Quem tem ar-condicionado em casa provavelmente já se perguntou se existe algum problema em ligar o aparelho em dias de chuva? A verdade é que os cuidados com o ar-condicionado em relação às alterações climáticas devem ser tomados no momento da instalação. Por isso, preste bastante atenção nas nossas dicas.
A condensadora é a responsável pela troca de calor do seu aparelho — ou seja, ela que vai gelar o fluido refrigerante no seu ambiente.
Tanto o ar-condicionado de janela quanto o split têm condensadoras. Na primeira opção, como a peça é única, o lado da condensadora fica para o lado de fora da parede. Já o split tem duas unidades, e a condensadora é instalada no exterior da construção, ligada por tubos ao componente interno.
Como o ar-condicionado é feito para que a condensadora fique sempre do lado de fora, ele já é projetado para que as gotas de água não cheguem até as peças-chave que não podem ser molhadas. Mas a vida útil do seu ar-condicionado será muito maior quando ele não ficar exposto diretamente à chuva.
Há outro ponto muito importante de cuidado com o ar-condicionado. A condensadora trabalha de maneira cíclica e, tende a esquentar bastante. Assim, por mais esse motivo, a instalação que abriga a condensadora precisa de atenção.
De modo geral, é necessário evitar umidade, água, maresia e poeira.
É importante prestar atenção nos materiais das proteções externas para ar-condicionado, para sustentem o peso da condensadora e não impeçam a troca de calor com o ambiente. Também é preciso escolher o tamanho ideal desse abrigo, para que o aparelho não esquente muito, nem seja abafado, enquanto trabalha.
A vedação do aparelho na parede também é importante. O ar-condicionado precisa ser exatamente do tamanho da abertura ou encaixado em material que impeça a água de entrar de fora para dentro, evitando danos na máquina ou até mesmo um curto-circuito.
Dessa maneira, com uma proteção externa para ar-condicionado bem instalada, você pode usar o seu aparelho na chuva normalmente.
Da mesma maneira que seu aparelho está protegido de chuvas comuns, ele também estará em dias de tempestade. Nesse caso, os cuidados com o ar-condicionado devem ser iguais aos que você mantém com outros eletrodomésticos — caso haja picos de energia, é importante desligá-lo e retirá-lo da tomada, para evitar que a máquina queime.
Cuidados com o ar-condicionado de janela
Além de todas as dicas importantes que já demos, por muitas vezes, o ar-condicionado de janela pode ser instalado levemente inclinado para baixo, usando um selador. Assim, protege o aparelho de acúmulo de chuva em dias de vento. Para essa possibilidade, peça a orientação de um técnico.
Cuidados com o ar-condicionado split
Cuidado com a instalação da condensadora do ar-condicionado split em pisos irregulares, como grama, blocos e tapetes. É importante que ela esteja de pé, reta, para não comprometer o funcionamento e a vida útil do aparelho.
Faça a manutenção regular do ar-condicionado
Para manter em dia os cuidados com o ar-condicionado, é importante realizar a manutenção regular do aparelho. Você pode consultar um técnico para limpeza e vistoria — garantindo, assim, maior tempo de duração da máquina, segurança e saúde para você e sua família.
É importante, ainda, que você escolha o aparelho ideal para seu ambiente. Há diferentes categorias de ar-condicionado, com capacidades, tamanhos e necessidades de instalação.
Lembrando que através da CentralAr.com é possível contratar, além da instalação, os serviços de manutenção e limpeza com técnicos treinados e especializados em ar-condicionado. A contratação também é feita pelo próprio site e o atendimento pode ser realizado em todo o Brasil, com pagamento em até 10x sem juros. Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas da CentralAr.com via chat!