Regiões muito úmidas tendem a causar incômodos físicos nas pessoas e, também, às próprias estruturas físicas do seu lar ou empresa, porém por meio da função desumidificador, o ambiente pode se tornar mais seguro para todos.
Para quem convive com a maresia — em áreas litorâneas, principalmente —esse problema é tão comum quanto prejudicial aos proprietários. E, para que não restem dúvidas sobre o assunto, preparamos este post. Siga com esta leitura e aprenda conosco tudo sobre a função desumidificador do ar condicionado!
Como destacamos, muitas vezes o excesso de umidade é um problema sério para quem convive em determinados ambientes. Um deles, é o acúmulo mais fácil de bolor e mofo, além da ação mais acelerada da corrosão de materiais metálicos.
Ou seja: questões que afetam a saúde das pessoas e também os seus bens materiais. Até por isso, a função desumidificador do ar condicionado é tão relevante. Por meio dela, as pessoas, as estruturas físicas do seu lar ou empresa e também os seus aparelhos eletrônicos são beneficiados.
E tudo porque esse recurso tem como principal objetivo a regulagem da umidade relativa do ar. A princípio, isso basta para tornar o ambiente, como um todo, mais saudável e refrescante. Afinal, o excesso de umidade deixa o ar mais abafado, parecendo que o local está mais quente do que de fato está.
Com base no uso estratégico desse tipo de recurso, vale a pena observar o quanto a sua família só têm a se beneficiar com a função de desumidificação do ar condicionado. E, abaixo, você pode conferir as principais, como:
Vale lembrar, contudo, que a desumidificação não é o único (e nem deve ser considerado o único) fator para a melhoria na performance do aparelho e no bem-estar e saúde das pessoas. Ou seja: mantê-lo ligado com a função de desumidificar do ar condicionado não exclui a importante necessidade em fazer a manutenção e limpeza periódica do ar condicionado.
Confira 5 dicas essenciais para manutenção do ar condicionado, clique aqui!
Vamos entender, agora, como a desumidificação funciona na prática e pode transformar a sua relação com o ar condicionado em tempo seco.
Automaticamente, o aparelho identifica o nível de umidade ideal para o ambiente e, assim, a função começa a remover o excesso até que alcance o ponto desejado. Para isso, a umidade (que se concentra no ar como vapor d’água) é capturada pelo ar condicionado, que transforma o vapor e remove-o do cômodo.
E não se preocupe: ar condicionado e ar seco não combinam com esse recurso e ele interrompe a função assim que os sensores notificam que o ambiente já não está úmido e tampouco seco demais.
Acredite: não existe segredo algum no acionamento dessa função. O desumidificador é um recurso presente em diversos modelos de ar condicionado, e o “grande” esforço será identificar o seu acionamento no específico controle remoto do seu equipamento.
Procure, inicialmente, pela opção “modo” do controle. Nele, você consegue alternar entre os recursos — como ventilação, resfriamento e desumidificar — e usá-lo instantaneamente.
Uma dica: procure pelo modo no manual de instruções do fabricante, caso tenha dificuldades em navegar pelos recursos do seu aparelho. Geralmente, o desenho que simboliza essa função é uma gota d’água.
Por fim, existem alguns pontos de atenção e que nem tem a ver, necessariamente, com o recurso em si. Além da atenção em não mantê-lo ligado por muito tempo — assim como não é recomendado com a utilização do ar condicionado — cuidado em:
No mais, você pode desfrutar da função desumidificar sem problemas! E, já sabe, né? Se estiver em busca dos melhores modelos e marcas de ar condicionado com esse tipo de recurso, acesse a loja virtual da Central Ar e confira as opções que temos para você!