Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Qualidade do ar nas escolas - Entenda sobre!

O conforto e a qualidade do ar no ambiente escolar influenciam muito no bem-estar e até mesmo no aprendizado dos alunos. Por tanto, é necessário falar da importância do ar...
banner, qualidade do ar nas escolas. Aluna de máscara, estudando

O conforto e a qualidade do ar no ambiente escolar influenciam muito no bem-estar e até mesmo no aprendizado dos alunos. Por tanto, é necessário falar da importância do ar condicionado nas escolas para que o local se torne agradável, seguro e limpo.

Considerando que faz calor durante o ano inteiro na maioria das cidades brasileiras e que meninas, meninos e professores precisam permanecer em sala de aula por pelo menos cinco horas diárias, vamos explicar por que é essencial instalar ar condicionado na sala de aula.

Ar condicionado na escola promove saúde

Uma grande justificativa para a aquisição de ar condicionados para escolas é a saúde dos alunos, tendo em vista o cenário atual em que vivemos, com a COVID 19. Saúde é a base de tudo! Entenda como o aparelho influencia na qualidade do ar nas escolas.

Qualidade do ar nas escolas

O ar condicionado conta com uma peça chamada filtro. Quando ligados, enquanto refrescam, eles purificam a atmosfera do ambiente.

O ar circulante na sala de aula passa pelo filtro que retém poeiras e outros micro-organismos que estejam dispersos no local. O resultado do ar condicionado nas escolas é um ambiente mais saudável, aumentando a qualidade do ar para todas as crianças e adolescentes.

Fatores de importância – Covid 19

A necessidade de ambientes climatizados se tornou necessário para o funcionamento de diversos segmentos, dentre eles as escolas que começam a retornar suas atividades de forma gradativa. Ambientes sem climatização, ou ventilação obstruída - portas e janelas fechadas, são fatores que refletem diretamente na dispersão de qualquer tipo de vírus.

Destacamos a intensificação dos serviços de manutenção, medida essa que contribui para o funcionamento de um ambiente com segurança, além da garantia de qualidade do ar.

Previne contra o surgimento e manifestações de alergia

Alguns aparelhos de ar condicionado vêm com filtro antibacteriano. Essa peça promete eliminar a maior parte das impurezas como bactérias, fungos e ácaros, evitando, assim, o surgimento de alergias e doenças respiratórias. Dessa maneira, os estudantes têm mais segurança para sua saúde.

Elimina mofo e umidade do ambiente

Em períodos de chuva e em locais com maior umidade, é muito comum que os estudantes sofram com os efeitos no ambiente.

A umidade em excesso causa sensação de abafamento. Parece que a temperatura está mais alta do que realmente está. Além disso, locais úmidos são propícios para o surgimento de mofos e bolores, que também são nocivos à saúde dos alunos.

Assim, uma excelente solução é instalar o ar condicionado na sala de aula. Muitos aparelhos oferecem a função Dry ou Desumidificar – que retiram a umidade do ar, deixando o ambiente muito mais saudável.

Evita desidratação

O ar condicionado nas escolas, ao controlar a umidade do ambiente, ajuda a evitar a desidratação corporal por meio do suor.

Crianças e adolescentes na realização de atividades e em temporadas de calor podem transpirar muito na sala de aula, fator que causa desconforto, compromete o aprendizado e até mesmo a saúde.

Conforto térmico facilita o aprendizado

As atividades de aprendizagem exigem concentração e esforço dos alunos. Durante as aulas, é preciso ter foco.

Quando o ambiente está quente, o corpo sente: transpiração, irritação, tontura e indisposição são alguns sintomas de calor. Imagine essa situação em salas de aula com muitos alunos, com momentos de interação e exposição de exercícios.

E é nesse contexto que entra a importância do ar condicionado nas escolas públicas e nas privadas.

O equipamento promove o conforto térmico, fator essencial para o bem-estar e um ambiente propício para a aquisição de conhecimento e dedicação às aulas.

Qual a temperatura ideal para ar condicionado nas escolas

Não existe uma lei que define um parâmetro para adoção de temperaturas em ambientes escolares. Contudo, é possível usar como referência a normativa do uso de ar condicionado em locais de trabalho: entre 20 °C e 23 °C. Em relação à umidade, a recomendação é não inferior a 40%.

Aparelhos de ar condicionado para escolas

Há diferentes modelos de ar condicionado que podem ser instalados nas escolas. Confira algumas dicas da Central Ar.

Piso Teto

Pode ser instalado no piso na posição vertical ou no teto na posição horizontal. Ideal para salas de aula com fluxo intenso e para ambientes com pé direito alto.

Ar Condicionado Split Piso Teto On/off Xperience Carrier 70000 Btus Frio 220v Trifásico: tem flechas de ar de longo alcance, deixando a sala de aula climatizada mais rapidamente. Oferece a função timer, programando seu desligamento automático após o horário das aulas. Ele conta, ainda, com o menor nível de ruído do mercado, proporcionando ainda mais conforto para os estudantes.

Ar Condicionado Split Teto Inverter Lg 47000 Btus Quente/frio 220V Monofásico: aparelho econômico e rápido. Muito silencioso, garante um ambiente positivo para concentração e aprendizado na sala de aula. Apresenta eficiência 47% maior em relação a um ar condicionado tradicional. Ele possui filtro antibacteriano, que melhora a qualidade do ar e garante mais saúde para os estudantes.

Cassete

É um modelo de alto desempenho, por isso é um ar condicionado indicado para escolas. Instalado diretamente no forro do teto, é muito discreto. Por ter baixo ruído, não atrapalha no aprendizado das crianças e adolescentes.

