, é importante acionar um serviço técnico especializado para realizar a verificação completa e identificar o motivo para o ar-condicionado não resfriar o suficiente.
Quando o ar-condicionado não liga, na maioria das vezes, o problema está no controle do ar e não no próprio aparelho. Além do controle, é importante também verificar se a energia e os fusíveis estão funcionando corretamente.
Se o problema não for tão simples de ser resolvido, pode ser que o ar-condicionado não esteja ligando por algum problema em peças internas como o compressor. Se for o seu caso, verifique se o aparelho está emitindo algum barulho fora do padrão e acione a assistência técnica.
O mercado de ar-condicionado conta hoje com aparelhos extremamente silenciosos, para atender, principalmente, aqueles que buscam um ar para os quartos e ambientes corporativos. No entanto, algumas vezes o ar-condicionado pode começar a gerar um problema constante, que faz com que a experiência de ter o aparelho em casa se torne desagradavelmente barulhenta.
O ruído pode ser causado por diversos motivos, relacionados ao mal de uso, necessidade de revisão ou de limpeza.
Motivos para o ar-condicionado barulhento:
Importante registrar que, por mais simples que a solução possa parecer, tentar solucionar o problema em casa, sem contar com a ajuda de um profissional, pode causar riscos a você e ao aparelho.
A condensadora tem como papel eliminar o excesso de água para fora do ambiente. Agora, quando a parte interna do ar-condicionado está pingando, é um forte indício de que alguma coisa não vai bem.
O problema pode também ser causado pela sujeira no filtro de ar, mas geralmente é necessário acionar a assistência técnica para identificar o problema, que costuma ser outros como a obstrução do dreno ou uma tubulação danificada.
Outro motivo comum como causa do ar-condicionado pingando é a instalação incorreta do aparelho, mais um motivo para contar com uma equipe especializada para realizar o serviço e evitar contratempos. Se o ar-condicionado for novo e apresentar vazamento desde os primeiros dias de uso, muito provavelmente o problema foi causado durante a instalação - pelo posicionamento da evaporadora inclinada, por exemplo.
Geralmente, quando há mau cheiro no ar-condicionado, o problema é ocasionado pela falta de higienização periódica do ar. O acúmulo de sujeira, poeira, poluição e microrganismos como fungos e bactérias dentro do aparelho pode fazer com que ele gere odores desagradáveis quando está em funcionamento.
Lembre-se que é necessário lavar o filtro a cada 30 dias em períodos de grande utilização do ar-condicionado. Uma limpeza profunda no aparelho também deve ser feita uma vez por ano, com ajuda de um técnico especializado.
Além da limpeza do filtro do ar-condicionado, que é indicado realizar o procedimento em casa uma vez por mês. Caso o aparelho seja utilizado com muita frequência, especialistas indicam seguir o protocolo de manutenção preventiva do ar-condicionado com a visita de um técnico anualmente para verificar por completo o funcionamento do ar-condicionado.
Dessa forma, mais do que saber como consertar o ar-condicionado, é possível evitar que os problemas do ar-condicionado aconteçam.
Para maior comodidade, na CentralAr.Com é possível contratar o serviço de manutenção e limpeza do ar-condicionado pelo próprio site, com atendimento em todo o Brasil. Todos os técnicos da empresa — que é líder na venda e distribuição de ar no país - são treinados para seguir todas as boas práticas indicadas pelos fabricantes.
O pagamento dos serviços, assim como a compra dos aparelhos pela CentralAr.com, pode ser feito em até 10x sem juros, com a segurança de ter 6 meses de garantia para a instalação e manutenção.