Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Quais as principais diferenças entre evaporadora e condensadora?

Todo aparelho de ar condicionado tem em sua estrutura a condensadora e a evaporadora. Elas são interdependentes e assim trabalham para que o seu equipamento consiga oferecer o conforto térmico...
imagem de evaporadora e condensadora do ar-condicionado
Todo aparelho de ar condicionado tem em sua estrutura a condensadora e a evaporadora. Elas são interdependentes e assim trabalham para que o seu equipamento consiga oferecer o conforto térmico desejado para o ambiente. A condensadora é a unidade externa do ar condicionado, e a evaporadora, interna. Elas são conectadas pela tubulação de interligação e pela mangueira de escoamento. Neste post, vamos entender melhor como elas funcionam.O ar condicionado de janela tem as duas partes em um único equipamento, ou seja, ele é uma peça única. Já outros modelos como split, cassete, piso teto, têm no mínimo dois componentes, sendo sempre pelo menos uma condensadora, e a evaporadora a partir de uma ou mais.  

O que é a condensadora do ar condicionado?

A condensadora do ar condicionado, parte externa, funciona de forma cíclica e é como se fosse o “coração” do aparelho. É composta pelo compressor, ventilador e pelas serpentinas, conhecidas também como trocador de calor.

O que é a evaporadora do ar condicionado?

A evaporadora do ar condicionado é o local de onde sai o ar com a temperatura programada por você no equipamento. Ela também é responsável por absorver o calor do ambiente e levá-lo, através do fluido refrigerante, até a condensadora. A evaporadora, parte interna, é formada pela válvula de expansão, serpentina, ventilador, filtro, placa de comando, carcaça e controle remoto.  

Como funcionam a evaporadora e a condensadora do ar condicionado?

Como você já sabe, o equipamento trabalha de forma cíclica, por meio da troca de calor do fluido refrigerante (gás) do equipamento com o ambiente. Entenda como é esse funcionamento:A evaporadora recebe o fluido refrigerante em forma líquida. Envia esse gás para a válvula de expansão, que diminui sua pressão. Ele é enviado para a serpentina e lá volta para o estado gasoso, perdendo calor. Dessa forma, ele sai da evaporadora para a condensadora. Por meio da tubulação, a condensadora recebe o fluido refrigerante, em estado gasoso. O compressor, então, comprime esse gás, fazendo com que sua temperatura aumente.A partir daí, o fluido passa pela serpentina - onde é resfriado e é transformado em estado líquido. Nesse estado, ele sai da condensadora e chega até a evaporadora, finalizando o ciclo de troca de calor. É nesse processo de resfriamento que a evaporadora envia o ar fresco para dentro do ambiente, e o calor é enviado para a parte externa.  

Cuidados com a condensadora

A condensadora  do ar condicionado, por funcionar como um órgão tão importante para o aparelho, tende a aquecer bastante. Por isso, ela precisa trocar calor com o ambiente externo! Como assim? É importante que a condensadora seja instalada em um local fresco, aberto, para que não passe pelo superaquecimento. Portanto, ela não deve ser instalada em locais fechados, como móveis e dispensas, por exemplo.Da mesma forma que ela não deve ficar presa em local quente, a condensadora do ar condicionado também não pode receber altas incidências de raios de sol. Eles também vão provocar o aquecimento do equipamento, prejudicando seu funcionamento, já que impossibilitariam a troca de calor com o ambiente, e ainda reduzindo sua vida útil. Essa parte do equipamento precisa, ainda, ser protegida dos eventos do clima, como chuva e vento forte que pode levar poeira e objetos.Você precisa cuidar do equipamento escolhendo muito bem os locais de instalação para proteção da sua condensadora do ar condicionado. Caso o seu aparelho seja um ar condicionado de janela, há as opções já prontas nas construções dos edifícios. Se o equipamento tiver a unidade externa separada da interna, há as seguintes possibilidades:
  • Fibra de vidro, que não absorve calor e nem interfere no visual externo da sua empresa ou da sua casa.
  • Telhado, uma proteção superior para a condensadora do ar condicionado.
  • E a capa protetora respirável, que tem resistência ao desgaste e é à prova d’água e do frio.
Caso a condensadora do ar condicionado esteja em local apropriado, como esses que citamos, você pode usar seu equipamento tanto em dias de sol quanto nos de chuva, sem preocupações.  

Cuidados com a evaporadora

A evaporadora do ar condicionado também precisa de cuidados. É importante que ela não receba incidência direta de raios de sol e que seja instalada em um local adequado, para funcionar sem sobrecarga. O ideal é que a evaporadora do ar condicionado seja instalada entre 1,50 e 1,80m do chão. Do teto, você pode instalá-lo a pelo menos 10 centímetros. Das quinas das paredes, por volta de 50 centímetros. Essas medidas vão garantir que a distribuição do ar seja uniforme.Além disso, é necessário realizar a limpeza periódica dos filtros do equipamento. Caso o aparelho seja ligado todos os dias, por exemplo, essa higienização pode ser realizada quinzenalmente. Caso ele seja utilizado com menor frequência, o prazo pode ser um pouco maior.Para limpar o filtro de um ar condicionado de janela, é preciso tirá-lo da tomada. Depois, retire o painel frontal e, em seguida, o filtro, puxando pelas abas. Lave esse filtro com água corrente e sabão neutro. Espere secar completamente em sombra e coloque-o de volta.A limpeza do split é um pouco diferente, mas também é bem simples! Ao levantar o painel frontal, você verá dois filtros: o de carvão, do lado esquerdo, e o de nylon, do lado direito. Retire o de carvão e aspire a poeira. Ele não pode receber água! Após colocá-lo de volta, retire o de nylon e lave-o com detergente neutro e água corrente. Também é necessário esperá-lo secar para devolvê-lo ao aparelho e ligá-lo novamente.  Pronto! Fácil, né?  

Clique aqui para ver algumas dicas sobre a condensadora, evaporadora e conexões do ar condicionado!

Instalação da evaporadora e da condensadora do ar condicionado

Para instalar o ar condicionado você precisará de um profissional qualificado. Ele vai garantir que o aparelho funcione da maneira adequada e satisfatória, e garantir que ele não tenha capacidade e seu funcionamento prejudicados.Ele também vai avaliar as condições do local em que estarão a condensadora e a evaporadora. A instalação da evaporadora e da condensadora do ar condicionado por um técnico credenciado vai manter, ainda, o certificado de garantia do seu ar condicionado. Gostou desse conteúdo? Seja um profissional de sucesso, use essas dicas a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. 

Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:

Quais as principais diferenças entre evaporadora e condensadora?
Compartilhe o Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down