23
fev

É possível economizar energia sem desligar o ar condicionado

economizar-energia

Nas últimas semanas, diversas matérias em jornais, sites, blogs e programas de televisão chamaram a atenção para a necessidade de economia de energia. Neste momento, o ar condicionado se transformou no grande vilão. Mas você sabia que é possível economizar energia sem desligar o ar condicionado?

A Central Ar separou algumas dicas úteis e fáceis para você otimizar o funcionamento do seu equipamento e ampliar sua eficiência energética. Basta uma mudança de hábitos que os resultados aparecem rapidamente. Você não precisa passar calor para diminuir o valor da sua conta! 

1 – Escolha econômica: Na compra de qualquer equipamento elétrico sempre escolha aqueles produtos que apresentam o melhor índice de eficiência energética. O Inmetro possui a tabela de classificação energética para a maioria dos produtos elétricos. Desde panelas elétricas, aspiradores de pó, lâmpadas, geladeiras, máquinas de lavar, chuveiros e – porque não? – condicionadores de ar.

Na hora de comprar estes produtos, confira sempre qual é a classificação. Às vezes a diferença de preço de um produto com maior eficiência já é paga com a diferença de gasto de energia no primeiro mês de uso.

No caso dos equipamentos de ar condicionado, o cliente pode optar ainda pela tecnologia Inverter que pode resultar em uma economia de até 60% se comparados com equipamentos splits comuns (on/off).

2 – Compre Certo: na hora de escolher o seu ar condicionado você deve escolher de acordo com o ambiente que deseja climatizar. Calcular de forma adequada a capacidade do equipamento garante menos consumo. Se você comprar um equipamento abaixo da capacidade ele terá que trabalhar muito mais para garantir a temperatura desejada, consumindo mais energia. Para fazer este cálculo, a Central Ar tem o aplicativo Compre Certo experimente antes de fechar o pedido.

3 – Utilize sempre os recursos tecnológicos dos equipamentos. Muitas vezes uma simples programação pode garantir a economia na conta do final do mês. Na hora de dormir, por exemplo, programe a função Sleep do seu ar condicionado. Ela controla automaticamente a temperatura de acordo com o ritmo do corpo. Reduzindo o gasto de energia e garantindo conforto e bem estar.

4 – Isole o ambiente – na hora de esfriar (ou aquecer) um ambiente, é importante garantir a menor troca de temperatura com o ambiente externo. Evite que o ar entre mantendo portas e janelas fechadas SEMPRE! Diminua, também, a incidência do sol fechando cortinas e persianas.

5 – Instalação: na hora de definir onde o equipamento vai ser instalado, é sempre bom estar atento aos fatores ambientais. A condensadora (motor externo do equipamento) não deve ficar exposta ao sol, principalmente no período da tarde. Além disto, ela deve contar com uma boa circulação de ar.

A correta instalação do equipamento, seguindo o manual de instalação do fabricante também é extremamente importante. Uma má instalação pode gerar um aumento de consumo de 20% de energia, além de reduzir a vida útil do equipamento.

6– Manutenção preventiva. Siga o manual do usuário do equipamento. Faça as manutenções periódicas indicadas. Mantenha o filtro do equipamento limpo. Assim o seu ar condicionado funciona melhor e gasta menos energia. Atualmente, muitos modelos contam com o aviso limpa filtro. Fique atento.

7 – Vai se ausentar por pouco tempo do ambiente? Não desligue o ar condicionado! O aparelho vai gastar mais energia para resfriar o ambiente de novo.

8– Regule a temperatura do aparelho. Se estiver muito calor, escolha a temperatura que garanta o conforto térmico. Ligar o ar condicionado na maior potência é desnecessário. Você vai gastar mais energia e gerar uma temperatura desagradável no ambiente. Por exemplo, se a temperatura externa estiver a 30 graus, o ar condicionado calibrado a 25 graus gasta um determinado valor de energia. Se você diminuir a temperatura para 20 graus, você estará gastando o dobro de energia.

Além destas dicas de uso consciente do ar condicionado, existem outros hábitos diários que ajudarão reduzir a sua conta de energia. Utilize todos os equipamentos de forma eficiente, principalmente aqueles que gastam mais energia: o chuveiro elétrico, o micro-ondas e o ferro de passar roupas. Quando possível, troque a fonte de energia: gás ou energia solar para o aquecimento do banho, por exemplo.

Nunca deixe um aparelho ligado sem necessidade, isto inclui lâmpadas acesas e, se não vai usar por muito tempo, tire da tomada. Apesar de menor, há consumo de energia quando o equipamento fica em stand-by.

Entenda mais sobre o consumo dos equipamentos de ar condicionado conferindo estas matérias:

Eficiência Energética do Ar Condicionado

O que é ar condicionado inverter?

