Comprar o ar condicionado ideal para o seu ambiente é necessário pois permite um alinhamento mais preciso entre os recursos e capacidades do equipamento com as características dos cômodos que serão refrigerados.
Como resultado, isso gera economia no consumo de energia elétrica e eficiência completa para climatizar os ambientes. Acontece que, para isso, boa dose de cuidados e planejamento é mais que bem-vinda para que você não enfrente imprevistos nesse processo.
Por isso, fizemos um post com tudo o que você precisa saber para aprender como escolher um ar condicionado . Claro, sempre levando em consideração as suas necessidades e objetivos. Confira, logo abaixo!
Essa pergunta é facilmente respondida: não. Afinal de contas, a potência de um desses aparelhos pode ser acima ou abaixo do necessário para algumas questões intrínsecas aos ambientes onde eles serão instalados.
Por exemplo: a quantidade de pessoas e de aparelhos eletrônicos em um cômodo. O número vai influenciar na mudança de temperatura interna e, consequentemente, da potência ideal para climatizar aquela área.
Por isso é tão comum encontrarmos sugestões sobre o melhor ar condicionado para sala ou qual ar condicionado para quarto. Existem características únicas a serem avaliadas!
E a potência do ar condicionado está condicionada a essa decisão. Para isso, é fundamental que você tenha calculado o tamanho do espaço em que o aparelho vai ser instalado. Além do número de pessoas que costumam ocupar o cômodo.
Para isso, é válido entender que a potência de um ar condicionado é medida em BTU/h — British Termic Unit per hour, do inglês, ou apenas Unidade Térmica Britânica por hora.
Nós temos uma calculadora de BTUs automática em que você só precisa preencher algumas informações básicas. Assim, nós sugerimos o melhor ar condicionado com a potência ideal para as suas necessidades. Clique aqui e acesse a nossa calculadora de BTUs!
Basicamente, estamos falando em três modelos principais de ar condicionado:
O primeiro deles é o mais simples por não exigir a necessidade de instalação, propriamente dita. A troca de ar pode ser feita em um ambiente com janela próxima ao aparelho.
Já o ar condicionado de janela tem espaço próprio e suspenso. É ideal para quartos e escritórios de locais que permitem a chegada desse aparelho compacto, porém de local específico. A evaporadora e a condensadora ficam no mesmo gabinete, com a instalação mais simples de ser feita.
E tem o modelo de ar condicionado Split, que tem duas partes isoladas (a condensadora e a evaporadora). A primeira fica na parte interna do lar e a outra do lado de fora. É o tipo de ar-condicionado mais potente e menos ruidoso dos três, e também não exige muitas reformas nos cômodos para adequá-lo.
Além disso, existem outros modelos que se caracterizam mais pelos recursos únicos ou que podem ser melhor aproveitados de acordo com as suas necessidades, como os seguintes:
São característicos pelo funcionamento silencioso e discrição, além de virem em alternativas de condensadoras horizontal e vertical (ou barril). Indicados para locais com pouca área livre.
Sua tecnologia é considerada de elevada eficiência em redução no consumo de energia, cerca de 60% com relação a outros tipos de ar condicionado. A tecnologia também proporciona um funcionamento silencioso.
Facilita as necessidades de quem pretende climatizar diferentes ambientes. Funciona de maneira individualizada, mas simultânea.
Ele é instalado no teto e muito usado para a refrigeração de ambientes amplos. A discrição decorativa é também uma característica especial desse modelo de equipamento.
Potente e versátil, ele pode ser instalado no teto na posição horizontal ou no piso na posição vertical. É muito usado para a refrigeração de ambientes amplos — muito popular em ambientes comerciais ou com grande fluxo de pessoas.
Certamente! Cada modelo conta com recursos e funcionalidades que suprem as suas necessidades. Por consequência, agregam um consumo maior ou menor do que outros tipos de ar condicionado.
A potência, já mencionada, é um desses fatores. Também é válido ficar de olho no Selo Procel presente nas diferentes marcas e seus respectivos produtos.
Esse tipo de qualificação é dado às empresas cujos eletrônicos privilegiem a eficiência energética. Ou seja, mais recursos com menos consumo de energia.
Na nomenclatura da Procel, essa classificação se dá de uma maneira na qual o selo A corresponde aos eletrônicos mais eficientes. Já o selo G, último da categoria, reflete-se em aparelhos com baixa eficiência no consumo de energia.
A instalação do ar condicionado é outro ponto fundamental que influencia a sua escolha do modelo. Primeiramente, tomando as devidas precauções em contratar um serviço especializado e profissional para evitar qualquer tipo de problema decorrente da má instalação.
Ainda assim, vale a pena conhecer os principais cuidados, para saber escolher o melhor tipo de ar condicionado para as suas características e as necessidades dos ambientes em questão.
Para isso, você sempre pode contar com o auxílio especializado de empresas idôneas no ramo e que, com um simples contato, já conseguem direcionar os melhores produtos para você um ar condicionado ideal para o seu lar ou empresa!
Quer saber mais a respeito? Então, entre em contato conosco via chat online e fale com um de nossos especialistas!