Ar Condicionado Split Cassete Inverter Lg 47000 Btus Quente/frio 220V Monofásico:  é um ar condicionado perfeito para salas de aula, porque tem controle independente do ângulo das aletas, que proporcionam uma distribuição do ar muito melhor por todo o ambiente. Garante até 47% de economia comparado a um aparelho convencional. Oferece aviso de limpeza de filtro e filtro antibacteriano, ideal para melhorar a qualidade do ar nas escolas.

Ar Condicionado Split Cassete On/Off Carrier 46000 Btus Quente/Frio 220V Trifásico: Ideal para salas de aula amplas - tem um painel com fluxo de ar em 360.º com oito saídas de ar que distribuem o ar de maneira uniforme e rápida pelo ambiente. Com a função timer você consegue controlar o aparelho para que ele desligue sozinho ao final do dia letivo. Tem filtro antibacteriano e também a função desumidificar.

Multi Split

Esse modelo tem uma condensadora para duas ou mais evaporadoras. Assim, o aparelho é ideal para climatizar mais de uma sala de aula ou salas muito grandes. Por exemplo, é possível instalar duas evaporadoras nos dois opostos de uma sala de aula, ou evaporadoras diferentes em salas de aula que ficam lado a lado. Uma vantagem deste modelo é que são unidades independentes, deste, ou seja, não é necessário ligar todas as evaporadoras ao mesmo tempo, nem usar a mesma temperatura.

Ar Condicionado Multi Tri Split Inverter Fujitsu 1x12000+2x18000 Btus: esse equipamento tem três evaporadoras e um compressor. Oferece aviso de limpeza de filtro e filtro antibacteriano, ideal para garantir a qualidade do ar nas escolas.  É um aparelho de alta eficiência, com funcionalidades como timer (que permite programação de desligamento) e turbo (maior intensidade de trabalho do ar condicionado).

Ar Condicionado Multi Tri Split Inverter Fujitsu 2x9000 + 1x12000 Btus Qf 220v: pode climatizar ambientes amplos ou até três ambientes com três unidades internas ligadas a uma unidade externa. De alta eficiência, tem aletas de Oscilação Vertical. Oferece aviso de limpeza de filtro e filtro antibacteriano, ideal para garantir a qualidade do ar nas escolas.

Split

O Ar Condicionado Split é moderno, tem recursos práticos e pouco ruído de operação. Alguns modelos contam com tecnologias diferenciadas como combate de ácaros, fungos e bactérias, garantindo qualidade do ar na sala de aula.

Ar Condicionado Split High Wall Fujitsu Inverter 27.000 Btus 220V Quente/Frio: esse aparelho tem filtro de íon que desodorizam o ar e filtro de catequina de maçã que absorve poeiras finas e bactérias, propiciando um ambiente mais saudável na sala de aula. Oferece também aviso de limpeza de filtro e funções como o timer, que permite programação de desligamento após o fim da aula. Para cidades frias, esse aparelho também funciona como aquecedor de ambientes.

Ar Condicionado Split Hw Dual Inverter Voice Art Cool Lg 18000 Btus Quente/Frio 220V: esse equipamento é altamente tecnológico. Permite comandos através de aplicativo e até mesmo por voz. Perfeito para manter a qualidade do ar na sala de aula, conta com a função auto cleaning que limpa automaticamente o aparelho impedindo a formação de bactérias e fungos no interior da evaporadora. Possui também a função jet dry, uma tecnologia que desumidifica o ambiente para mantê-lo seco e fresco. Para cidades frias, esse aparelho também funciona como aquecedor de ambientes.

Cuidados com ar condicionado na escola

Com o uso do ar condicionado nas escolas infantil e de ensino médio, é necessário tomar alguns cuidados, para garantir que o ambiente permaneça sempre saudável.

- Realizar limpeza periódica dos filtros do ar condicionado. É possível retirá-los e fazer a lavagem com sabão neutro.

- Manutenção regular, realizada por um técnico habilitado. Esse acompanhamento reduz o consumo de energia dos aparelhos, previne contra possíveis danos e ainda ajuda a evitar problemas ligados a doenças respiratórias.

-  Primeiramente assim que ligar o aparelho, diariamente, é importante abrir as janelas por alguns minutos, facilitando a troca do ar no ambiente.

- Verifique se há medidas sanitárias e exigências para utilização do equipamento em salas de aula.

Já ficou mais do que comprovada a importância do ar na educação infantil e no Ensino Médio, não é? Mais saúde e maior bem-estar para o aprendizado é o ideal para todas as escolas.

Você pode entrar em contato com nosso time de especialistas e tirar todas as suas dúvidas, comprar o ar condicionado para escola, agendar instalação e também limpeza.

 

Sobre a Central Ar

Comprar um ar condicionado ou contratar um serviço de limpeza e instalação de aparelhos com a CentralAr.com é garantia de qualidade, com a experiência de 30 anos de história. A Central Ar é líder de vendas do segmento no e-commerce de ar condicionado no Brasil, sendo a campeã em vendas e distribuição.

Comprando pelo site, é possível encontrar as principais marcas de ar condicionado, com estoque que garante a entrega rápida em todo território brasileiro. Entre as marcas estão: Agratto, Carrier, Comfee, Consul, Daikin, Electrolux, Fontaine, Fujitsu, Gree, Elgin, Komeco, LG, Rinetto, Samsung, Springer, Springer Midea e Trane, com modelos como Split, ar condicionado de janela, Multi Split e portátil.

Garantimos a melhor experiência com um time de mais de 100 consultores preparados para um atendimento personalizado e objetivo. Através do chat, pelo WhatsApp ou pelo telefone 0800 779 3030, você cliente pode tirar dúvidas sobre a compra, para garantir que o cliente escolha o modelo ideal para suas necessidades, ou para o pós-vendas - indicando soluções para eventuais problemas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down