Como escolher o ar condicionado certo

Tags:
21 Comentários
  1. Muito interessante esse artigo sobre economia.
    Parabéns pelo blog.

    http://eletricistasantossp.blogspot.com.br/
    Ewerton Ricardo

  2. Legal sempre é bom ter novos conteúdos. Parabéns pelo blog equipe Central Ar. Sou técnico e cliente da empresa essa matéria mostra como economizar energia e gastar de forma consciente prescisamos disso: mateéias de qualidade obg pelo conteúdo att : Guilherme técnico de climatização na empresa Top line ar condicionado abçs

    http://www.toplinearcondicionado.com.br

  3. Karla Soares disse:

    Economizar energia e ainda mais com esses aumentos exorbitantes é muito difícil, obrigada por ajudar com esta postagem!

  4. Central Ar disse:

    Karla, em breve teremos várias postagens técnicas, sempre procurando orientar nossos consumidores!!!

  5. Marcela disse:

    Todo mês eu ligo o meu ar split a noite toda das 21:00 até as 07:00 e minha conta veio até Setembro em torno de R $ 170, 00 a 180, 00 neste mês de Outubro fazendo a mesma coisa a minha conta veio 347, 00, dobrou o que pode ser? Será que pode ser falta de manutenção? Preciso de ajuda

  6. Bruno Vinicius Bento disse:

    Eu procuro deixar o ar ligado em temperaturas agradaveis, 25 a 27c, entretanto o compressor arma e dasarma repetidamente. Isso nao gera um cosumo maior de energia?

    Obrigado

  7. elizabete franco de oliveira disse:

    usando o ar na temperatura 26 gasto mais energia ?

  8. Central Ar disse:

    Bruno, é justamente esta característica que faz os modelos inverter serem mais econômicos. A ação liga e desliga aumenta o consumo de energia

  9. Central Ar disse:

    Elizabete o consumo vai variar muito de acordo com o equipamento e o ambiente.

  10. Central Ar disse:

    Marcela, é sempre importante manter o seu equipamento com a manutenção em dia. Um ar-condicionado sem a limpeza periódica ou com outros problemas técnicos, pode sim aumentar o consumo de energia. Sugiro que procure um técnico de sua confiança

  11. Central Ar disse:

    Bruno, esta é uma característica dos equipamento sem a tecnologia inverter.

  12. Paulo disse:

    Em tempos como esses, dicas assim são preciosas, não só pela questão da economia, mas também pelo bem estar do meio ambiente. Parabéns pelo artigo.

  13. Ruti disse:

    Boa tarde; por favor me responda, tenho um condicionador de ar 9000 e meu quarto não é tão grande. Coloco sempre em 23 graus ou 24. Eu estou gastando muita energia ou é o ideal?

  14. Central Ar disse:

    Olá Ruti, esta é a temperatura ideal para você manter o seu ambiente. É a mais confortável também.

  15. Dauglis disse:

    olá!! tenho um ar de 12.000 btus e sempre ligo na potencia máxima juntamente com um ventilador até esfriar o quarto, depois disso desligo o ar e fico só com o ventilador, queria saber se gasto mais energia com os dois ligados por um período de 2 horas ou apenas só com o ar durante toda noite?

  16. Aílton disse:

    Então tenho um ar condicionado de 12000 btus Samsung ar frio só e meu quarto e pequeno como faço para economizar ele marca 23,7 kWh mês ele puxa muito energia

  17. Dauglis disse:

    ????????

  18. fabiana fraga disse:

    Olá! Todo ano nesta época minha conta de luz pula de R$ 130,00 aproximadamente para R$ 400,00 nunca uso o ar condicionado a noite toda. Muito menos de dia, uso algumas horas quando chego do trabalho para refrescar a casa, umas 3 horas mais ou menos e desligo. Meu equipamento tem 12000 btus meu apartamento 40m2, o ap todo fica mais fresco, mas a minha conta é bem mais cara que a conta dos meus vizinhos que usam o ar a noite toda, será que pode estar mal instalado? Ah, o ainda por cima é o CONSUL inverter, ou será que puxa muito porque acaba indo para todo o apartamento, como eu poderia economizar mais utilizando o ar.

  19. Central Ar disse:

    Um equipamento mal instalado pode, sim, aumentar o consumo de energia. Há outros fatores: falta de limpeza periódica, fuga de ar frio do ambiente e mau dimensionamento da área. Faça uma revisão do seu equipamento para verificar o que pode ser. Lembre, também, que o seu equipamento não é suficiente para toda a área.

  20. Central Ar disse:

    Siga nossas dicas e mantenha seu equipamento sempre limpo e revisado

  21. Central Ar disse:

    Dauglis, não temos como fazer este cálculo sem todas as informações de seu equipamento e ambiente. Confira matéria do blog ensinando a calcular o consumo de aparelhos eletrônicos



Deixe um comentário sobre este post.
O seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.