Assim como você, muitos consumidores trabalham com a ideia de que no inverno é a melhor época do ano para comprar não só ar-condicionado, mas diversos produtos considerados “sazonais”. Tudo porque a lógica do consumidor é de que os preços caem na baixa estação. E, em parte, isso é um fator decisivo para muitas empresas. Não todas, tendo quem trabalhe com a demanda e procura.
Como resultado, quem espera as temperaturas caírem nos termômetros para comprar um ar-condicionado ou qualquer outro produto, podem se frustrar. Pensando nisso reunimos ao longo deste post algumas dicas importantes.
Entenda melhor sobre as oscilações de preço do aparelho. Assim, você toma a melhor decisão sobre sua compra ainda este ano. Confira!
Respondendo rapidamente à questão que dá título a este post: primavera e outono. Isso significa que o verão e o inverno são o oposto das melhores oportunidades de compra.
Essa informação costuma causar dúvidas. Os consumidores tendem a acreditar que, durante o inverno, as pessoas passam bem longe das lojas e sites que vendem não só ar-condicionado, mas diversos eletrônicos.
Porém, tem dois motivos que colaboram para a queda dessa teoria. No inverno, muitas pessoas aproveitam para fazer a manutenção e limpeza do ar condicionado, já que há menos uso do aparelho. Ainda mais se ele for apenas de ciclo frio.
O segundo motivo é o ligeiro aumento da procura, visando o verão lá na frente. Ou seja, a demanda em negócios de ar-condicionado dá uma leve alavancada durante o inverno, em relação a estação anterior. Logo, todo o segmento, incluindo seus produtos e serviços, estarão com valores competitivos.
Nas estações que diferem do verão, já que infelizmente ele não ocorre o ano todo, acontecem então, as tidas como compras "conscientes" onde a procura por preço assim como qualidade do produto se intensifica cada vez mais.
Agora, vamos entender como funciona o mercado nas épocas tidas como as melhores para comprar o aparelho. A primavera e o outono são consideradas estações transitórias. Isso acontece porque são meses amenos, sem climas e temperaturas extremas.
É nessas horas que o mercado pode oferecer algumas promoções exclusivas que não costumam ser tão evidentes. E sem falar que, durante o verão, grande parte das compras de ar-condicionado está associada à aquisição de emergência e compras por impulso.
A demanda é tão baixa quanto na primavera ou outono, mas como mencionamos: pode ser um momento em que o setor é abastecido com serviços, e menos com produtos. E isso pode não agregar ofertas tão atrativas.
Mas não significa que não existam promoções durante a estação mais fria do ano. O fato é que nos outros meses podem existir condições mais convidativas para quem deseja aliar economia à conveniência em ter um modelo efetivo de ar-condicionado no seu lar ou empresa.
Portanto, fique de olho no mercado. Evite as compras de última hora, quando o termômetro está quebrando recordes de altas temperaturas diariamente.
Uma dica: já separe alguns modelos que você goste para acompanhar a evolução ou promoções realizadas pelas empresas do ramo. No site da CentralAr.com você encontra excelentes ofertas!
Para facilitar ainda mais a sua pesquisa, reunimos algumas dicas e considerações para você economizar e ainda ter o modelo de ar condicionado desejado para climatizar seus ambientes corporativos ou residenciais. São elas:
Outro ponto que vale mencionar tem a ver com a pressa. Se você esperar a melhor época do ano para comprar ar- condicionado, as chances de acertar em cheio na sua escolha são maiores
Sem falar que você tem tempo de sobra para poupar um pouco mais e adquirir um modelo moderno — o que se converte em mais resistência e durabilidade e, consequentemente, em mais tempo de uso sem imprevistos pela frente.
Com essas dicas, fica muito mais fácil escolher um aparelho inteiramente dedicado às suas necessidades e sem sofrer em equilibrar o seu orçamento nos dias mais quentes do ano.