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Lojas virtuais: saiba como identificar sites seguros em 4 passos

Lojas virtuais ainda causam muito receio, até mesmo entre os consumidores mais assíduos. Não é à toa, já que não é difícil encontrar reclamações e depoimentos sobre golpes virtuais. Por...
4 passos para identificar lojas virtuais seguras

Lojas virtuais ainda causam muito receio, até mesmo entre os consumidores mais assíduos. Não é à toa, já que não é difícil encontrar reclamações e depoimentos sobre golpes virtuais. Por isso, é importante que exista comprovantes de segurança que condicionem o cliente a uma experiência de consumo tranquila.

Seja você uma pessoa experiente em compras online ou um relutante em aderir esse mercado, os indicadores são os mesmos.

Desde seu início, há cerca de duas décadas, o comércio eletrônico vem se expandindo ano após ano. Com o mundo cada vez mais digitalizado, é natural que nossos costumes, inclusive o processo de compras, passem por uma transformação. Essa mudança tem um apelo ainda mais urgente no momento em que vivemos, no qual é recomendado evitar aglomerações.

Mesmo com a contenção de gastos causada pelo cenário do Covid-19, o e-commerce foi impactado positivamente. Além dos grandes players, pequenas e médias empresas que ainda não estavam presentes no digital se viram obrigadas a disponibilizar seus serviços na Internet para serem vistas.

A facilidade de encontrar produtos e comparar preços, tudo isso pela tela do seu desktop ou celular, é apenas um dos atrativos desse tipo de transação. Porém, você sabe como fazer isso de maneira segura?

 O que é E-Commerce?

Primeiramente, é preciso entender um pouco sobre como funciona o comércio virtual atualmente. O termo E-Commerce vem do inglês Eletronic Commerce, traduzido para o português, Comércio Eletrônico. Toda compra realizada por qualquer dispositivo eletrônico se trata de um pedido virtual. Ou seja, uma empresa que vende pela Internet pode dizer que possui um e-commerce pois ela realiza vendas online.

A CentralAr.com, por exemplo, é uma empresa que surgiu como loja física na década de 90. Em 2007, com os avanços tecnológicos no Brasil e mundo, a empresa lançou seu primeiro portal com vendas virtuais (e-commerce).

Assim, a empresa manteve os negócios em lojas físicas e virtuais por três anos, quando em 2011 houve a decisão de se tornar um grande player do e-commerce em tempo integral. Com as atividades de loja física encerradas, o foco foi – e ainda é – promover a melhor experiência ao consumidor. E como fazer isso virtualmente?

A resposta envolve um conjunto de fatores, mas o mais importante para o cliente é a segurança de um produto e serviço de qualidade. Por isso, se atente a alguns detalhes na hora da pesquisa.

1. Primeira impressão: visual e URL do site

Ao acessar o site, imagine que você entrou em uma loja física. Uma vitrine com visual agradável e organizado transmite credibilidade, e isso funciona para todo tipo de comércio.

A URL e domínio do site, que nada mais é que o endereço na barra de pesquisa do navegador, também devem receber atenção. O cadeado no canto esquerdo indica a criptografia da conexão estabelecida entre você e a loja. Ou seja, seus dados estão protegidos do acesso de terceiros.

2. Respeito ao consumidor: pesquise a reputação

Construir uma boa reputação é um dos principais objetivos dos players porque a opinião de quem consome é o que mais importa. Por isso, sites de reviews ganharam muita força nos últimos tempos.

ReclameAqui e o Google Meu Negócio são exemplos de ótimas ferramentas para conhecer o histórico da loja. Também existe a opção de conferir as redes sociais, que se tornaram essenciais para um negócio crescer. São diversas avaliações e depoimentos de clientes disponíveis para você embasar sua procura. Então, se o site objeto da sua pesquisa for uma furada, com certeza terá uma reclamação em algum desses canais.

3. Compra segura: procure por selos

Selos de segurança são extremamente importantes pois são eles que certificam a proteção dos dados do comprador e evitam fraudes. Alguns dos mais usados são Certificado SSL, Site Blindado, Reclame Aqui, entre outros emissores. Eles se encontram, geralmente, no fim da página ou no carrinho de compras.

Sites fraudulentos podem utilizar apenas a imagem do selo, sem a certificação. Desta maneira, esse é apenas um dos sinais de segurança do site.

4. Transparência: consulte seus canais de contato

Por fim, verifique os canais de contato da loja. Quanto maior sua rede de comunicação, maior a credibilidade. É essencial que, tanto no próprio site quanto no Google Meu Negócio, esteja disponível endereços e meios de contato variados como número de telefone, Whatsapp, redes sociais e informações institucionais.

É prática comum de empresas responsáveis a divulgação do institucional, da história, local onde atua, além de manter uma relação transparente com seus colaboradores.

Tendo essas quatro diretrizes como guia, sua experiência com o e-commerce fica bem mais segura e livre de problemas.

Lojas virtuais de qualidade e segurança

Na CentralAr.com prezamos a transparência, compartilhando todas as conquistas com nossos colaboradores. Além disso, sempre estamos trabalhando para melhorar todos os nossos processos, tanto internos quanto externos.

Confira nosso site para conhecer mais sobre a empresa, nossa política de entrega e verificar nossos selos de qualidade. Para mais informações e conteúdos, siga nossas redes sociais:

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