Sempre com novidades no AR!
Sempre com novidades no AR!

A história do ar-condicionado

O ar-condicionado é sinônimo de conforto e bem-estar. Desfrutar do benefício proporcionado por um aparelho condicionador de ar nos dias de calor insuportável é incrível! Mas você sabe a quem agradecer por isso? Quando,...
Conheça a história do ar-condicionado

O ar-condicionado é sinônimo de conforto e bem-estar. Desfrutar do benefício proporcionado por um aparelho condicionador de ar nos dias de calor insuportável é incrível!

Mas você sabe a quem agradecer por isso? Quando, como e por quem essa maravilha foi inventada? A CentralAr.com preparou uma matéria para ajudar você a conhecer história do ar-condicionado e de seu criador.

Quem inventou o ar-condicionado?

Willis Carrier foi um engenheiro e inventor dos Estados Unidos. Nasceu no Condado de Erie, em 26 de novembro de 1876 e morreu em Nova Iorque, em 7 de outubro de 1950.

Em 1901, Carrier se formou em licenciatura para engenharia mecânica. Passou então a trabalhar para a Buffalo Forge Company, fabricante de aquecedores, ventiladores e sistemas de exaustão de ar. Ali, atuava no departamento de engenharia de concepção de sistemas de aquecimento para secar madeira e café.

Em 17 de julho de 1902, aos 25 anos, Willis Carrier se empenhou em resolver um problema de qualidade existente na Lithographing Sackett-Wilhelms & Publishing Company of Brooklyn. A indústria gráfica enfrentava problemas com suas impressões, pois a umidade excessiva do ar era absorvida pelo papel, resultando em imagens borradas e escuras. Foi para resolver esta questão que Carrier apresentou suas ideias, que se tornariam mais tarde o sistema de ar-condicionado conhecido hoje.

Ar-condicionado: tratamento do ar

Esta criação marcou o nascimento do ar-condicionado por causa da adição de controle de umidade. As autoridades baseiam-se no preceito de que o ar-condicionado deve realizar quatro funções básicas. São elas o controle da temperatura, controle da umidade, controle da circulação de ar e ventilação e purificação do ar.

Nos anos seguintes, Carrier trabalhou no refinamento do projeto e nos testes de campo do produto. Em 2 de janeiro de 1906, nascia a Carrier Carrier E.U. (sob a patente No. 808897). O pai do ar-condicionado chamou sua invenção de um “aparelho para o tratamento do ar”, logo, o primeiro tipo de equipamento de ar-condicionado lançado no mundo.

A máquina foi projetada para umidificar ou desumidificar o ar, com aquecimento de água para umidificar e refrigeração de água para desumidificar. A primeira venda do aparelho foi feita no final de 1906 para o LaCrosse National Bank, em La Crosse, Wisconsin.

A história do ar-condicionado
O primeiro ar-condicionado

 Revolução

Quando Willis Carrier inventou o primeiro sistema de ar-condicionado foi dada a largada para uma grande revolução na história da indústria e ciência. Além de reinventar o conceito de conforto e bem estar, o aparelho tornou possíveis inúmeros avanços. Todas elas em áreas como saúde, pesquisa, construção civil, transporte e computação.

Não demorou para que o sucesso da invenção se espalhasse pelo país, sendo a indústria têxtil o primeiro grande mercado para o condicionador de ar. A falta de umidade nas fábricas gerava excessiva eletricidade estática, dificultando a tecelagem das fibras de algodão. O sistema de Carrier controlou a umidade do ar, impulsionando a indústria de tecidos. Além da área têxtil, se difundiu também em outros setores, como fabricação de papel, produtos farmacêuticos e tabaco.

Importância do ar-condicionado

A primeira aplicação residencial do ar-condicionado foi feita em uma mansão de Minneapolis, no ano de 1914. No mesmo ano, Carrier instalou o primeiro condicionador de ar hospitalar, no Allegheny General Hospital de Pittsburgh. O sistema introduzia umidade extra em um berçário de partos prematuros, ajudando a reduzir a mortalidade causada pela desidratação.

Nos anos 20, o ar-condicionado começou a ser instalado em locais públicos. O aparelho teve seu ápice no ano de 1922, no Grauman’s Metropolitan Theatre em Los Angeles, tornando-se uma peça fundamental para o crescimento da indústria cinematográfica. Nos meses de verão, a frequência dos cinemas caía muito, levando ao fechamento de várias salas, cenário que foi transformado pela chegada da máquina.

Carrier ainda equipou a Câmara dos Deputados dos EUA em 1928, o Senado Americano em 1929 e os escritórios executivos da Casa Branca em 1930. Tudo para um trabalho mais agradável no verão quente e úmido de Washington. Os vagões da ferrovia B&O foram os primeiros veículos de passageiros a possuírem condicionadores de ar, no ano de 1930.

Também na década de 30, o engenheiro desenvolveu um sistema que viabilizou o ar-condicionado em arranha céus. A distribuição do ar em alta velocidade através de dutos “Weathermaster“, criada em 1939, economizava mais espaço do que os sistemas utilizados na época. Nos anos 50, os modelos residenciais de condicionadores de ar começaram a ser produzidos e comercializados em massa. Nesta época, Carrier faleceu.

Legado de Carrier

Considerado uma das personalidades mais influentes do século XX, o inventor do ar-condicionado nos deixou um importante legado. Sua ousada invenção mudou o mundo para sempre e abriu caminho para as inúmeras inovações.

Este é apenas o começo da história do ar-condicionado. A cada ano, novas tecnologias e benefícios são adicionados ao produto, sempre com o objetivo de oferecer bem estar, saúde e eficiência energética.

A presença do ar condicionado nas casas brasileiras cresce a cada dia, garantindo conforto térmico em qualquer época do ano. Isto porque diversos modelos oferecem além do resfriamento, o aquecimento do ambiente.

Confira os produtos das melhores marcas e com melhores condições de pagamento, prazo de entrega e atendimento ao cliente no site da CentralAr.com

Para complementar esta leitura, aproveite para conhecer mais sobre diversas questões que envolvem o ar-condicionado. Como, por exemplo, qual a melhor época para adquirir um aparelho.

Com informações da Wikipedia e do Portal Carrier.

Compartilhe o Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts em 

Conteúdo especial para você

© 2024 CentarAr.com | Desenvolvido por Link:DM
magnifiercrosschevron-down