Conhecer os principais códigos de erro dos aparelhos de ar-condicionado, no caso, códigos de erro Springer, pode ajudar, e muito, na hora de identificar, mais facilmente, as necessidades do equipamento que esteja apresentando defeito ou, também, te orientar a evitar outras complicações mais graves.
As novas tecnologias que integram esses aparelhos acompanham identificadores de falhas no sistema e, ainda, indicam as possíveis causas por meio de códigos exibidos no display da máquina.
No entanto, muitas pessoas podem não entender o que significam as combinações de letras e números informadas pelo equipamento, deixando de acionar um profissional especializado para cada condição.
Nesse caso, vale a pena saber quais são os principais códigos de erro da Springer e, com isso, entender a falha que pode estar atrapalhando o funcionamento do seu aparelho de ar-condicionado.
Os aparelhos de ar-condicionado Springer Midea oferecem uma série de tecnologias que acompanham seus modelos, desde os tradicionais, até equipamentos portáteis.
Todos apresentam identificadores de falhas nos componentes, para garantir a segurança e auxiliar clientes no caso de mau funcionamento.
Dessa forma, os aparelhos de ar-condicionado exibem códigos de erro no display, além de interromper as atividades para verificação.
Em um primeiro momento, o consumidor deverá notar se as funções do aparelho estão funcionando corretamente. Se identificar algum som diferente, barulhos ou falhas no ar-condicionado, é importante verificar o display.
A pequena tela que exibe informações sobre a temperatura e configurações selecionadas também apresenta os indicadores de erro.
Além do código, que acompanha uma letra e um número, os botões de liga/desliga também podem estar piscando.
Com isso, se a combinação de botão piscando e código no display estiver ativa, o usuário deverá desligar o aparelho e procurar a falha referente à informação apresentada.
Existe uma série de códigos de erro dos aparelhos de ar-condicionado Springer, no entanto, alguns são mais comuns de serem apresentados.
Dessa forma, é mais recomendável que o utilizador do aparelho conheça as principais condições, para saber quais medidas tomar. Por isso, veja quais são os códigos de erro mais comuns nos equipamentos Springer, e o que eles podem significar:
Se o código EC estiver aparecendo no display, pode significar um problema na placa condensadora do seu ar-condicionado.
Geralmente, representa a falta de fluidos refrigerantes, que podem acabar ou se desgastar. Com isso, o compressor passa a operar em temperatura mais alta, ficando sem força para refrigerar a troca de ar.
Quando o aparelho identifica que o ar que sai continua no mesmo grau do ar de entrada, ele ativa a paralisação da função e exibe o erro EC.
Nesse caso, é indicado testar o capacitor do aparelho, para verificar se a leitura de temperatura está sendo feita corretamente.
Enquanto isso, um dos principais códigos de erro do ar condicionado Springer é o E1.
Trata-se de uma identificação para falha de comunicação entre as unidades que compõem o equipamento. Usualmente, está relacionado às placas internas e externas.
Quando o equipamento é acionado, as placas que estão dentro e fora do ambiente iniciam uma troca de dados, para realizar testes e verificações antes de iniciar o ciclo de funcionamento.
Contudo, interrupções nessa comunicação fazem com que o ar condicionado interrompa suas atividades e apresente essa indicação.
Nesse caso, o usuário pode verificar, sozinho, se existem fios soltos, interrompidos ou com falhas.
Se não localizar nada, podem ser problemas dentro das placas, sendo recomendável acionar um profissional para desmontar o equipamento.
Entre os códigos de erro de ar condicionado Springer, a falha P1 significa proteção contra alta ou baixa tensão.
Isso significa que a placa condensadora está recebendo tensão que não pode atender às suas necessidades.
Seu resfriamento precisa ser constante e estável, para que não existam problemas no funcionamento.
Com uma baixa tensão, a placa passa a receber menos força. Enquanto isso, uma alta tensão faz com que ela trabalhe demais, podendo aquecer ao ponto de queimar.
Além disso, outros problemas relacionados ao erro P1 podem ser pasta térmica ressecada ou dissipador de calor sujo.
Essas verificações podem ser feitas pelo usuário, enquanto problemas na conexão dos fios que passam tensão devem ser revisados por um profissional.
Por fim, o P4 também está entre os principais códigos de erro dos aparelhos de ar-condicionado Springer. Ele representa uma proteção contra falha do compressor.
Nesse caso, a placa driver do aparelho está com algum erro de funcionamento.
Esse código apresenta uma família de erros, que vão de P40 a P49. Os significados podem variar, inclusive na operação.
Falhas P40, P41 e P45 só podem ser resolvidas com a troca da placa driver, que está comprometida.
No entanto, outros erros podem ser verificados pelo próprio usuário:
Ao identificar um desses erros, o utilizador pode procurar por falhas nos cabos de conexão mal encaixados, verificar os trocadores de calor ou ver se existe fluído refrigerante suficiente.
De modo geral, recomenda-se que iniciantes ou pessoas sem nenhum conhecimento sempre chamem um profissional habilitado para verificar os códigos de erro do ar condicionado Springer.
No entanto, para quem possui conhecimentos intermediários, vale a pena conferir a família de erro mostrado no display.
Em alguns casos, cabos mal encaixados ou fluídos que acabaram podem ser resolvidos individualmente, com a compra de novos itens e troca simples, sem necessidade de desmontar a estrutura.
Por outro lado, se não for possível identificar nenhuma falha de comunicação, o problema pode ser interno, nas placas responsáveis pela troca de dados ou pela condensação do ar.
Nesse caso, contratar um profissional é fundamental, para avaliar o caso corretamente e propor a melhor solução, evitando maiores problemas com o aparelho.
Contudo, conhecer os principais códigos de erro da Springer pode ajudar a descrever a falha. Por isso, verifique todas as informações do display antes de acionar o técnico.
Que tal crescer ainda mais a sua cartela de clientes e aumentar a credibilidade de sua empresa? Se você que chegou até aqui é instalador, arquiteto, ou trabalha com vendas, e ainda não conhece o nosso modelo de parceria, confira a seguir:
Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso: