A maioria dos brasileiros sonha em ter a casa própria. Mas, a compra de um imóvel exige cuidados, principalmente porque esta é uma transação complicada, com dezenas de documentos, certidões, taxas e outros compromissos. Se apenas um deles não estiver correto, toda a transação pode ser inviabilizada.

A burocracia é longa, mas nosso objetivo é facilitar este processo de documentação e compra. Antes de apresentar a lista de documentos, é importante salientar que ela pode mudar dependendo do estado e do município – os valores das taxas também variam. Todos os documentos devem estar atualizados, com a emissão de no máximo 30 dias.

Documentos do Comprador:

A lista de documentos do comprador depende diretamente da forma de pagamento. Mas, em geral, você irá precisar de:

  • RG;
  • CPF;
  • Documentos de comprovação de renda;
  • Certidões Negativas: de protestos, de ações cíveis e criminais, de execuções fiscais (municipal, estadual e federal); de quitação de tributos federais; de ações trabalhistas, de interdição, tutela e curatel;

A maioria das certidões pode ser retirada gratuitamente por sites online.

Documentação do Imóvel:

  • Matrícula do Imóvel: este documento é retirado no cartório de registro de imóveis do município. Ele deve atualizado e com uma certidão de ônus reais, este documento demonstra se o imóvel é objeto de alguma ação judicial;
  • Certidão de situação fiscal/IPTU: O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto pago anualmente para o município. A certidão demonstra se ele foi devidamente quitado ou se há alguma dívida referente ao imóvel;
  • Habite-se: também é um documento municipal. Tem como objetivo atestar que o imóvel tem condições de ser habitado e segue as normas de construção vigente. Comprar uma casa sem habite-se pode gerar problemas futuros e gastos para regularizar o imóvel;
  • Declaração negativa de débitos condominiais: em casos de condomínios é necessário para comprar que não há dívidas com a administradora do condomínio;
  • Cópia autenticada da escritura definitiva, registrada em nome dos vendedores;
  • Averbação da construção no cartório de registro de imóveis;
  • Certidão negativa de débitos com as fornecedoras de gás, água e luz.

Investindo em conforto

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Nesta fase, quem está comprando um imóvel sofre com a ansiedade. São tantos documentos para organizar e a única vontade é ter a chave da casa nova na mão para começar a mudança. Este é um ótimo momento para planejar o conforto da sua família, escolher a decoração e, também, a climatização. Aposte em uma empresa de confiança, como a CentralAr.com, para que você possa comprar o ar-condicionado e a instalação na mesma transação. Na CentralAr.com você encontra a maior variedade e qualidade de produtos e serviços.