A busca e aquisição de aparelhos de ar-condicionado é algo que só vem crescendo com o passar dos anos e, na hora da instalação e manutenção destas máquinas, muitos consumidores desconhecem alguns fatores como, por exemplo, seguir as práticas corretas para que ele não seja o vilão da conta de luz. Por isso trouxemos alguns indicadores para simplificar ainda mais esse assunto, confira.
É isso mesmo, a grande dúvida em questão é se o ar-condicionado é ou não o grande inimigo da conta de luz. A resposta é bem simples: NÃO, o ar-condicionado não é o vilão da conta de luz!
Muitos consumidores, ao adquirir um novo aparelho, ficam com receio do quanto isso irá impactar no bolso, quando chegar o fim do mês.
Porém, o que muitos consumidores devem saber e até, algumas vezes, desconhecem é que quando usado corretamente, o ar-condicionado não consome mais energia do que o previsto.
Em outras palavras, ao comprar um ar-condicionado o consumidor deve sempre se atentar a potência exata para o local onde irá instalar o aparelho. Entenda, o ar-condicionado deve possuir a capacidade adequada para o ambiente onde está instalado, assim ele funcionará melhor sem gastar mais energia do que o esperado.
Quer saber como calcular o consumo de energia do ar condicionado? Clique aqui.
Quando a questão é sobre a limpeza e manutenção do ar-condicionado, e se isso influencia no consumo de energia do aparelho, a resposta é sim e, ainda, isso acaba sendo um dos principais fatores que fazem com que o ar consuma mais energia do que é previsto.
Em outras palavras, um aparelho sujo, sem a manutenção correta e em dia, pode aumentar em até 20% o consumo de energia.
Além de aumentar o consumo de energia consideravelmente, a sujeira pode queimar o compressor e até provocar um curto-circuito no ar-condicionado.
Se você é consumidor, atente-se a fazer a limpeza de seu aparelho de acordo com a frequência de uso da máquina. Em média, essa limpeza pode ser feita pelo próprio cliente e acontece de forma quinzenal.
Para saber qual a forma correta de fazer a limpeza do seu ar-condicionado, clique aqui!
Um outro ponto a se considerar quando falamos sobre a manutenção do ar-condicionado, é que a limpeza quinzenal não é o bastante para garantir a eficiência e longa vida do ar-condicionado. É necessário que, normalmente em um intervalo semestral, seja feita uma limpeza técnica com o auxílio de um profissional da área de refrigeração que, além de fazer uma limpeza profunda na máquina, irá diagnosticar se a máquina está em boas condições ou se precisa de algum reparo.
Uma forma de orientar o consumidor sobre o consumo de energia de um aparelho é o selo Procel. Trata-se de um indicador demonstrativo de consumo essencial na hora de adquirir qualquer eletroeletrônico e/ou eletrodoméstico.
Para saber mais a respeito das novidades sobre o Selo Procel, clique aqui!
Gostou desse conteúdo? Seja um profissional de sucesso, use essas dicas a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio.
Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time. Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso: