Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Como calcular BTUs por m² ao escolher seu ar-condicionado?

Entenda o que são os BTUs e veja como calcular BTUs por m² para garantir o ar-condicionado ideal de acordo com as necessidades da sua casa.
Como calcular BTUs por m² ao escolher seu ar-condicionado?

Como calcular BTUs por m² é uma das principais dúvidas durante a escolha de um ar-condicionado. E não é à toa, uma vez que garantir a capacidade correta do aparelho de acordo com o espaço em que ele será instalado é importante para manter a temperatura ideal, seja no frio, seja no calor!

Para ajudar você nessa tarefa, vamos mostrar o que, afinal, são os BTUs e qual é a importância deles, além de ensinar como fazer o cálculo dos BTUs por metro quadrado para garantir o melhor ar-condicionado para o seu lar. Confira!

O que são os BTUs do ar-condicionado?

O famoso BTU é a sigla para British Termal Unit, que em português pode ser traduzido para Unidade Térmica Britânica. Em relação ao ar-condicionado, os BTUs são usados para medir a quantidade de energia necessária para mudar a temperatura em um ambiente, seja para aquecer ou refrigerar.

Dessa forma, o BTU funciona como um indicador de potência do aparelho — ou seja, quanto maior o espaço em que o ar-condicionado será instalado, maior deverá ser a quantidade de BTUs para que ele seja capaz de operar no cômodo com eficiência.

Para saber quantos BTUs são necessários, é preciso avaliar vários fatores. Um dos principais, porém, é justamente o tamanho em metros quadrados do ambiente — por isso calcular os BTUs por m² é tão importante durante a escolha de um ar-condicionado.

A boa notícia é que, independentemente da necessidade, não faltam modelos à disposição. Isso porque há opções de ar-condicionados para espaços pequenos, médios e grandes, bem como para ambientes domésticos e comerciais.

Como calcular BTUs por m²?

Normalmente, são necessários de 600 a 800 BTUs por metro quadrado. A variação entre os valores ocorre por conta da incidência de luz solar, um fator relevante a se avaliar, uma vez que também impacta a temperatura do ambiente e, por consequência, a capacidade do aparelho.

Além disso, o cálculo do ar-condicionado por m² deve considerar o número de pessoas que, geralmente, estarão no ambiente. A cada pessoa, acrescentam-se 600 BTUs para chegar ao resultado final da potência indicada.

Para exemplificar, vamos fazer o cálculo de quantos BTUs são necessários para 30 m². Ao considerar um ambiente com pouca incidência de luz solar e quatro pessoas que ocupam, juntas, o espaço, a conta será a seguinte: (600 x 30) + 2.400. Ou seja, a capacidade mínima ideal do ar-condicionado escolhido deverá ser esta: 20.400 BTUs.

Se apenas duas pessoas por vez utilizassem o cômodo, por exemplo, o cálculo seria: (600 x 30) + 1.200, indicando a necessidade de um aparelho de, pelo menos, 19.200 BTUs. Em um área de 30 m² para quatro pessoas e maior incidência de luz solar, a conta seria (800 x 30) + 2.400, e o resultado 26.400 BTUs.

Para facilitar ainda mais a sua escolha, é possível conferir a indicação de BTUs por m² nos principais modelos de ar-condicionado. Por exemplo, quantos m² gela um ar-condicionado de 12.000 BTUs? O modelo é indicado para áreas de 15 m² a 20 m², a depender também da incidência de luz solar e da quantidade de pessoas no ambiente.

Quantos m² gela um ar-condicionado de 18.000 BTUs? Essa opção é recomendada para ambientes médios, de 20 m² a 25 m², também considerando a incidência da luz do sol e o número de usuários. Por fim, quantos m² gela um ar-condicionado de 22.000 BTUs? Com maior capacidade, esse aparelho é ideal para espaços com tamanho entre 25 m² e 30 m².

3 dicas extras para escolher os BTUs do seu ar-condicionado

Como vimos, o passo a passo de como calcular BTUs por m² leva em consideração, principalmente, o tamanho do ambiente, a incidência de luz solar e a quantidade de pessoas no cômodo. Contudo, você deve avaliar também outros fatores ao escolher a capacidade do aparelho.

Horários de utilização do cômodo 

Ao longo do dia, haverá variação na temperatura "natural" de cada ambiente —  em um cômodo poente, por exemplo, você sentirá mais calor ao final da tarde. Portanto, considere se utilizará o local em horários que demandam maior ou menor refrigeração do aparelho. 

Consumo de energia

Quanto mais potente o aparelho, maior será o consumo de energia. Contudo, não adianta optar por um ar-condicionado com capacidade aquém da indicada para “escapar” da conta. O ideal é seguir as dicas da calculadora de BTUs por m² para garantir equilíbrio entre eficiência e economia.

Tamanho do aparelho

Aparelhos com maior capacidade também costumam ser mais robustos. Por isso, antes de comprar, confira o espaço disponível no cômodo para o ar-condicionado, a fim de garantir que o item caberá com tranquilidade na área em questão.

A escolha do ar-condicionado com a capacidade correta proporciona mais eficiência durante o uso, o que é fundamental para que a temperatura esteja sempre de acordo com a sua preferência. Por isso, siga as dicas deste texto e faça o cálculo de BTUs por m² para garantir a compra do modelo ideal!

Agora que você já sabe como calcular BTUs por m², confira também qual é o melhor lugar para instalar o ar-condicionado na sua casa. Aproveite a leitura!

Compartilhe o Post
Tags Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down