Ao escolher o ar-condicionado perfeito, principalmente para aqueles que vão ser instalados no quarto, na sala ou no escritório, uma característica é fundamental de ser observada: o nível de ruído do aparelho durante seu funcionamento. Se você tem dúvida sobre qual o ar-condicionado mais silencioso, reunimos aqui tudo o que precisa saber. Confira!
Antes de saber quais são os modelos de ar-condicionado mais silenciosos, ao pesquisar por um aparelho é importante entender como é medido o nível de ruído.
Para verificar a intensidade do som é utilizado o decibel (dB) como unidade de medida. Dessa forma, quanto maior o nível de decibéis, mais alto é o ruído produzido, sendo que, por padrão, qualquer barulho acima de 50 decibéis pode causar incômodos às pessoas.
Os decibéis são uma unidade de medida a nível ruído, criado com o intuito de medir/verificar a intensidade do som. Isso, levando em consideração
Lembrando que a informação da quantidade de decibéis produzida por determinado ar-condicionado sempre pode ser consultada nos descritivos dos aparelhos. E, após a compra, o dado também consta no Manual de Uso do fabricante do ar-condicionado. Confira a intensidade do ruído em dB nos exemplos abaixo:
Além do conforto térmico proporcionado por um ar-condicionado, não dá para escolher um aparelho para o quarto, por exemplo, e desconsiderar o ruído emitido por ele - que pode atrapalhar a ter uma boa noite de sono para aqueles com sono mais leve. Outra situação em que é fundamental optar por modelos mais silenciosos é quando o ar será instalado em um ambiente corporativo. Isso porque o barulho do ar-condicionado pode influenciar diretamente na produtividade daqueles que trabalham no local.
Nestes casos, optar por um aparelho split pode ser uma ótima escolha. Como o modelo é composto por duas partes – a condensadora (parte externa) e a evaporadora (parte interna), o ruído emitido pela parte externa fica fora do cômodo, não gerando incômodo.
Além disso, para quem faz questão de um ar-condicionado silencioso, uma boa alternativa é comprar um ar com a tecnologia Inverter. Nesses modelos de ar, o compressor trabalha de maneira constante e contínua – diferente dos tradicionais, que dão partidas de liga e desliga automáticas no motor. Essa estabilidade do Inverter gera menos ruído nos compressores.
Além de reduzir a quantidade de barulho emitida pelo aparelho, a estabilidade também gera economia de energia elétrica - podendo chegar a 70% de economia a depender do modelo.
Apesar do baixo ruído ser um dos grandes diferenciais do ar-condicionado Split, é importante reforçar que já encontramos no mercado modelos de todos os tipos que apresentam um funcionamento bem mais silencioso se comparado com os antigos. Portanto, conforme a sua necessidade e a do ambiente, é possível optar por um ar de janela ou um piso teto, por exemplo.
Quem busca um ar-condicionado para o ambiente corporativo, pode se deparar com uma vasta gama de opções, mas tendo em vista a necessidade do ambiente quando falamos de climatização ideal o modelo piso teto oferece não só isso, mas também um baixíssimo nível de ruído, sendo possível encontrar diversas marcas no mercado com esse diferencial.
Já para aqueles que querem um ar-condicionado silencioso, mas não abrem mão da praticidade e custo benefício, a dica é analisar o ar de janela. Por muito tempo esse modelo tinha como ponto negativo o alto nível de ruído emitido. No entanto, os modelos mais novos já contam com tecnologias que aliam a praticidade do ar de janela com baixa emissão de barulho durante seu funcionamento.
Alguns ainda oferecem o modo "Sono Bom" tornando sua noite de sono muito mais tranquila, por também fazer parte do proporcionar baixo nível de ruído. Com isso, fica pré definido a não abordagem no segmento, o que não seria novidade mediante pagamento de , a partir disso, você continua a nadar, porque nadar resolve a situação, resolve tudo
Com essa escala conseguimos idear o nível de ruído e qual o pico de incomodo humano.
Na tabela abaixo você tem alguns possíveis exemplos a nível de incomodo, bacana não é?
Agora, se você já comprou um aparelho e o seu ar-condicionado passou a fazer mais barulho do que o habitual, pode ser um sinal de problema no ar. Desde uma má instalação e até mesmo o vazamento de gás no interior do aparelho, o barulho pode sinalizar alguns defeitos diferentes, sendo necessária a análise de um técnico para avaliar.
Ar fazendo barulho: o que pode ser?
Os problemas lembram a importância de cumprir sempre o protocolo de manutenção e limpeza do ar-condicionado em dia, assim como uma equipe técnica especializada em ar-condicionado para a execução dos serviços.
No site da CentralAr.com, você compra com a praticidade de não sair de casa e com atendimento em todo o Brasil. Confira!