Com as temperaturas ficando mais altas, muitas vezes achamos que o ar condicionado não está sendo suficiente para aliviar o calor. Alguns fatores podem ser responsáveis pela falta de eficiência que o aparelho tem em refrigerar o espaço. Portanto, fique atento! A falta de potência pode significar a necessidade de troca do filtro do ar.
Tem dúvidas sobre quando trocar o filtro o filtro do ar condicionado? Reunimos aqui tudo o que você saber. Confira!
Parece um detalhe, mas, assim como todas as partes do ar-condicionado, o filtro do ar merece atenção e manutenção periódica. Além do perfeito funcionamento do ar condicionado, manter o filtro de ar limpo e com a troca em dia é extremamente importante para garantir a qualidade do ar a medida em que o equipamento serve exatamente para não permitir que as impurezas circulem pelo ambiente.
Quando a troca não é feita seguindo as recomendações, a função do filtro fica prejudicada. Para quem já possui ou tem tendência à problemas respiratórios, a situação se torna ainda pior à medida em que a poeira, ácaros, vírus e bactérias do ar podem gerar crises alérgicas, por exemplo.
Quando o filtro não é limpo com regularidade, ele acaba acumulando muita sujeira, proporcionando um ambiente favorável para a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.
Quando a manutenção do filtro não é feita também é muito provável que a necessidade de troca seja sentida no bolso, com o aumento no valor da conta de energia. O filtro gasto, fora do seu funcionamento ideal, faz com que o ar condicionado não seja tão eficiente como o aparelho é feito para ser, apresentando queda no desempenho do ar e gastando mais energia.
Manter o filtro limpo e com a troca em dia, portanto, é a melhor forma de aproveitar o máximo do rendimento do aparelho e evitar a proliferação de doenças, mau cheiro, etc.
Quando se trata de manutenção do ar-condicionado, a primeira coisa a ter em mente é que é sempre importante consultar o manual de fabricação da máquina, para conferir as recomendações específicas do modelo a respeito da manutenção e limpeza, isso pois podem haver necessidades específicas para cada aparelho.
De toda forma, existem algumas orientações de boas práticas a serem seguidas em relação à troca do filtro do ar-condicionado. Confira!
Importante registrar ainda que, além da troca do filtro, é necessário sempre lembrar do protocolo de manutenção e limpeza do ar para garantir seu pleno funcionamento.
Além da troca do filtro de ar, a limpeza do equipamento também é fundamental. No caso da limpeza dos filtros de nylon e metal, o recomendado é limpar uma vez por mês pelos próprios proprietários quando o ar condicionado estiver em uso intenso e, uma vez por ano, que o aparelho passe por um serviço de limpeza profunda, realizado por um profissional especializado.
Durante o procedimento, diversos itens são verificados e passam por limpeza com produtos específicos - próprios para ar condicionado.
Confira todas as etapas da limpeza técnica do ar:
Se a limpeza do ar condicionado pode fazer toda a diferença na qualidade do ar ambiente, na durabilidade do aparelho e até mesmo no consumo de energia, realizar o serviço com uma mão-de-obra qualificada irá garantir que tranquilidade em saber que a limpeza será feita de acordo com todas as recomendações do fabricantes.
A CentralAr.Com conta com equipes técnicas treinadas e especializadas em ar condicionados, com atendimento em todo o Brasil.
Através do site da CentralAr.Com é possível contratar o serviço, após consultar os valores que variam de acordo com cada modelo e marca. Assim como a compra dos aparelhos, o pagamento da instalação, manutenção e limpeza também pode ser feito em até 10x sem juros para facilidade dos clientes. Todas as dúvidas e atendimentos também podem ser feitas através do chat exclusivo da empresa.