Está organizando sua mudança e ainda não tem ideia de como desinstalar o ar-condicionado? Calma, a gente sabe que passar por esse processo pode ser bem turbulento, portanto, estamos aqui para te ajudar. Confira a seguir dicas de como realizar a desinstalação do seu aparelho e as melhores formas de transportá-lo!
Antes de sair atrás de escada e chaves de fenda, é preciso relembrar como foi o processo de instalação do ar-condicionado. Se você não é um técnico especializado do ramo, provavelmente, contratou um para instalar seu ar.
Logo, para desinstalar o ar-condicionado da sua residência, um profissional também será necessário para o processo. Afinal, mais do que ninguém, ele sabe como é todo o funcionamento do aparelho e, portanto, saberá fazer o serviço mantendo a integridade da máquina.
Por mais simples ou tentador que possa parecer desinstalar o ar-condicionado sozinho, não faça isso de jeito nenhum. Você não só pode trazer danos ao aparelho como, também, pode causar acidentes fatais com o gás de refrigeração presente nas tubulações.
E, se o processo de desinstalar ar-condicionado pode ser perigoso de ser feito sozinho, o mesmo racional deve ser seguido ao contratar um profissional para lhe auxiliar na tarefa. É importante que seja um técnico especializado e com credibilidade. Não pense apenas na economia quando for realizar a contratação pois, às vezes, o barato pode sair caro (e até mesmo ser perigoso).
Ar-condicionado desinstalado de maneira segura e profissional com um técnico, é o momento de pensar em como embalar e transportar seu aparelho sem nenhum dano.
Já no processo de desinstalar o ar-condicionado você deve considerar o encaixotamento do aparelho, há muitas peças que o compõem e que se, por acaso, você perder uma, poderá comprometer todo o seu funcionamento. Por isso, veja um passo a passo para garantir que tudo ocorra bem.
Antes mesmo de iniciar o processo de desinstalar o ar-condicionado, já separe as caixas adequadas para o transporte da evaporadora e condensadora. Essa atitude evitará que qualquer item se perca durante o processo, principalmente os menores.
Não podem ser caixas muito grandes, de modo que o aparelho e as peças fiquem se movimentando lá dentro, e, nem muito pequeno, pois a acomodação não será a ideal e a proteção ficará prejudicada.
Entenda aqui quais são os componentes básicos de um ar condicionado
É importante, antes de embrulhar o ar-condicionado, verificar o seu interior e, se necessário, secar qualquer umidade que possa conter, de modo que ela não fique acumulada ali e prejudique as peças internas.
Essa etapa deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional especializado. Inclusive, este é um ótimo momento para realizar uma manutenção preventiva e deixar o funcionamento do seu ar-condicionado em dia.
Confira nossas dicas sobre a manutenção preventiva do ar-condicionado, clique aqui!
Para as peças periféricas como tubulações, parafusos, suportes, válvulas e demais itens do tipo, as caixas menores serão perfeitas. Entretanto, se optar por caixas de papelão nesta etapa, lembre-se de conferir se todos os cantos estão muito bem lacrados com fitas adesivas, de modo que nenhum item pequeno acabe escapando por algum buraquinho.
Na hora de embalar a evaporadora e condensadora, o plástico-bolha é muito bem-vindo para proteger o aparelho. Passe duas camadas dele para proteger bem o aparelho e, caso haja espaço nas caixas, ele será um ótimo aliado para ser inserido nos vãos e “travar” o aparelho.
Nada de sair carregando as caixas com suas unidades sozinho. Além de ser perigoso para o aparelho, já que ele possui um peso considerável, você pode acabar se machucando com o esforço excessivo. Portanto, encontre pelo menos um parceiro para te ajudar na missão.
Além disso, na hora de colocar no automóvel que fará o transporte, tente deixar as caixas mais “travadas” no seu próprio lugar. Da mesma forma que o aparelho não deve ficar se movimentando dentro das caixas, as caixas também não devem ficar escorregando muito no veículo.
Se a instalação do seu ar-condicionado na residência que você está de saída precisou da abertura de um buraco nas paredes para que a passagem das tubulações fosse possível, não se esqueça de após retirar o aparelho tapar os buracos feitos.
Hoje em dia há diversas misturas para pequenos reparos disponíveis no mercado de construção. Verifique com um vendedor de uma loja qual poderia ser a mais adequada para a sua situação. E, é claro, durante todo o processo utilize os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual – necessários para evitar qualquer tipo de fatalidade.
Mudança feita, contrate também o serviço de um técnico instalador de ar-condicionado para efetuar o processo de reinstalação do aparelho. Assim, você garante o perfeito funcionamento, que tinha em sua antiga residência, também na atual.
Desinstalar ar-condicionado para a mudança pode não ser lá uma tarefa muito fácil, mas, com a ajuda das pessoas corretas, o processo fica muito mais simples e prático de ser feito. Por isso, não deixe de contar com o auxílio de um técnico especializado e parceiros que possam auxiliar no transporte e carregamento.
A CentralAr.com conta com diversos parceiros profissionais no ramo de ar-condicionado. Portanto, sempre que estiver buscando um profissional ou empresa qualificada, não esqueça de conferir se os mesmos trabalham com a gente.
Veja aqui os cuidados na hora de contratar a instalação do seu aparelho
Precisando comprar um ar-condicionado novo, não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas imperdíveis. São diversos modelos e preços para atender as mais diferentes necessidades.
Que tal crescer ainda mais a sua cartela de clientes e aumentar a credibilidade de sua empresa? Se você que chegou até aqui é instalador, arquiteto, ou trabalha com vendas, e ainda não conhece o nosso modelo de parceria, confira a seguir:
Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso: