Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

Cuidados com o ar-condicionado em dias chuvosos

Quem tem ar-condicionado em casa provavelmente já se perguntou se existe algum problema em ligar o aparelho em dias de chuva? A verdade é que os cuidados com o ar-condicionado...
imagem em azul escuro e claro, com um ar-condicionado

Quem tem ar-condicionado em casa provavelmente já se perguntou se existe algum problema em ligar o aparelho em dias de chuva? A verdade é que os cuidados com o ar-condicionado em relação às alterações climáticas devem ser tomados no momento da instalação. Por isso, preste bastante atenção nas nossas dicas.

Entenda como funciona o ar-condicionado

A condensadora é a responsável pela troca de calor do seu aparelho — ou seja, ela que vai gelar o fluido refrigerante no seu ambiente.

Tanto o ar-condicionado de janela quanto o split têm condensadoras. Na primeira opção, como a peça é única, o lado da condensadora fica para o lado de fora da parede. Já o split tem duas unidades, e a condensadora é instalada no exterior da construção, ligada por tubos ao componente interno.

Como o ar-condicionado é feito para que a condensadora fique sempre do lado de fora, ele já é projetado para que as gotas de água não cheguem até as peças-chave que não podem ser molhadas.  Mas a vida útil do seu ar-condicionado será muito maior quando ele não ficar exposto diretamente à chuva.

Há outro ponto muito importante de cuidado com o ar-condicionado. A condensadora trabalha de maneira cíclica e, tende a esquentar bastante. Assim, por mais esse motivo, a instalação que abriga a condensadora precisa de atenção. 

Como proteger a condensadora do ar-condicionado

De modo geral, é necessário evitar umidade, água, maresia e poeira.

É importante prestar atenção nos materiais das proteções externas para ar-condicionado, para sustentem o peso da condensadora e não impeçam a troca de calor com o ambiente. Também é preciso escolher o tamanho ideal desse abrigo, para que o aparelho não esquente muito, nem seja abafado, enquanto trabalha.

  • Concreto: essa proteção é geralmente feita na construção do edifício ou da residência. O seu ar-condicionado fica dentro de uma caixa levemente maior do que o aparelho, o que evita a incidência de chuva, vento forte e de sujeiras maiores.
  • Fibra de vidro: é uma proteção externa para ar-condicionado tanto de split quanto de janela. Feito para escoar água da chuva, não absorve calor e não interfere muito na aparência externa da sua casa.
  • Telhado: é uma cobertura da parte superior externa do ar-condicionado, com fibra de vidro, telha, concreto ou até alumínio. Protege menos o aparelho do que as outras opções, já que cobre apenas a parte de cima.
  • Capa protetora respirável: feita de tecido ou plástico respirável, tem resistência ao desgaste, é à prova d’água, à prova de vento e até ao frio. Essa é uma proteção externa para o ar-condicionado de mudanças climáticas e de sujeira. É uma maneira mais barata e fácil para quem não pode construir ou interferir na estrutura do edifício, ou da casa.

A vedação do aparelho na parede também é importante. O ar-condicionado precisa ser exatamente do tamanho da abertura ou encaixado em material que impeça a água de entrar de fora para dentro, evitando danos na máquina ou até mesmo um curto-circuito.

Dessa maneira, com uma proteção externa para ar-condicionado bem instalada, você pode usar o seu aparelho na chuva normalmente.

O que fazer em casos de uso de ar-condicionado em dias de tempestade?

Da mesma maneira que seu aparelho está protegido de chuvas comuns, ele também estará em dias de tempestade. Nesse caso, os cuidados com o ar-condicionado devem ser iguais aos que você mantém com outros eletrodomésticos — caso haja picos de energia, é importante desligá-lo e retirá-lo da tomada, para evitar que a máquina queime.

Cuidados com o ar-condicionado de janela

Além de todas as dicas importantes que já demos, por muitas vezes, o ar-condicionado de janela pode ser instalado levemente inclinado para baixo, usando um selador. Assim, protege o aparelho de acúmulo de chuva em dias de vento. Para essa possibilidade, peça a orientação de um técnico.

Cuidados com o ar-condicionado split

Cuidado com a instalação da condensadora do ar-condicionado split em pisos irregulares, como grama, blocos e tapetes. É importante que ela esteja de pé, reta, para não comprometer o funcionamento e a vida útil do aparelho.

Faça a manutenção regular do ar-condicionado

Para manter em dia os cuidados com o ar-condicionado, é importante realizar a manutenção regular do aparelho. Você pode consultar um técnico para limpeza e vistoria — garantindo, assim, maior tempo de duração da máquina, segurança e saúde para você e sua família.

Mais cuidados com o seu ar-condicionado

  • Preste atenção em barulhos diferentes e sinais de alteração. Em caso positivo, chame um técnico para a vistoria.
  • Realize a higienização frequente do filtro.
  • Respeite as orientações do Manual de Instrução e Modo de Uso.
  • Certifique-se de que o aparelho seja sempre ligado e desligado corretamente.

É importante, ainda, que você escolha o aparelho ideal para seu ambiente. Há diferentes categorias de ar-condicionado, com capacidades, tamanhos e necessidades de instalação.

Lembrando que através da CentralAr.com é possível contratar, além da instalação, os serviços de manutenção e limpeza com técnicos treinados e especializados em ar-condicionado. A contratação também é feita pelo próprio site e o atendimento pode ser realizado em todo o Brasil, com pagamento em até 10x sem juros. Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas da CentralAr.com via chat!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down