A instalação do ar-condicionado é um fator de extrema importância na hora de escolher o aparelho para sua casa ou negócio. Para moradores de prédios, esse quesito é ainda mais relevante, talvez a primeira das considerações a se levar na hora da pesquisa. Isso porque alguns edifícios e condomínios não permitem mudança de fachada ou quebra de parede. É neste cenário que o ar-condicionado Janela é a escolha perfeita!
Para você entender mais sobre esses casos, te explicamos como o Janela se adequa às condições de instalação, espaço e economia que nossos clientes costumam ter.
Um dos modelos mais antigos, o ar-condicionado Janela passou por diversas atualizações para continuar batendo de frente com seus concorrentes. Pela familiarização dos profissionais com esse velho amigo, sua instalação é prática, o que é um atrativo junto ao seu custo acessível.
Essa categoria está disponível em versões de 7.000 a 30.000 BTUS, refrigerando ambientes de até 60 metros quadrados.
Com espaço próprio e suspenso, é ideal para quartos e escritórios de locais que permitem a chegada desse aparelho compactos, porém de local específico. A evaporadora e a condensadora ficam no mesmo gabinete, com a instalação mais simples de ser feita.
Comprar o equipamento ideal para o seu ambiente é necessário pois permite um alinhamento mais preciso entre os recursos e capacidades do equipamento com as características dos cômodos que serão climatizados.
Como resultado, isso gera economia no consumo de energia elétrica e eficiência completa para climatizar os ambientes. Acontece que, para isso, boa dose de cuidados e planejamento é mais que bem-vinda para que você não enfrente imprevistos nesse processo.
Em casos de prédios e condomínios, para a instalação de qualquer aparelho, é preciso consultar a administração ou construtora. Por ser um modelo tradicional, a estrutura para receber o Janela geralmente já está pronta em muitas casas e apartamentos.
Isso acontece com maior frequência em Estados que possuem prédios antigos, como Rio de Janeiro e Bahia. Os motivos que levam a administração desses edifícios à preferência pelo Janela são diversos. Como por exemplo: uma fachada que não permite presença da condensadora para não afetar o projeto arquitetônico. Portanto, modelos Splits (unidade interna e externa separadas) geralmente não são permitidos nesses casos.
Logo, o Janela é ideal para prédios que tenham restrição de fachada ou para locais que já tenham parede adaptada para recebê-lo.
Como dito acima, os modelos Splits possuem duas unidades: condensadora (externa) e evaporadora (interna). Claro, no caso do Multi Split, o número de evaporadoras varia, mas isso é conversa para outro momento.
Para conectar as duas unidades, é preciso quebrar passagem, por onde passa uma tubulação de cobre com isolante térmico. A quebra acontece na parede, contrapiso ou é embutida no forro de gesso.
Além da passagem, o técnico de instalação precisa estudar as características do espaço para as eventuais demandas de adaptações que o equipamento exija. Ou seja, é um processo um pouco mais complexo que pode acrescentar alguns reais no orçamento.
Já no caso do ar-condicionado Janela, a instalação é feita por meio de um único furo na parede, apropriado ao tamanho do aparelho. Dentro da categoria, existem modelos que se diferem no tamanho e peso. Assim, você pode escolher as características que melhor se adequam ao seu ambiente, com o bônus de economizar em instalação.
Sem contar que, apesar de ser antecessor do Split, diversas marcas produzem o Janela com tecnologias avançadas, como:
Após conhecer a praticidade da instalação do ar condicionado Janela, vale a pena conferir as dicas sobre outros cuidados. Conhecendo cada categoria, você é assertivo sobre os melhores tipos de ar condicionado para o ambiente em questão.
Existem características únicas a serem avaliadas e a potência do ar-condicionado está condicionada a essa decisão. Para isso, é fundamental que você tenha calculado o tamanho do espaço em que o aparelho vai ser instalado e o número de pessoas que costumam ocupar o cômodo.
Além disso, avalie se o local de instalação recebe muita luz solar ao longo do dia e quantos aparelhos eletrônicos estão dentro do local. Nós temos uma calculadora de BTUs automática em que você só precisa preencher algumas informações básicas. Assim, nós sugerimos o melhor ar condicionado com a potência ideal para as suas necessidades. Clique aqui e acesse a nossa calculadora de BTUs!
Outro ponto a se atentar é a rede elétrica do imóvel, que deve suportar a instalação de um ar condicionado. E claro, tomar as devidas precauções em contratar um serviço especializado e profissional para evitar qualquer tipo de problema decorrente da má instalação.
Para te ajudar, você sempre pode contar com o auxílio especializado de empresas no ramo. Com um simples contato, nossos especialistas já conseguem direcionar os melhores produtos e serviços.
Conheça nossos serviços de instalação, limpeza e manutenção.
Não deixe de conferir os conteúdos que estão a todo vapor no blog semanalmente. Aqui você encontra comparativos de produtos, dicas sobre quando comprar seu ar condicionado, e muito mais!
Para conhecer mais sobre a CentralAr.com e nosso dia a dia, siga nossas redes sociais:
Instagram: @centralarcom
Twitter: @centralarcom