Ao buscar um aparelho para refrigerar ambientes, seja em casa ou escritório, é comum surgir a dúvida: qual a diferença entre o ar-condicionado e o climatizador? É importante entender bem as características dos dois para escolher a melhor opção para sua necessidade.
Reunimos aqui todas as informações que você precisa saber antes de comprar um climatizador ou ar-condicionado. Confira!
Para você que ainda acha que climatizador é igual a um ar-condicionado, é importante ter a clareza da função de cada um deles. Enquanto o ar-condicionado tem como principal objetivo resfriar o ambiente, reduzindo a temperatura em vários graus, o climatizador ameniza o calor com uma menor potência.
Em sua grande maioria, os modelos de climatizadores disponíveis no mercado são capazes de abaixar a temperatura ambiente em até 5º graus. Enquanto isso, o ar-condicionado é potente o suficiente para se adequar a qualquer condição climática.
Para quem possui algum tipo de problema respiratório ou para quem mora em regiões secas, o fato do climatizador também umidificar o ar com o objetivo de resfriar o ambiente pode ser uma vantagem se comparado ao ar-condicionado. Porém, é importante lembrar que a umidificação gerada é bem menor do que a de um aparelho próprio para esta função.
Também vale ressaltar o fato do climatizador utilizar a água para reduzir a temperatura ambiente. Logo, pode não ser a melhor opção para quem mora em locais quentes e úmidos.
Quando analisamos o ar-condicionado, é possível perceber que há uma enorme lista de modelos disponíveis no mercado. Isso facilita a pesquisa de um aparelho que atenda as necessidades de diferentes tipos de ambientes. Entre as opções existem: ar-condicionado janela, ar-condicionado split, ar-condicionado inverter e outros - cada um deles com características individuais.
O aparelho tem vantagens, que dependem das necessidades de quem busca. Uma delas, por exemplo, é a não precisar do isolamento do cômodo em que está sendo usado. O aparelho funciona tanto em locais fechados como em ambientes abertos.
A facilidade de levá-lo de um cômodo a outro é um diferencial que também faz com que muitas pessoas optem pelo climatizador. Alguns modelos disponíveis no mercado ainda contam com a função de esquentar, para aqueles que moram em regiões frias em algumas épocas do ano.
Qualquer que seja o aparelho, sempre existem algumas variáveis a serem observadas para entender como será o consumo de energia. As tecnologias utilizadas no desenvolvimento do aparelho, o modelo, classificação do INMETRO e tempo em que ele é utilizado são alguns dos fatores. Levando tudo isso em consideração, é possível definir o quanto a sua utilização vai impactar no valor da conta de energia.
De uma maneira geral, os climatizadores consomem menos energia do que os modelos de ar-condicionado. No entanto, é sempre importante considerar as características do aparelho a ser comprado para ter a certeza desse gasto.
Os principais pontos a serem observados são:
Lembrando que a potência do aparelho é medida em BTUs e é necessário calcular a quantidade necessária pela medida do cômodo a ser resfriado em metros quadrados. Assim, quanto mais BTUs o aparelho tiver, mais potente ele vai ser.
Por meio da Calculadora de BTUs da CentralAr.com esse processo é bastante simples e ajuda a saber exatamente a sua necessidade.
Alguns estudos apontam que um climatizador tende a consumir 10% do gasto de energia, quando comparado ao aparelho de ar-condicionado. A diferença é grande principalmente quando a comparação é feita com um modelo de ar mais antigo, que não é tecnologicamente preparado para performar um menor consumo.
Essa é uma das principais diferenças que fazem com que muitos optem pelos climatizadores.
Muitos consideram o ar-condicionado como o vilão da conta de energia. É fato que o aparelho consome mais se comparado ao climatizador. Mas, é importante entender também que hoje os aparelhos não são mais os mesmos.
O consumo varia de acordo com o modelo, sendo que todos possuem essa informação detalhada disponível no Manual do Produto.
O mercado se atualizou com funções que fazem com que a diferença na conta de energia seja tão grande quanto o conforto de dormir na temperatura escolhida por você.
Uma delas é a função Sleep, que controla a temperatura do aparelho ao longo da noite para manter o cômodo resfriado, sem precisar utilizar toda a sua potência o tempo inteiro. O resultado é um menor consumo ao final do mês.
Além disso, lembre sempre que comprar um modelo com uma quantidade menor de BTUs para pagar um valor inferior pode te fazer gastar mais. Se a potência do ar-condicionado não for compatível com o cômodo a ser refrigerado, o aparelho será sobrecarregado e pode fazer com que consuma mais energia.
Por fim, outra dica é sempre instalar o ar-condicionado em uma parede pouco exposta ao sol.
Não quer investir tanto com a compra e a instalação do aparelho? O climatizador pode ser uma ótima opção. Basta entender que a função do aparelho será esfriar um pouco o ambiente a medida em que umidifica o ar, com a praticidade de poder ser levado para onde for necessário.
Agora, se não abre mão de ter o cômodo na temperatura que deseja ou mora em uma região quente, o ar-condicionado é a compra mais recomendada para garantir pleno conforto.
Agora que você já sabe todas as características e diferenças entre o climatizador e o ar-condicionado, basta encontrar o modelo ideal para atender às suas necessidades. E por que não usar esse conhecimento para agregar mais certezas à sua tomada de decisão?
Para isso, convidamos você a entrar em contato com um de nossos especialistas via chat! Um atendimento rápido e personalizado para identificar o aparelho de ar condicionado ideal para as características da sua empresa!
Não deixe de conferir os conteúdos que estão a todo vapor aqui no blog semanalmente. Aqui você encontra comparativos de produtos, informações técnicas, dicas sobre quando comprar seu ar condicionado, e muito mais!
Muito esclarecedor facilita a decisão
Sempre batemos na tecla de que o primeiro passo para escolher um produto é entender todas suas características funcionais, assim, você sabe qual atende suas necessidades. Fique ligado no blog para mais conteúdos como este, Luiz e, em caso de dúvidas, deixe nos comentários que tentaremos responder. Até a próxima!