Se a sua prioridade é gastar o mínimo possível de energia, o ventilador é imbatível: ele consome cerca de 0,05 a 0,10 kWh por hora, enquanto um ar-condicionado pode consumir de 1,0 a 5,0 kWh no mesmo período.
Dicas rápidas para facilitar o seu dia a dia.
Se a sua prioridade é gastar o mínimo possível de energia, o ventilador é imbatível: ele consome cerca de 0,05 a 0,10 kWh por hora, enquanto um ar-condicionado pode consumir de 1,0 a 5,0 kWh no mesmo período.
Entender qual modelo é mais econômico vai além de comparar preços: envolve avaliar tecnologia, eficiência energética, funcionalidade e adaptabilidade ao seu ambiente e rotina. Aqui você encontra todas as informações para tomar uma decisão completa — com exemplos reais e explicações claras.
A instalação de um ar-condicionado Split exige a passagem de tubulações de cobre, dreno e cabos elétricos entre a unidade interna e a externa. Porém, em muitos casos, essas tubulações ficam aparentes, comprometendo a estética do ambiente.
Com a alta das temperaturas e o aumento da procura por conforto térmico, muita gente pensa em comprar um ar-condicionado usado como forma de economizar. Mas será que realmente vale a pena? Essa decisão exige atenção, pois um equipamento de segunda mão pode tanto representar um bom negócio quanto trazer dores de cabeça e gastos extras.
Se você mora em apartamento e está pensando em instalar um ar-condicionado, provavelmente já se deparou com várias dúvidas:
Qual modelo é o mais indicado? O condomínio permite instalação? Onde vai ficar a condensadora? Será que um portátil resolve?
O ar-condicionado é um aliado não apenas nos dias mais quentes, mas também durante o frio — especialmente quando conta com a função quente e frio. No entanto, uma dúvida muito comum entre os usuários é: qual é a temperatura ideal do ar-condicionado no inverno?
A Samsung é uma marca globalmente reconhecida por sua inovação em eletrônicos, mas quando o assunto é ar-condicionado, muitos consumidores ainda se perguntam: vale a pena investir em um ar-condicionado Samsung?
O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais versáteis quando se trata de climatização, e entender suas funções pode fazer toda a diferença na hora de aproveitar ao máximo seu desempenho. Uma das funções mais úteis – e menos compreendidas – é o modo automático. Mas afinal, o que exatamente ele faz? Quando vale a pena usá-lo? E como esse modo influencia o consumo de energia?