O calor apertou e o ar-condicionado parece não dar conta de resfriar o ambiente? O uso do aparelho continua o mesmo, mas a conta de energia só aumenta? Pode ser a hora de comprar um novo. Mas, como saber se chegou o momento de trocar o ar-condicionado ou se o melhor caminho é a manutenção?
Preparamos aqui todas as informações necessárias para você entender a vida útil do seu ar-condicionado. Confira!
A sua conta de energia está muito mais alta comparada a um período anterior em que o ar-condicionado foi utilizado com a mesma frequência? Esse pode ser um indicativo de que o seu aparelho precisa ser trocado.
Os modelos mais convencionais - principalmente os antigos - tendem a consumir mais energia. Hoje é possível encontrar no mercado, por exemplo, o ar condicionado Inverter. Esse tipo de sistema é a melhor opção para quem quer economizar energia a longo prazo.
O aparelho consegue gastar menos porque o sistema Inverter controla a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. Sendo assim, quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor. A medida em que não utiliza a potência máxima da velocidade do compressor quando não é necessário, o aparelho gasta menos energia.
Para completar, o ar-condicionado Split Inverter é mais silencioso, conta com gás ecológico e íons negativos que removem a sujeira e o odor do ar, mantendo o ambiente saudável.
Agora, se sempre consumiu muita energia, o problema pode ser outro com uma mesma solução: a troca do aparelho. Os modelos mais novos trazem tecnologias capazes de economizar até 70% se comparado aos aparelhos mais antigos. Então, nesse caso, uma manutenção não seria o suficiente para resolver a questão.
A troca do aparelho compensará a medida em que você perceba a grande redução do consumo de energia. Além disso, pode haver melhor entrega na potência com o novo ar-condicionado.
Na hora da compra, é imprescindível também conferir qual a Classificação Energética do INMETRO para o produto. Isso permite saber o quão econômico é o ar-condicionado ao comparar os modelos.
As novas tecnologias disponíveis hoje no mercado estão muito interligadas com o próprio consumo de energia. Alguns modelos de ar-condicionado janela, por exemplo, são desenvolvidos com serpentinas com tubos em 100% cobre e ranhuras internas. Essas inovações melhoram a condutividade térmica e, consequentemente, reduzem o consumo de energia.
As características do produto também aumentam a durabilidade do ar-condicionado janela. Quando comparamos com os produtos desenvolvidos com serpentinas de alumínio, a vida útil do cobre é bem maior.
Para saber mais sobre as diferenças entre tubulações de cobre e alumínio clique aqui.
Fatores que você deve levar em conta:
Lembrando que é fundamental contar com a opinião de um especialista no assunto para identificar ou confirmar os problemas técnicos relacionados. Decidiu comprar? Então é importante entender também como escolher o melhor modelo de ar-condicionado para as suas necessidades.
A durabilidade do produto depende muito dos componentes utilizados em sua produção. Modelos mais antigos, desenvolvidos com materiais pesados, podem alcançar até 20 anos de vida útil.
Apesar do longo período, as tecnologias avançaram para o aparelho operar por mais tempo e com maior potência.
Estima-se que um ar-condicionado atual tenha uma vida útil de 10 a 15 anos, caso passe pelas manutenções e limpezas recomendadas.
Em alguns casos sim. A partir do diagnóstico de um especialista, é possível realizar reparações e trocas de peças para prolongar o uso. Agora, se mesmo com limpezas e manutenções frequentes, o aparelho insiste em dar novos ou os mesmos problemas, pode ter realmente chegado ao fim a vida útil do aparelho.
Importante, neste caso, avaliar todas as opções de modelos disponíveis no mercado. Assim, você entende aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades atuais. O primeiro passo é saber qual a potência necessária do aparelho para o cômodo onde será instalado com uma Calculadora de BTUs.
Como vimos, a troca do aparelho pode ser o melhor caminho em diversas situações. No entanto, é importante ressaltar que uma manutenção bem feita, com a periodicidade adequada é o que define se o seu ar-condicionado vai ter uma vida útil mais longa ou não.
O ideal é que todos os aparelhos passem por uma manutenção preventiva a cada seis meses. A revisão das peças visa evitar problemas futuros como vazamentos e quebra do equipamento.
Nesse sentido, contar com serviços de qualidade na manutenção e limpeza garante o melhor aproveitamento e aumenta a vida útil do produto. Em relação à limpeza, faça a cada dois meses para garantir o bom funcionamento e evitar impurezas no ar.
Sobre a limpeza, para aqueles que possuem um Janela, que permite lavar o filtro em casa a qualquer momento, é fundamental destacar a importância de também realizar uma manutenção periódica para que seja realizada uma limpeza profunda no filtro e em outras peças do aparelho.
E o mais importante é sempre saber que: com a ajuda de um técnico especialista você vai poder ter a certeza de quando é o momento de trocar o ar-condicionado ou se uma manutenção pode prolongar a vida útil do aparelho.
Obrigado pelas dicas!
Que bom que gostou, fique de olho que sempre temos novos conteúdos assim amigão!