O verão no Brasil passa, mas as temperaturas continuam altas na maior parte dos Estados brasileiros. Nessas horas, o ar condicionado garante o conforto térmico de toda a família, incluindo os animais, para quem tem gatos e cachorros em casa.
Agora, você já se perguntou se o ar condicionado faz mal à saúde dos cachorros e gatos? Reunimos aqui todas as informações necessárias para garantir o bem-estar dos bichinhos, sem comprometer a saúde deles. Confira!
O calor nos cães e gatos se manifesta de forma diferente, se comparado às pessoas, mas isso não quer dizer que os animais não se incomodem com altas temperaturas. Enquanto um sinal claro de que estamos com calor é suar, nos pets a resposta para o superaquecimento do corpo é ofegar, liberando ar quente e resfriando seu organismo.
A primeira e mais importante informação a ter em mente é que não, não existem estudos que comprovem que o uso do ar-condicionado pode fazer mal para os animais domésticos, como cães e gatos.
Especialistas indicam, inclusive, que o aparelho pode ajudar no bem-estar dos bichos de estimação à medida que o ar evita problemas como desidratação no verão ou hipotermia no inverno - especialmente em regiões de calor e/ou frio extremo. No entanto, é importante sempre lembrar que, assim como para os humanos, é fundamental evitar variações drásticas de temperatura, que podem baixar a imunidade dos animais, causando problemas.
Se você mora em um desses Estados de estações bastante marcadas pelo clima, uma ótima opção é investir em um modelo de ar condicionado Inverter Quente/Frio. Com ele, um mesmo aparelho pode ser usado para baixar a temperatura do ambiente no calor e ser utilizado como aquecedor no inverno, acionando o ciclo reverso.
Para saber mais sobre o ar condicionado ideal para sua região, clique aqui!
A temperatura ideal para garantir o conforto térmico dos animais pode variar de pet para pet, considerando, principalmente, que os bichinhos mais peludos sentem mais calor se comparados aqueles de pelo curto.
De toda forma, de maneira geral, a recomendação é não manter cães e gatos em ambientes com temperatura abaixo de 22 graus, que pode causar desconforto, fazer com que sintam frio e até mesmo baixar a imunidade deles. Para quem tem dificuldade em identificar quando o pet está incomodado com o clima, o mais importante é prestar atenção nos sinais dados pelo bichinho: tentativas de sair do cômodo onde o ar condicionado está ligado, tentativa de se esconder e/ou entrar embaixo de cobertas, podem ser formas do pet de se proteger do frio.
O ideal é programar o ar condicionado para manter a temperatura ambiente entre 22 e 26 graus. Lembrando que, para os humanos, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura recomendada para a climatização de ambientes fechados é entre 23ºC e 26ºC.
Além de ficar de olho no termostato do ar, outra dica fundamental é não deixar que o cachorro ou gato fique na frente da saída de ar do aparelho, para que o vento não esteja direcionado a ele - o que pode causar frio no animal e até alergia no cachorro ou gato.
Lembrando ainda que, acima de tudo, é sempre necessário estar atento ao comportamento do animal e, a qualquer alteração do seu padrão, entrar em contato com um médico veterinário.
Se você já possui um ar condicionado em casa, provavelmente sabe da importância de manter a limpeza regular do filtro do ar. Afinal, é ele que garante que o aparelho seja capaz de purificar o ar, bloqueando as impurezas do ambiente externo.
Além da importância de ter a rotina de manutenção do ar condicionado, em casas com animais de estimação é indicado que os filtros de ar sejam higienizados com uma frequência ainda maior por ficarem muito mais sujos do que o habitual para garantir que o ar condicionado não faça mal à saúde dos pets. Especialistas orientam limpar o filtro de ar uma vez por mês para garantir a saúde de todos que frequentam o ambiente, evitando alergia em pessoas e nos bichinhos, e para prolongar a vida útil do aparelho.
Lembrando que é fundamental contar com uma equipe técnica especializada em ar condicionado para que todas as recomendações do fabricante sejam seguidas durante a manutenção e limpeza do ar. No site da CentralAr.Com, líder na venda e distribuição de ar condicionado no Brasil, é possível consultar os valores para os serviços e realizar a contratação com apenas alguns cliques.