É claro que, com um ar condicionado no ambiente, a gente quer uma temperatura geladinha e bem fresca, não é verdade? Pois é. Então é muito fácil perceber quando o aparelho não está oferecendo o conforto térmico que a gente tanto espera por conta de algum problema no equipamento. Nesse post, você vai ver o que fazer quando o ar condicionado não gela.
Para começar, você pode conferir se o aparelho está conectado corretamente na tomada e se há algum mau contato. Depois desse teste, se você não identificar esse problema, tente as próximas opções.
Você vai notar que o ar condicionado não gela se ele tiver uma capacidade abaixo da necessária para o ambiente. Isso significa que, para um cômodo fresquinho como você gosta, é preciso considerar o tamanho do local, a circulação de pessoas e a quantidade de BTUs do aparelho. Você pode descobrir qual a capacidade perfeita acessando a nossa Calculadora de BTUs da CentralAr. Para saber mais sobre a unidade de medida BTU/H clique aqui!
O seu ar parou de gelar do nada? Pode ser algum problema na saída de ar, por exemplo, que algum objeto esteja bloqueando a passagem do vento geladinho. Assim também, se o seu ar condicionado de janela não está gelando, confira tirando a tela frontal e observe se há alguma interferência.
Mas caso você enfrente esses problemas no ar condicionado split, é necessário verificar as entradas e saídas de ar, nas unidades interna (evaporadora) e externa (condensadora), se há algum objeto atrapalhando a passagem do ar.
É preciso prestar atenção no seu ambiente se você tem a sensação de que o ar condicionado parou de gelar. Ou seja, em outras palavras, para que o aparelho trabalhe com eficiência e gere conforto térmico, as portas e janelas precisam estar fechadas.
As frestas também devem ser vedadas! Dessa maneira, o ar fresco não escapa e, aí sim, o local vai alcançar a temperatura desejada com o seu ar condicionado.
Caso o seu aparelho esteja sob a incidência de sol, nas unidades interna e externa, ou se entra muito sol no cômodo, pode ser que você também tenha a impressão que o ar condicionado não gela, só ventila.
Portanto, nessas situações, é importante proteger o equipamento dos raios e interferir na iluminação natural com cortinas, adesivos ou blackouts. Com isso, o ar condicionado consegue climatizar o ambiente todo sem sobrecarga e com eficiência.
Essa é a maior característica do ar condicionado que não gela, só ventila. O gás refrigerante é o responsável por absorver o calor do ambiente para refrescar o ar. Por isso, quando há algum vazamento de gás no aparelho, você vai perceber que ele liga, porém não refrigera.
Outras características do vazamento de gás e que seu ar não está gelando são: água pingando, maior consumo de energia e um odor desagradável saindo do equipamento. Nesse caso, você precisa chamar um técnico capacitado. com isso, ele vai saber identificar em qual parte do equipamento há o vazamento e resolver o problema.
Ah, e muita atenção: muitas vezes, o fabricante exige a manutenção feita por um técnico credenciado para não perder a garantia.
Quando você percebe que seu ar condicionado parou de gelar, uma das causas pode ser também a sujeira nos filtros. Poeiras e outros objetos podem impedir a passagem do ar refrigerado. Por isso, confira nossas dicas de como limpar o ar condicionado.
O ar condicionado de janela é simples: basta abrir o painel e retirar o filtro. Você pode lavar com sabão neutro e água corrente. Por fim, espere secar bem antes de devolvê-lo para o aparelho.
Se os problemas com o ar condicionado split estão na sujeira dos filtros, não precisa se preocupar! A higienização também é fácil: abra o painel frontal e retire o filtro de carvão, posicionado do lado esquerdo. Ele pode ser apenas aspirado! Não molhe, nem esfregue. O ideal é que ele você troque a cada 15 meses. Agora, coloque-o no lugar e, depois, retire o filtro de nylon. Por fim, lave em água corrente e com o sabão neutro. Quando ele secar, coloque de volta no aparelho.
Igualmente, quando o ar condicionado portátil não gela, você também deve conferir o filtro do equipamento. Geralmente ele fica no painel traseiro. Desencaixe e retire o filtro. Se ele for descartável e estiver sujo, é preciso trocá-lo. Porém, se ele não for descartável, e for parecido com os aparelhos de split ou de janela, o processo é o mesmo, ou seja, você deve lavar com água, detergente neutro e esperar secar. Caso o filtro seja o Hepa, de carvão, ele só pode ser aspirado, combinado?
Em outras palavras, a limpeza dos filtros de ar condicionado pode ser feitas regularmente, sendo em casa, mensalmente e, ainda, dependendo da frequência de uso, a cada quinze dias.
A manutenção regular do seu ar condicionado precisa estar em dia! Por isso, anualmente, no mínimo, agende um atendimento com o técnico para checagem de todas as peças, da parte elétrica, dos sensores, do motor, e ainda para a desmontagem e a limpeza profunda.
O profissional poderá, ainda, te orientar sobre como destravar compressor de ar condicionado, com um capacitor adequado. É importante identificar se o compressor travou por conta de desgaste, de falta de manutenção ou até mesmo por pouco uso.
Então, com a manutenção em dia, garanta o funcionamento ideal do aparelho. Em outras palavras, é pouco provável que você se surpreenda com problemas como, por exemplo, o ar condicionado que não gela.
Por fim, caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com o time de especialistas da CentralAr.Com via chat. Logo, agende uma visita por nossa equipe técnica em qualquer lugar do Brasil.