Quando compramos um ar condicionado, ou outro eletrodoméstico, além da sua funcionalidade, buscamos também por eficiência energética(economia de energia). Em outras palavras, procuramos segurança e otimização do consumo de energia, não é mesmo? Pois é: foi para orientar o consumidor na hora da compra e diferenciar os melhores aparelhos nesses quesitos que foi criado o Selo Procel.
Nesse post, vamos falar sobre o que é o Selo Procel, seus objetivos e, ainda, qual a importância do Selo Procel para a compra de um aparelho de ar condicionado. Confira.
O Selo Procel é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica com o INMETRO e o Ministério de Minas e Energia. Ele foi criado com o objetivo de economizar energia, poupando o meio ambiente, e guiar o consumidor na compra de produtos que consomem menos luz. Como resultado, todos saem ganhando!
Assim fica fácil saber qual a importância do Selo Procel: desenvolver hábitos e conhecimentos sobre o uso eficiente da energia elétrica como um grande passo para um país mais sustentável, e consumidores bem assistidos e satisfeitos.
O Selo Procel surgiu em 1985. Desde então, ele vem sendo atualizado com novos parâmetros, de acordo com o avanço da tecnologia e a realização de novos estudos. Em janeiro deste ano, não foi diferente: novos critérios mais rigorosos foram criados para a classificação de aparelhos de ar condicionado. Dessa maneira, os níveis mínimos aceitáveis de eficiência energética mudaram.
Mas antes de falar sobre essas alterações, vamos explicar como funciona o Selo Procel.
Um aparelho de ar condicionado pode ser classificado de "A" até "F", em que "A" é da cor verde, com a nota máxima e com o menor consumo de energia, e "F" é a pior classificação neste parâmetro, com a cor vermelha. A etiqueta é bastante ilustrativa e exibida em um gráfico ao lado da nota recebida pelo equipamento.
Além dessas imagens, o Selo Procel fornece informações relevantes para o consumidor na classificação do ar condicionado:
Para o Selo Procel Ar Condicionado conceder nota A, a eficiência energética precisa ser de 5,5. Anteriormente, esse número era de 3,23. Isso significa ainda mais economia para seu bolso e proteção para o meio ambiente. Agora, essa avaliação passou a considerar o método de carga parcial e métrica sazonal.
Testes com carga parcial: o Selo Procel antes testava aparelhos de ar condicionado tradicionais e inverter com os mesmos critérios. Por isso, antes era possível encontrar no mercado um modelo comum ao lado de um Inverter, ambos com nota A - mesmo sabendo que a tecnologia inverter, é de fato mais econômica.
Métrica sazonal: agora os testes consideram as estações do ano e suas variações de temperatura, e de que maneira o consumidor costuma usar o ar condicionado nessas ocasiões.
Esse selo de economia de energia de ar condicionado facilita muito na hora de sua compra. Por algumas vezes, o valor pode ser mais alto, mas a longo prazo, a redução na conta de luz é tão notável que você compensa o investimento e ainda economiza no final.
As novas regras do Selo Procel estabelecem que, a partir de 21 de dezembro de 2022, todos os aparelhos de ar condicionado vendidos no Brasil precisarão estar de acordo com esses novos critérios. Mas até essa data, as marcas terão prazo para se adaptar, e será possível se deparar com o novo selo de eficiência do Inmetro e também o antigo.
Com o ar condicionado, ela funciona assim: o compressor, responsável pela refrigeração do ar condicionado, funciona de maneira constante e ininterrupta. Ou seja, ele permanece em rotação durante todo o tempo em que o equipamento está ligado, diminuindo ou reduzindo a velocidade de maneira adequada, sem grandes picos.
Essa tecnologia foi criada para economizar no consumo de energia de aparelhos eletrodomésticos.
Os aparelhos tradicionais, sem a tecnologia inverter, contam com o compressor que liga e desliga durante o funcionamento do ar condicionado. Quando alcança determinada temperatura, por exemplo, o compressor desliga. E aí, de acordo com a demanda de manutenção ou redução da temperatura no ambiente, ele inicializa novamente, gira e desliga. Essas atividades geram grandes picos de consumo de energia.
Para saber mais sobre a tecnologia inverter do ar condicionado, clique aqui!
Deu para entender a diferença?
É por isso que os Aparelhos Inverter têm nota A no Selo Procel. Portanto, caso você procure um ar condicionado seguro e com a melhor eficiência energética possível, pode apostar em um ar condicionado com tecnologia inverter.
Gostou desse conteúdo? Seja um profissional de sucesso, use essas dicas a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio.
Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso: