Seja para o lar ou empresa, é fundamental saber quais são os melhores aparelhos de ar condicionado para atender às suas necessidades e objetivos. E, para isso, entra a dúvida de muitos consumidores: qual modelo é o ideal para você? Essa dúvida, inclusive, tende a circular entre dois dos mais populares modelos do mercado: o ar condicionado split e o multisplit.
Para que você saiba exatamente os diferenciais de cada modelo e tome uma decisão assertiva, preparamos este post. Confira, e aprenda conosco quais são os benefícios em tê-los instalados no seu ambiente, com os melhores recursos de cada um!
Prático e eficiente, o ar condicionado com sistema Split dispõe de duas partes, interna (evaporadora) e externa (condensadora). Elas são unidas por tubulações de cobre em que é feita a passagem do gás refrigerante e também do dreno responsável pelo escoamento da água.
Outra característica interessante desse modelo é que trata-se de um equipamento consideravelmente silencioso. Especialmente, quando comparamos com o popular e tradicional modelo ar-condicionado de janela.
No geral, trata-se de um equipamento indicado para diferentes tipos de ambientes, e que não demanda muito trabalho de instalação. A tubulação facilita a instalação profissional do ar condicionado Split, tornando a reforma mínima para adequá-lo às suas necessidades e objetivos.
Em partes, o ar condicionado Multi Split é muito similar à tecnologia aplicada ao modelo Split. Afinal, o equipamento também é formado por unidades individualizadas de condensadora e de evaporada. A diferença é que esse modelo pode climatizar mais de um ambiente simultaneamente, com programações individualizadas de temperatura.
Assim, o ar condicionado pode ser usado em diferentes ambientes e espaços (como edifícios comerciais e áreas residenciais), de maneira individualizada. Além disso, existem outras características, como:
Ou seja: embora tenham tecnologias e recursos similares, o modelo Split não possui a funcionalidade de agregar diferentes evaporadoras em uma só condensadora. Por consequência, a potência do modelo de ar condicionado Multi Split tende a ser relativamente maior, justamente para garantir que mais de um ambiente seja climatizado com eficácia.
Se você ainda tem dúvidas ao escolher entre Split ou MultiSplit, não tem problema. Abaixo, vamos apontar algumas questões que facilitam a sua tomada de decisão ao respondê-las!
Não cometa o erro de comprar um ar condicionado sem saber, exatamente, onde ele será instalado. Seja o ar condicionado Split ou o ar condicionado MultiSplit (entre outros modelos), é fundamental que você observe as características do ambiente. Desde o tamanho do espaço até a quantidade de pessoas e de eletrônicos, todo detalhe é relevante.
Isso tudo influencia na escolha do aparelho, pois impacta na sua potência. Além disso, a escolha do aparelho de ar condicionado Multi Split é bastante associada à climatização de dois cômodos ou mais. Inclusive, é preciso verificar se o espaço externo permite instalação de tal equipamento. Se você vive num edifício que não favorece a instalação desses equipamentos, imagine o problema em adquirir o produto antes?
Quais são as medidas do cômodo (ou dos ambientes) em que o ar condicionado vai ser instalado? Isso influencia a potência do equipamento! Verifique, inclusive, a simultaneidade em cada ambiente.
O que isso quer dizer? A maneira com a qual fatores externos (como a incidência solar) influenciam dentro desses cômodos. Caso você use um ar condicionado Multi Split, é importante equilibrar a potência de acordo com o lado do ambiente que mais sofre com esses fatores. Assim, equilibra-se com eficiência a potência necessária.
Caso você queira fazer algumas simulações para descobrir o tipo de equipamento ideal, aproveite para dar uma conferida em nossa calculadora de BTUs!
Além de dividir sua escolha entre o ar condicionado Split ou Multi Split, é importante avaliar todos os modelos e categorias disponíveis. Com isso, você identifica de maneira assertiva quais deles têm tudo a ver com as suas necessidades.
Como havíamos destacado, o ar condicionado Split necessita de uma simples reforma para a passagem da tubulação que conecta os módulos externo e interno. Outra característica importante é a modernidade e silêncio em seu funcionamento em relação ao modelo convencional de janela.
O mesmo vale para o ar condicionado Multi Split, que ainda conta com a flexibilidade de conectar mais evaporadoras em uma só condensadora do lado externo dos ambientes.
O modelo de janela, por sua vez, é mais compacto e acessível, mas afeta fachada dos locais por conta do seu modelo integrado. Existe também o ar condicionado portátil, que não demanda reforma alguma além da necessidade de ter uma área (como uma janela) para a circulação do ar. O contraponto é seu consumo de energia maior do que os outros modelos e menor potência, no geral.
Por fim, independentemente de ser o ar condicionado Split ou Multisplit, procure por recursos que possam atender às suas demandas. Claro, aparelhos que agreguem mais conveniências também são interessantes.
E isso tudo varia entre modelos e melhores marcas do mercado. Mas para quem procura por um desses dois tipos de ar condicionado, uma funcionalidade extra pode fazer toda a diferença.
Pode ajudar ainda mais, se você der uma olhadinha nos modelos de ar condicionado Split ou ar condicionado MultiSplit em nosso site. E também tirar as suas dúvidas no nosso atendimento online!
Além de produtos de qualidade, também queremos oferecer conteúdo interessante e útil. Logo, aqui no blog você encontra diversos tipos de informações. São recomendações técnicas, dicas sobre quando comprar seu ar condicionado e muito mais! Continue explorando e até a próxima!