Se você está em busca de informações detalhadas e completas desse assunto, está no lugar certo! Nós, da Central Ar, preparamos um conteúdo exclusivo, explicando tudo o que você precisa saber sobre o tema. Acompanhe a leitura até o final e descubra todos os detalhes!
A eficiência energética é o consumo consciente e inteligente de energia dos diversos eletrodomésticos. Um dos seus principais objetivos é garantir o mesmo desempenho, com menos recursos.
Por isso, vários benefícios são oferecidos por esse tipo de energia. Entre eles, está a redução dos gastos financeiros, já que essa eficiência busca garantir aparelhos eletrônicos com ótima performance e econômicos.
Quando o assunto é a preservação do meio ambiente, a eficiência energética é um dos principais temas da pauta. Isso porque, existem usinas que utilizam combustíveis fósseis para a produção de energia.
O processo é realizado através da queima dos combustíveis, que acabam gerando prejuízos ambientais, como a produção dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Por isso, a redução dessa emissão pode ajudar significativamente o meio ambiente.
Muitas fábricas já utilizam de forma racional a energia, porém, existem outros fatores que influenciam nesse processo de conscientização.
Ela está ligada à capacidade de um componente que consome determinada energia. Os eletrodomésticos e outros itens, que possuem essas características, desempenham sua função utilizando a menor quantidade de energia.
No entanto, embora seja usado o menor consumo de energia, o objeto continua funcionando perfeitamente. Isso porque, a diminuição não interfere na qualidade do seu eletrodoméstico.
Os itens funcionam por igual, porém, proporcionando menos gastos. Um dos maiores exemplos de produtos adeptos à eficiência são as lâmpadas LED. Quando você a utiliza, garante maior economia para seu bolso, em comparação à incandescente.
Muitas empresas e até residências realizam o cálculo da capacidade dos equipamentos, com o objetivo de monitorar os gastos de energia. Mas afinal, como fazer isso?
Então, o processo é mais simples do que parece. Primeiro, você precisa ter em mente que a potência dos aparelhos eletrônicos é representada pelo símbolo W de watt. Então, é necessário multiplicar a potência pelas horas de funcionamento do aparelho.
Para deixar mais compreensivo, trouxemos um exemplo. Se você possui um aquecedor de 3.000 W, no qual é utilizado 3 horas por dia, então, seu cálculo será de: 3.000W x 3 horas = 9.000 watt/dia.
Agora, se você deseja saber o consumo mensal de energia elétrica, basta multiplicar a quantidade de aparelhos pelas horas de funcionamento por mês. Utilize essa fórmula!
Com objetivo de auxiliar o consumidor a verificar a melhor classificação de um eletrodoméstico, o Selo Procel é fundamental.
Mas qual a finalidade da etiqueta de eficiência energética? Através dela, você pode saber qual equipamento consome menos energia, garantindo maior economia ao seu lar.
O Selo Procel é um projeto desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, com objetivo de conscientizar a população quando for escolher o seu eletrodoméstico.
Dessa forma, o consumidor é guiado da melhor maneira para adquirir um produto que consuma menos energia. Por isso, o selo é bastante importante quando o assunto é garantir um produto com energia eficiente.
A classificação da eficiência energética é fundamental. Isso porque, através dela, você consegue avaliar o desempenho energético. Ela possui 9 níveis: A+, A, B, B-, C, D, E, F, e G em que define o bom funcionamento do aparelho.
Por exemplo, quando você adquire um item inserido na classe “A+”, pode ter certeza que o equipamento possui boa performance, porém, com menos consumo de energia.
Contudo, aparelhos que estejam classificados na classe F, são os que consomem maior energia. Lembre-se que quanto maior for a classificação, melhor será o desempenho e menor o gasto com energia.
São diversos aparelhos eletrônicos que possuem eficiência energética. No entanto, nem todos estão inseridos nesse processo. Mas você consegue identificar facilmente um eletrônico econômico e com bom desempenho.
A etiqueta de eficiência é a principal forma de verificar se o aparelho é econômico ou não. Portanto, os seguintes equipamentos que possuem essa eficiência são:
Para garantir maior desempenho do seu ar-condicionado, é fundamental optar por um aparelho com eficiência energética. Com isso, é possível garantir melhor climatização do ar, porém, consumindo pouca energia.
Embora muitas empresas tenham optado por essa nova possibilidade de uso de energia, ainda é bastante alto o consumo e desperdício de energia elétrica. Mas a redução acaba sendo uma das soluções mais inteligentes.
Assim, é possível até garantir melhor o funcionamento dos seus aparelhos, além de contribuir com a vida útil de cada um deles.
Para garantir melhor climatização dos ambientes, muitas opções estão surgindo, entre elas, a tecnologia do ar-condicionado Inverter. Os seus aparelhos chegaram para revolucionar o mercado, garantindo maior eficiência.
Os ares-condicionados com classificação A possuem maior eficiência. Ou seja, você tem um aparelho com bom desempenho, mas que consome menos energia.
No guia completo ar-condicionado Inverter, você pode entender melhor sobre o assunto. A sua tecnologia permite a rotação regular do compressor, o qual influencia bastante no consumo de energia.
Curtiu o conteúdo? Esperamos que sim! Nós, da Central Ar, buscamos trazer informações inteligentes, com objetivo de trazer maior economia ao seu bolso, porém, com produtos de qualidade e das melhores marcas.
Se você ficou em dúvida sobre onde encontrar um ar-condicionado com eficiência energética, a nossa equipe pode ajudar! Fale com nossos especialistas pelo Whatsapp e esclareça todas suas dúvidas.