No mercado, é bastante raro encontrar um ar-condicionado na voltagem de 110V, a maioria das suas versões são de 220V. E para evitar a troca de todas as suas tomadas, o transformador para ar-condicionado acaba sendo uma solução.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o conteúdo completo e detalhado, com dicas e principais cuidados!
Embora seja uma solução usar o transformador no ar-condicionado, é fundamental dar atenção aos devidos cuidados, pois ele pode trazer riscos ao seu lar.
Isso porque, como o objetivo do item é transformar o interior do aparelho de 220v para 110v, na maioria dos casos, ele exige uma tensão elétrica maior. Ou seja, seria uma transformação de baixa para alta, exigindo constante “esforço” do aparelho.
Dessa forma, é possível que o ar-condicionado sofra com alguns danos, além de oferecer riscos ao seu ambiente.
Um dos principais riscos é a danificação do eletrodoméstico, podendo até queimar durante o seu uso. Consequentemente, esse problema vai trazer um gasto muito maior às suas economias, pois será necessário comprar outro.
Vale ressaltar que além dos riscos causados ao ar-condicionado, a segurança da sua casa pode ser prejudicada. Entre os principais perigos, estão:
Isso acontece devido à conversão frequente do consumo de energia. Por conta disso, é fundamental ter bastante cuidado na hora de decidir optar por um transformador na sua casa.
Na hora de instalar o seu ar-condicionado, é fundamental ter atenção em todos os detalhes necessários, principalmente para garantir a segurança da sua casa.
Embora o transformador de ar pode ser uma solução, é preferível optar por soluções mais seguras, são elas:
O ideal é comprar um produto adequado à voltagem da sua casa. No mercado, existem diversas opções de ares condicionados, voltadas para voltagens de 127V, como modelos de janela, climatizadores e até mesmo splits. Por isso, a dica é realizar uma pesquisa detalhada.
Outra opção é padronizar a rede elétrica do seu ambiente, para garantir a segurança do seu lar de maneira simples. Dessa forma, você evita qualquer contratempo durante a instalação dos seus eletrodomésticos.
É bastante comum que residências ou ambientes comerciais possuam uma rede elétrica de baixa capacidade, com tomadas na voltagem 110V. Porém, atualmente, a maioria dos aparelhos são fabricados para serem usados em 220V.
Uma das principais dúvidas dos consumidores é se o aparelho de 220V pode ser utilizado em uma tomada de 110V. Saiba que é possível, sim, no entanto, o equipamento eletrônico não vai funcionar de maneira eficiente.
Ou seja, mesmo que o eletrodoméstico ligue, a voltagem não será suficiente para fazer o compressor do ar funcionar. Dessa forma, o ambiente será apenas ventilado, não refrigerado.
Nesse caso, a melhor solução é recorrer à mudança da sua rede elétrica. Contudo, esse processo exige um custo de tempo e financeiro maior. Assim, optar pelo transformador para ar-condicionado é uma alternativa.
A quantidade de watts de um transformador vai depender bastante dos BTUs do seu ar-condicionado. Um dos pontos que você precisa ter atenção é em relação à potência dos aparelhos.
Confira nossa Calculadora de BTUs e saiba qual potência ideal para o seu ambiente.
Isso porque, a capacidade elétrica do ar-condicionado não pode exercer 70% da potência do seu transformador. Essa informação pode ser verificada de acordo com o cada fabricante do aparelho de conversão de energia, além dos BTUs. Confira abaixo alguns exemplos!
Após entender se realmente vale a pena usar o transformador para ar-condicionado, você pode conferir outras informações necessárias no blog da Central Ar. Entre elas, é possível entender o que é BIVOLT e quais cuidados tomar na hora da compra.