A primavera, que sempre chega trazendo com ela uma estação florida, esse ano também foi marcada por altas temperaturas de Norte a Sul do país, com recordes que chegaram a 44º. A previsão para os próximos meses não é diferente, com especialistas indicando um verão também de muito calor.
Saiba mais sobre o assunto e como se preparar para passar pelas épocas quentes com maior conforto!
As mudanças climáticas, que já são discutidas há décadas por especialistas e pela sociedade como um todo, estão cada vez mais visíveis em nosso dia a dia. Estações cada vez mais quentes, secas mais longas em algumas regiões do país e fenômenos climáticos não antes observados no Brasil.
Em Cuiabá, por exemplo, a cidade quebrou um recorde de calor de mais de 100 anos, registrando 44,0°C no dia 30 de setembro.
Com diferentes temperaturas e sensações térmicas, especialistas indicam algumas regiões como as que devem sentir mais o calor nos próximos meses, no Brasil. São elas:
Além dos reflexos causados pelas intervenções humanas no planeta, ainda precisamos considerar os fenômenos naturais que impactam anualmente o clima. O La Niña, por exemplo, tem alterado o clima em diversas partes do mundo. Ele impacta especialmente na região Centro-Sul do Brasil com uma redução na precipitação de chuvas e consequente aumento nas temperaturas.
Além do calor intenso, outra preocupação da população e de especialistas é o ar seco. Em regiões como o Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste, a previsão é que a umidade do ar fique abaixo dos 20%. Além disso, existe ainda a possibilidade de algumas cidades registrarem valores próximos ou abaixo de 12%, o que caracteriza estado de emergência. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a umidade fique acima dos 60%.
As previsões são preocupantes ao considerar os problemas de saúde que podem ser acarretados pelo ar seco. A falta de umidade do ar causa um ressecamento das vias aéreas, fazendo com que estejam mais suscetíveis a entrada de agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias.
Para quem já tem doenças respiratórias como asma, bronquite ou rinite, por exemplo, o problema pode ser ainda maior e agravar os quadros pré-existentes. Um aliado fundamental nessas situações é o umidificador de ar.
Se preparar para as altas temperaturas é fundamental para passar por elas de forma mais confortável e com a saúde em dia. Ter um aparelho de ar-condicionado no calor pode fazer toda a diferença, seja em casa ou no trabalho, para ter o controle da temperatura ambiente.
O mais importante neste sentido é saber exatamente qual potência do ar-condicionado será necessária para atender perfeitamente o ambiente onde será instalado. Este cálculo é feito através de uma Calculadora de BTUs, medida que registra a potência do aparelho.
Os aparelhos chegam a uma temperatura mínima de 16º, sendo que o recomendado para uso diário pensando no conforto e temperatura corporal é de manter o ar-condicionado de 20º a 23º.
Importante lembrar também que em épocas muito quentes, em que o ar-condicionado é usado com mais frequência, é fundamental fazer uma limpeza do filtro do aparelho com ainda mais frequência. Assim, é garantido o perfeito funcionamento do ar. Ter o filtro limpo também garante a qualidade do ar e evita possíveis problemas respiratórios naqueles que estão no ambiente.
Os controles remotos ou botões no próprio ar-condicionado são sempre específicos de cada marca ou modelo. Importante sempre ler com atenção as instruções do Manual do Aparelho para conhecer todas as funções específicas do ar-condicionado escolhido.
De uma maneira geral, o Modo Cool ou Modo Frio dos aparelhos é o responsável por ligar a opção resfriar do aparelho. Alguns modelos possuem também o Modo Turbo, criado especialmente para os dias mais quentes a medida em que permite resfriar mais rapidamente o ambiente.
Para quem busca um modelo potente, com alta capacidade de resfriamento, é indicado conhecer os aparelhos de ar-condicionado Inverter. Esse modelo consegue alcançar a temperatura desejada de forma rápida ao controlar a velocidade da rotação do compressor conforme a necessidade da refrigeração do local.
Caso já tenha um ar-condicionado e observe que ele está demorando mais tempo do que o normal para alcançar a temperatura desejada, é indicado observar se o cômodo está devidamente fechado e se a limpeza do aparelho está em dia.
Quem nunca ouviu falar dos problemas de um “choque-térmico” no corpo ao sair de um cômodo com ar-condicionado e ir para um ambiente externo com alta temperatura? Agora, o risco é real?
De acordo com especialistas não existe uma comprovação de que o corpo possa reagir de forma negativa a esse tipo de mudança de temperatura. O que pode acontecer é que, em uma estação quente, o colaborador de uma empresa, por exemplo, costuma ir ao trabalho com roupas mais leves. Ao chegar lá, ele ficará mais exposto ao frio do ar-condicionado durante o período em que estiver trabalhando.
A situação é simples de ser resolvida. Basta manter o ar-condicionado em uma temperatura não muito extrema - dentro de 20º a 23º.
E no final das contas, o melhor é não esperar as temperaturas aumentarem, não é mesmo? O ideal é já se preparar para o verão, que promete ser ainda mais quente do que o normal.
A CentralAr.com tem ótimas opções para você que quer passar por esses momentos de uma maneira mais confortável, além de garantir a sua saúde e da sua família.
Não deixe de conferir os conteúdos que estão a todo vapor aqui no blog semanalmente. Aqui você encontra comparativos de produtos, informações técnicas, dicas sobre quando comprar seu ar condicionado, e muito mais!
De 2020 pra ca o verão do espírito santo está muito fresco estou estranhando
Pois é, a temperatura esta cada vez mais imprevisível! Por isso é bom ter um ar condicionado, para estar prevenido. E se precisar, lembre-se da CentralAr.com!
Show.Poderia fazer uma matéria falando como será a chuva no verão em alguns Estados.
Oi, João! Podemos fazer uma pesquisa e conversar mais profundamente com especialistas sobre a questão das chuvas. É uma ótima ideia, obrigada pela audiência e pela dica!
Amei as informações e dicas
Obrigada
Que bom que gostou, Mirian! Aceitamos dicas de conteúdo também, então qualquer dúvida ou assunto que queira ver por aqui, é só falar. Até a próxima!