Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Mitos e verdades sobre o ar condicionado

Milhares de dúvidas surgem quando o assunto é ar condicionado, não é mesmo? Por isso, separamos aqui alguns mitos e verdades sobre o assunto que podem te ajudar na hora...

Milhares de dúvidas surgem quando o assunto é ar condicionado, não é mesmo? Por isso, separamos aqui alguns mitos e verdades sobre o assunto que podem te ajudar na hora de escolher o ar condicionado ideal!

Ar condicionado prejudica a saúde?

Não,  pelo contrário. Além de climatizar, o equipamento também filtra, oferecendo mais qualidade ao ar que você respira. Por esse motivo, também é indicado o uso de condicionares de ar em hospitais. O equipamento pode, no entanto, tirar a umidade do ar ambiente, mas isso se resolve facilmente com pequenas ações, como:

- Colocar um recipiente com água no ambiente ou usar um umidificador;
- Alguns aparelhos contam ainda com tecnologia que impede a proliferação de vírus e bactérias no ar;
- Tornando o ambiente climatizado ainda mais propício para a saúde.

O ar condicionado pode causar gripe ou pneumonia?

Não. O ar condicionado não causa gripe, nem pneumonia. O que acontece é que, à medida que você diminui a temperatura, todos os modelos de condicionadores de ar reduzem a umidade do ambiente, podendo deixar as mucosas um pouco mais ressecadas e irritadas, em alguns casos.

O ar condicionado é realmente o vilão da conta de energia elétrica?

Não, o uso do aparelho de ar condicionado não vai aumentar significativamente o valor da sua conta de energia elétrica. É importante destacar que existem outros modelos ainda mais econômicos, os chamados Inverter, que garantem uma economia de até 40% na conta de luz.

O ar condicionado Quente/Frio consome mais energia do que o Frio?

Não. O que indica se um aparelho consome mais ou menos energia é a Classificação Energética do produto. Eles são expostos a testes pelo Inmetro, que verificam qual gasta mais energia do que o outro. Não há diferença entre os aparelhos Frio e Quente/Frio de uma mesma capacidade de BTUs. Em geral, aparelhos de 9.000 e 12.000 BTUs, Frio ou Quente/Frio têm a classificação energética A, que é a mais econômica.

É preciso fazer manutenção nos condicionadores de ar?

Sim. Contratar um profissional especializado para uma limpeza mais aprofundada do equipamento e para uma manutenção anual é recomendado. Assim, você garante o bom desempenho e aumenta a vida útil da máquina. A CentralAr.com conta com profissionais em todo o Brasil que realizam este serviço.

A limpeza dos filtros é bem simples e, em geral, pode ser feita pelo próprio usuário, quinzenalmente, seguindo as orientações do manual do produto. Fazer periodicamente a limpeza dos filtros evita o acúmulo de fungos e bactérias.

Mitos e verdades sobre o ar condicionado

O ar condicionado é mesmo um equipamento altamente barulhento?

Não. Já ficou para trás o tempo em que ar condicionado era sinônimo de barulho. Se você ainda possui aparelhos antigos e barulhentos, estude a possibilidade de trocá-los por máquinas mais atuais.  Além de serem imensamente mais silenciosas, estas são mais econômicas e visualmente mais bonitas.

Há opções de condicionadores de ar com tecnologia Inverter que oferecem menor nível de ruído. Para diminuir ainda mais a incidência de ruído, basta instalar a condensadora (unidade externa), no caso de aparelhos split, longe do ambiente em que você instalar a evaporadora (unidade interna).

Este tipo de equipamento permite uma distância (variável de acordo com a marca do aparelho) entre as partes interna e externa. Desta forma, a unidade externa fica longe de seus ouvidos.

Compensa comprar um aparelho se vou utilizar apenas no verão?

Sim. Você pode optar por aparelhos que funcionam, também, no modo aquecimento, os chamados quente/frio.

O que gera ainda mais valor ao investimento, pois você poderá usufruir do aparelho também em dias frios, dispensando o uso de aquecedores de ar. Sem contar com o benefício da filtragem do ar que pode ser utilizada em todas as estações, melhorando a qualidade do ar ambiente.

Posso comprar qualquer tipo de ar condicionado?

Não. Existem sete tipos de categorias de ar condicionado: split, split inverter, portátil, janela, split cassete, piso teto e multisplit. É importante consultar um especialista para a correta orientação quanto ao tipo mais adequado de equipamento e disponibilidades técnicas do local.

Para saber mais sobre como escolher o ar condicionado ideal para o ambiente que você quer climatizar, você pode conferir mais dicas nos posts aqui do blog CentralAr.com. Você também pode pode entrar em contato com um de nossos consultores, altamente preparados para sanar todas as suas dúvidas. Para consultá-los, ligue (11) 4002-1717 em horário comercial. Ou mande uma mensagem para eles no Whatsapp.

Compartilhe o Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down