A missão da Central Ar é participar da vida das pessoas proporcionando saúde, bem-estar e conforto. Além de nossos produtos e serviços, queremos fornecer informação de qualidade que te ajude a cuidar da sua saúde e de seus entes queridos.
Perto de completar um semestre, a pandemia causada pelo Covid-19 reforça ainda mais nosso compromisso com sua saúde. Por isso, preparamos esse artigo sobre os hábitos que colaboram para a prevenção ao vírus.
Primeiramente, é importante frisar as recomendações básicas para qualquer tipo de ambiente, com ou sem ar condicionado.
Os aparelhos de ar condicionado podem ser ótimos aliados na prevenção ao vírus. Com a manutenção apropriada e em seu devido funcionamento, um ar condicionado pode reduzir a propagação do Covid-19.
Segundo a Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), os aparelhos trabalham para fornecer ar limpo, agradável e recuperado, além de misturar níveis de ar de renovação e conter ou esgotar contaminantes. Além disso, são fundamentais para a manutenção de níveis saudáveis de umidade, que reduz o risco de proliferação de fungos e mantém as mucosas hidratadas.
Assim, o bom condicionamento de ar melhora a saúde, reduzindo o desconforto, o estresse térmico e a propagação do vírus.
Para garantir a pureza adequada do ar em ambientes internos, você deve se atentar aos seguintes itens:
É recomendado que o ar condicionado tenha um sensor de dióxido de carbono ou outros poluentes para calcular e corrigir a quantidade de ventilação necessária. O aumento da taxa de ventilação pode causar um aumento de carga térmica e, caso o aparelho não seja dimensionado adequadamente, poderá não ser capaz de fornecer a capacidade de refrigeração necessária para o ambiente. Daí a importância de escolher o aparelho correto para seu ambiente.
Os filtros são classificados quanto à capacidade de capturar e reter partículas de tamanhos diferentes. O padrão do mercado é a classificação MERV (Valor Mínimo de Eficiência). Os filtros HEPA são ainda mais eficientes e capazes de capturar bactérias e vírus.
Outras tecnologias como luzes ultravioleta, ionização, ativo eletrostático, carvão ativo e outros componentes podem ser instaladas para atingir especificamente bactérias e vírus. Algumas dessas opções podem estar disponíveis como parte integrante do sistema de ar condicionado.
Além disso, alguns aparelhos ar condicionado possuem filtros antibactericida que eliminam 99% de vírus e bactérias, além de evitar a proliferação de ácaros e poeiras que podem causar alergias. É importante lembrar que esta tecnologia não elimina o Covid-19, mas sim melhora a qualidade do ar do seu ambiente, sendo mais um reforço à saúde da sua família e amigos.
Compartilhe esse conteúdo e espalhe as boas práticas para um ambiente que, acima de climatizado, é higienizado e saudável.
Para conhecer mais sobre a Central Ar.com, acesse nossas redes sociais e nosso site. Referência no setor de climatização, há mais de 30 anos te ajudando a cuidar de sua saúde.