Em dias mais quentes o ar condicionado é praticamente indispensável para o bem-estar das pessoas no ambiente, seja em casa, seja no trabalho. Mas para que ele funcione bem, com eficiência, é importante ter cuidados com a higienização do ar-condicionado. Manter uma rotina de limpeza do aparelho garante também a prevenção contra doenças respiratórias causadas por ácaros e bactérias.
As higienizações periódicas podem ser feitas por você mesmo. E há também a manutenção preventiva de limpeza de ar-condicionado que deve ser feita por um técnico especializado.
A manutenção preventiva do aparelho pode ser feita anualmente, por um técnico credenciado. O profissional avalia a necessidade de limpeza em outras partes do ar condicionado, como serpentina, cano do dreno, entre outras peças.
Caso você use o aparelho todos os dias, é importante que você faça a higienização do ar condicionado, de maneira simples, a cada quinze dias. Interna e externamente, é necessário saber como limpar o ar-condicionado. Veja mais dicas a seguir.
Aparelhos ou de janela, essa higienização do ar-condicionado é simples e fácil. Para começar, tire o aparelho da tomada ou desligue a chave de energia. Do lado externo, você pode passar um pano seco para tirar a poeira.
Caso apenas a flanela não seja o suficiente pelo acúmulo de sujeira, umedeça o tecido na água ou até use um pouquinho de detergente neutro. Limpe bem, tire o sabão e seque o aparelho.
A limpeza do ar-condicionado de janela também é rápida e básica.
Você pode realizar essa higienização de ar-condicionado a cada 15 dias.
A limpeza de ar-condicionado split também pode ser prática, mas requer mais passos do que no aparelho de janela. Basta seguir as instruções. Confira:
Você pode realizar essa higienização de ar-condicionado uma vez por mês.
Como orientamos, o produto ideal para higienização do ar-condicionado é o sabão neutro com água corrente.
Cuidado: Produtos multiuso, como desinfetantes, cloro e água sanitária podem amarelar e até danificar o seu ar condicionado. Não utilize lixas ou polidores no seu aparelho. Por fim, evite água quente.
É muito importante chamar um técnico especializado para a manutenção preventiva do seu aparelho. Há partes do seu ar condicionado que apenas um profissional credenciado pode avaliar a necessidade de higienização e troca – como a serpentina, o cano do dreno e até mesmo a turbina.
Essa visita técnica pode ser feita a cada seis meses ou um ano – depende do tipo de uso do seu aparelho, por exemplo, na sala de casa, na sala de um escritório ou uma empresa com grande circulação de pessoas.
Esse cuidado com a higienização do seu ar-condicionado traz muitas vantagens, tanto para a durabilidade do aparelho quanto para sua saúde. Confira todos os benefícios:
Caso tenha mais dúvidas sobre como limpar o ar-condicionado, entre em contato com nossos especialistas via chat da CentralAr.Com.
Excelente conteúdo com ótimas dicas.
Vlw, fique de olho que sempre temos novidades. #tamoJunto
Eu estava precisando desse conteudo, otimo artigo!
Vlw, fique de olho que sempre temos novidades. #tamoJunto